CONHEÇA OS FINALISTAS E OS VENCENDORES DA 3ª EDIÇÃO DO PRÊMIO ESCOLAS SUSTENTÁVEIS


Conheça os finalistas e vencendores da 3ª edição do Prêmio Escolas Sustentáveis, uma iniciativa da Santillana, da Fundação Santillana e da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

A premiação reconhece projetos liderados por alunos e professores com foco no desenvolvimento socioambiental implementados em instituições de ensino do Brasil, México e Colômbia, com benefícios diretos para as comunidades locais.

As escolas e os projetos finalistas são:

Centro Municipal de Educação Infantil União da Boca do Rio – Salvador/BA

Projeto: Pátio naturalizado

Creche Municipal Magdalena Arce Daou – Manaus/AM
Projeto: IncluARTE - SustentART : a sustentabilidade na arte como promotora da inclusão em um território degradado

EMEF Mariana Leão Dias – Tucuruí/PA
Projeto: Sombra da Castanheira: leitura e sustentabilidade

Escola Cultural Mosaico – Niterói/RJ
Projeto: Amazônia da Infância: O Encontro das Águas - Inovação, Pertencimento e Sustentabilidades na Escola

Escola de Ensino Fundamental Doutor Carlos Moritz – Brusque/SC
Projeto: Denguebusters: inovação tecnológica na prevenção e controle da dengue

Escola Estadual Brasil – Limeira/SP
Projeto: AquaTerraAlert

Escola Estadual de Tempo Integral Maria do Céu Vaz D’Oliveira – Manaus/AM
Projeto: EcoDesign - Agregando valor com resíduos sólidos

Escola Municipal Aristides José da Silva – Betim/MG
Projeto: Ariponã: Saberes Ancestrais para um Futuro Sustentável

Escola Sagrada Família – Coaraci/BA
Projeto: Desenvolvimento de um protótipo de filtro separador de água e óleo de baixo custo para lava-jatos

Escola Vila Aprendiz – Recife/PE
Projeto: Vila Verde: ODS em prática

Confira no link todas as informações sobre os finalistas das iniciativas transformadoras e o impacto positivo que elas têm em nossas comunidades e no futuro do nosso planeta.

Foram escolhidos os melhores projetos em duas categorias:

Educação infantil/pré-escola e ensino fundamental (anos iniciais): voltada para ações desenvolvidas nas primeiras etapas da educação.

Ensino médio/educação secundária/ensino médio completo: direcionada a experiências que envolvam as últimas etapas escolares, além de iniciativas da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Iniciativas vencedoras da 3ª edição do Prêmio Escolas Sustentáveis

O projeto IncluARTE – SustentART, desenvolvido pela Creche Municipal Magdalena Arce Daou, em Manaus (AM), uniu sustentabilidade, arte e inclusão para transformar um território degradado pelos impactos ambientais. Famílias de crianças com deficiência se engajaram em ações de conscientização ambiental, oficinas de terrários, construção de brinquedos sustentáveis, hortas e jardins comunitários, além de atividades artísticas e pedagógicas. A iniciativa mobilizou cerca de 1.500 pessoas, reduziu o descarte inadequado de resíduos, fortaleceu vínculos familiares e comunitários e criou espaços mais acessíveis, saudáveis e acolhedores, contribuindo com o pertencimento e para exercer a cidadania.

Já em Limeira (SP), o AquaTerraAlert, desenvolvido pela Escola Estadual Brasil, criou um sistema pioneiro de alerta antecipado para enchentes e deslizamentos, integrando sensores, protótipos e tecnologia para proteger a comunidade. Cerca de 40 estudantes lideraram o projeto, impactando a vida de 660 pessoas, enquanto aprendiam ciências, matemática e tecnologia. O projeto uniu inovação, educação e responsabilidade social, promovendo cidades mais seguras e resilientes.

As escolas campeãs irão participar da etapa internacional, no dia 21 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ) ao lado das instituições vencedoras das etapas locais no México e na Colômbia. Nessa fase, as competidoras irão disputar um prêmio adicional de R$29 mil. Ao todo, a vencedora internacional irá embolsar R$ 46 mil em prêmios.

Prêmio

Prêmio Escolas Sustentáveis é um concurso internacional destinado a escolas do Brasil, México e Colômbia, com o objetivo de identificar, reconhecer e dar visibilidade ao compromisso das instituições de ensino com a sustentabilidade. A iniciativa retorna após o sucesso das duas primeiras edições, que reuniram mais de 2.000 projetos de sustentabilidade.

Para Luciano Monteiro, diretor executivo da Fundação Santillana no Brasil, independentemente de vencedores, a premiação possibilita a criação de um banco de exemplos inspiradores para alunos e professores dos três países participantes. “Esse portfólio de iniciativas inovadoras é uma das partes mais valiosas do prêmio. Compartilhar todas essas experiências e boas práticas nos permite valorizá-las e inspirar outras escolas da América Latina”.

Para Francisco Cuadrado, presidente executivo da Santillana, “o Prêmio Escolas Sustentáveis é uma iniciativa fundamental dentro da nossa estratégia de sustentabilidade. Graças a ela, conseguimos conhecer projetos reais que estão tendo um impacto significativo em seu entorno, o que demonstra que a educação realmente pode transformar a sociedade”.

Rodrigo Rossi, diretor da OEI no Brasil, celebra esta edição do prêmio, afirmando que “trata-se de uma iniciativa que já se consolida como uma das mais representativas da Ibero-América para impulsionar uma educação comprometida com a sustentabilidade, o desenvolvimento e a preservação ambiental”, além de “estar alinhada com os objetivos da COP 30, que será realizada no final do ano no Brasil, com a colaboração da OEI na sua organização”.

Sobre

Santillana

A Santillana é a principal companhia educacional da América Latina, com mais de 60 anos de experiência e atuação em 19 países. Em um cenário de transformação digital e pedagógica, além de prezar pela qualidade e inovação de todos os seus conteúdos, oferece às escolas, professores, famílias e alunos um serviço mais completo, que inclui tecnologia, formação e consultoria. A empresa tem forte compromisso com a Agenda 2030 e atua como agente transformador na educação, ajudando a criar melhores oportunidades de vida para milhões de estudantes.

Organização de Estados Ibero-americanos (OEI)

Sob o lema "Fazemos a cooperação acontecer", a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é, desde 1949, o primeiro organismo intergovernamental para a cooperação Sul-Sul no espaço ibero-americano. Atualmente, conta com 23 Estados-Membros e 19 escritórios nacionais, além de sua Secretaria-Geral em Madri. Em 2024, recebeu o prestigioso Prêmio Princesa das Astúrias de Cooperação Internacional "por seu trabalho frutífero na promoção do multilateralismo e por representar uma ponte significativa nas relações entre a Europa e a Ibero-América".

Com uma média de mais de 600 projetos e 300 acordos de cooperação ativos por ano, a OEI representa uma das maiores redes de cooperação da Ibero-América. Entre seus resultados, a organização contribuiu para a drástica redução do analfabetismo na Ibero-América, com uma média de 11 milhões de beneficiários diretos nos últimos 5 anos.

Fundação Santillana

A Fundação Santillana acredita na educação como o principal catalisador para um mundo mais justo e equitativo. Tem o compromisso de contribuir para a superação das desigualdades educacionais, promovendo o debate e reforçando a ideia do poder transformador da educação. Para isso, atua com uma extensa rede de parceiros nacionais e internacionais, buscando oferecer uma ampla gama de propostas, boas práticas e discussões para uma escola mais sustentável e igualitária. Link

Fonte/Imagem-divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem