9 DICAS DE VINHOS PARA HARMONIZAR NAS FESTAS DE FINAL DE ANO


Não importa se é tinto ou branco, poucas bebidas combinam tanto com os festejos de final de ano como um bom vinho. De diferentes cores, sabores, texturas e aromas, a escolha da opção ideal para cada momento das ceias de Natal e Ano Novo, tornam a ocasião ainda mais especial do lado dos familiares e amigos queridos.

Para este momento, a escolha da uva que melhor harmonize com cada prato, seja ele com peixes e frutos do amor, carne vermelha ou branca, também é uma boa dica na hora de escolher qual rótulo da bebida irá acompanhar. Pensando nos pratos que são mais comuns para as festas, a Santa Rita Estates separou algumas recomendações de vinhos para melhor harmonizar

Tinto

Os vinhos tintos são os tipos da bebida mais consumidos no Brasil. Entre suas principais uvas estão o Cabernet Sauvignon, o Carménère, Merlot, o Malbec, Pinot Noir e o Syrah.

Este é o tipo de vinho que mais acompanha pratos quentes, seja ele uma massa com molhos mais encorpados, com um Merlot ou com carnes vermelhas, que pedem vinhos mais intensos na boca, como o Merlot, Syrah, Malbec, Cabernet Sauvignon. Para as carnes brancas, mais delicadas e leves, a pedida ideal está para um vinho tinto mais leve, como o Pinot Noir.

Entre as sugestões estão:

Medalha Real Grand Reserva Cabernet Sauvignon, da vinícola chilena Santa Rita

Carmen Gran Reserva Frida Kahlo Carmenere, da vinícola chilena Carmen

Selección de Bodega Malbec,  da vinícola argentina Doña Paula

Branco

Indicado para servir gelado, o vinho branco acompanha opções leves e mais frescos como saladas, aperitivos e pratos de entrada, no começo das festasVinhos como o Sauvignon Blanc, por exemplo, é uma boa recomendação para acompanhar azeitonas temperadas e Chardonnay com queijos e até saladas.

Peixes por sua textura mais peculiar, com o Bacalhau ou grelhados como o Saint Peter e frutos do mar, com ostras, costumam ter o vinho branco como uma boa escolha para ocasião, harmonizando bem com Chardonnay. A bebida também tem boa combinação com outras carnes tradicionais para as datas como Chester e Peru.

Entre as sugestões estão:

Floresta Chardonnay, da vinícola chilena Santa Rita

Carmen Gran Reserva Sauvignon Blanc, da vinícola chilena Carmen

120 Reserva Especial Pinot Noir, da vinícola chilena Santa Rita 

Rosé

Considerado por muitos uma bebida meio termo entre os vinhos tinto e branco, é um tipo mais rosado e feito de uma uva tinta, como Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Merlot e Pinot Noir. 

Além de ser um vinho saboroso, é versátil e elegante. A bebida deve ser servida em temperatura média de 8 graus e pode ser harmonizada desde os pratos de entrada até os principais. Também acompanha bem aperitivos, pratos que levam frutos do mar e carnes brancas.

Entre as sugestões estão: 

Carmen Reserva Frida Kahlo Rosé, da vinícola chilena Carmen

Rosé Doña Paula Malbec, da vinícola argentina Doña Paula

Espumante

E por fim, temos os vinhos espumantes, que não podem faltar. Do Moscatel, ao Brut, a bebida é uma ótima opção com sobremesas, além do próprio brinde no momento da virada de ano

Entre as sugestões está: 

Carmen Gran Cuvée Frida Kahlo Brut, da vinícola chilena Carmen

Sobre

Vinícola Santa Rita

Fundada em 1880, no Chile, a Vinícola Santa Rita já foi premiada mais de 10 vezes como no ranking As Marcas de Vinho Mais Admiradas do Mundo, elaborado pela revista inglesa Drinks International, que classifica os 50 melhores produtores de vinho do mundo inteiro. Também por 10 vezes consecutivas, a marca levou o título de Winery of the Year, oferecido pela revista Wine & Spirits.

Vinícola Carmen

Carmen é a primeira vinícola do Chile e uma das vinícolas mais importantes da história da viticultura chilena. A vinícola é reconhecida por promover o desenvolvimento de vinhos diferentes, únicos e premiados, que a levaram a ser posicionar como uma das vinícolas mais inovadoras do Chile, com projetos que tem surpreendido consumidores e críticos. Entre eles está a linha Carmen DO e o ícone Carmen Gold, que recentemente foi eleito um dos melhores vinhos tintos do ano com sua safra 2020, por Tim Atkin e, indicado entre os 12 melhores Cabernet Sauvignon do mundo, pela revista britânica Drink Business.

Vinícola Doña Paula 

Fundada em 1997, Doña Paula hoje se posiciona como uma das vinícolas mais importantes da Argentina, com mais de 700 hectares distribuídos em quatro vinhedos, sendo 100% vinhedos próprios para a produção de todos os seus rótulos. Estes vinhedos, estrategicamente localizados nas melhores regiões do país, procuram dar vida aos vinhos, que conseguem transmitir a expressão mais autêntica de cada terroir. Desde a sua criação, a Doña Paula tem apostado no desenvolvimento da viticultura de precisão, destacando variedades emblemáticas como Malbec, Cabernet Franc e Chardonnay. Um grande compromisso com a sustentabilidade tem sido inerente à sua filosofia desde o início.

Fonte/Imagem-divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem