Quando a percepção do próprio corpo se torna prisão, nasce um monstro difícil de calar. Em Comendo com medo, a designer, ilustradora e muralista Elisabeth Karin Pavón Rymer-Rythén transforma sua experiência pessoal com a anorexia em uma poderosa história em quadrinhos. Na publicação da Principis (Ciranda Cultural), a autora expõe a fragilidade da autoimagem e a pressão estética que assolam, principalmente, crianças e adolescentes.
Aos 15 anos, a protagonista enfrentava mudanças que qualquer jovem poderia viver: transformação do corpo, divórcio dos pais, troca de escola, queda no rendimento escolar e a perda de pessoas importantes. Nesse cenário de inseguranças, surge Nore: o “monstro” que dita suas escolhas, controla calorias e a convence de que só será bonita se perder peso.
A narrativa acompanha o colapso físico e emocional causado por esse ciclo, até que Elisabeth não suporta mais e é internada. Surge então a Sala Branca, um espaço de reconstrução, mas também de desafio: ali, ela precisa voltar a comer sem o amparo ilusório de Nore, enfrentando a solidão e o medo de recomeçar.
— Bom, já que você saiu desse manicômio, temos que reestruturar o Plano. Dessa vez, vamos ser mais rigorosas, ampliar as horas de exercícios, fugir de alimentos proibidos, pesar-nos todos os dias...
(Comendo com medo, p. 112)
Premiada internacionalmente, a obra recebeu o Nadine 2020 e foi reconhecida como a melhor HQ juvenil na Comic Barcelona 2023. Sua força está em tratar um tema delicado de forma acessível, clara e visualmente impactante, dialogando diretamente com jovens, pais, professores e profissionais de saúde. Além de revelar como os pensamentos e comportamentos destrutivos se tornam monstros, a autora aponta a rede de apoio necessária para vencê-los.
Em tempos em que redes sociais e padrões inalcançáveis de beleza acentuam inseguranças, Comendo com medo surge como uma leitura urgente. Nele, Elisabeth Karin Pavón Rymer-Rythén cria um instrumento de conscientização, empatia e acolhimento, essencial para compreender os efeitos devastadores dos transtornos alimentares e enxergar caminhos, ainda que desafiadores, de superação e cuidado.
Ficha técnica
Título: Comendo com medo
Autoria: Elisabeth Karin Pavón Rymer-Rythén
ISBN: 978-65-5097-131-1
Formato: 15,5 x 22,6 cm
Páginas: 176
Preço: R$ 39,90
Onde encontrar: Amazon
Sobre
Autora
Elisabeth Karin Pavón Rymer-Rythén é designer, ilustradora e muralista sueco-espanhola. Formada pela Universidade de Arte de Gotemburgo, vive em Madri e já colaborou com instituições como a Universidade de Nova York e a Fundação Nadine. Comendo com medo é sua primeira HQ publicada, vencedora do prêmio Nadine 2020 e eleita melhor HQ juvenil na Comic Barcelona 2023. A obra nasce de sua experiência pessoal com a anorexia, transformada em arte para conscientizar e abrir diálogo sobre saúde mental.
Instagram: @elisabeth.karin
Selo Principis
Principis é o selo do Grupo Ciranda Cultural para jovens e adultos, principalmente os leitores de clássicos. São romances, novelas, contos, biografias, poemas, ensaios motivacionais e de filosofia, dos mais consagrados autores de diferentes períodos e partes do mundo - mas há também espaço para autores da atualidade. Com edições únicas, o selo busca contribuir para a construção de um mundo melhor através do acesso à literatura.
Redes sociais
Grupo Ciranda Cultural
Há mais de 30 anos, a Ciranda Cultural trabalha produzindo livros para crianças e jovens de todas as idades, além de possuir publicações para professores, cuidadores e adultos em geral. Seu maior objetivo é inspirar famílias, elevando valores através de obras únicas e com qualidade, que são cuidadas e elaboradas por uma equipe comprometida e criativa. Para a Ciranda Cultural, o livro tem o poder de ensinar, divertir, encantar e compartilhar aventuras, sonhos e emoções, além de transformar a vida das pessoas e contribuir para a construção de um mundo melhor.
Redes sociais
Fonte/Imagem-divulgação: Assessoria de Imprensa
Postar um comentário