Em um vilarejo rural de colonização alemã, a pequena Ana
assiste a uma peça sobre a história do Thiltapes, um perigoso animal que vive
na mata cuja forma real ninguém conhece. Duzentos anos antes, um botanista que
escreve sobre a região ouve falar sobre esse mesmo animal. As histórias se
intercalam, ambos em uma obcecada busca pelo Thiltapes imaginário, ao mesmo
tempo em que encaram seus próprios demônios.
Esta é a premissa de "Bicho Monstro", longa do
cineasta Germano de Oliveira, que chega aos cinemas do Brasil nesta
quinta-feira, dia 25 de setembro de 2025.
A produção, rodada nas cidades gaúchas de Santa Maria do Herval e Morro Reuter,
teve sua première na competitiva Novos Diretores da 48ª
Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, onde entrou
na lista dos 16
filmes favoritos do público.
O filme venceu melhor direção de
fotografia e direção de arte na mostra gaúcha do 53º
Festival de Cinema de Gramado, para Bruno Polidoro e Gabriela Burck,
respectivamente. Além da estreia comercial, também estão previstas sessões
especiais em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Caxias do Sul (RS).
As praças de exibição e pré-estreias podem ser
conferidas no Instagram @boulevardfilmes.
O diretor Germano de Oliveira buscou
inspiração no realismo fantástico e em sua familiaridade com os vilarejos
interioranos. Da junção desses elementos veio o Thiltapes, o pássaro fantasioso
referenciado em áreas de imigração alemã: "desse contato vem a ideia de
trabalhar esse registro de um animal muito local, uma lenda muito contada na
região, e tentar explorar um pouco essas diferentes versões que essa lenda,
esse mito pode assumir".
"São muitas as formas possíveis do animal
imaginário, assim como o tom com que a história pode se apresentar: desde uma
brincadeira engraçada até um conto de terror", explica o realizador.
"O filme busca apresentar essa profusão de formas da mesma história e o
contágio dessa narrativa através do tempo. A partir dela, tanto uma menina no
presente, como um botanista no passado inventam seus próprios monstros a partir
de seus conflitos pessoai", resume.
O elenco traz Araci
Esteves, Kamilly Wagner, Décio Worst e Carlos Alberto
Klein. "Bicho Monstro" é o longa de estreia de
Oliveira, conhecido por seu trabalho como montador. Entre seus trabalhos nesta
função estão quatro séries e 13 longas, entre eles "7 Prisioneiros"
da Netflix, com o qual ganhou o prêmio de melhor montagem no IX Prêmio Platino
do Cinema e do Audiovisual Ibero-americano. É dele também a montagem do sucesso
nacional "Homem com H" (2025), "Tinta Bruta" (2018) e da
série "Boca a Boca" (2020).
O longa é uma produção da Casa de Cinema de
Porto Alegre e Vulcana Cinema, em coprodução com a Avante Filmes. A
distribuição é da Boulevard Filmes, em parceria com a Vitrine Filmes. O
financiamento é do Fumproarte e Fundo Setorial do Audiovisual - FSA. “Bicho Monstro” é um filme integrante da “Carteira de Projetos
Boulevard Filmes”, que recebeu o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo Federal, do
Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo, através do Edital Lei Paulo
Gustavo SP No 15/2023 - Distribuição de Produção Audiovisual Nacional.
"Bicho Monstro", de Germano
de Oliveira
Estreia
comercial: dia 25 de setembro de 2025
Praças de
exibição: @boulevardfilmes
Ficha técnica
Direção: Germano de Oliveira
Roteiro: Germano de Oliveira, Igor Verde e Marcela
Ilha Bordin
Produção: Jessica Luz e Paola Wink
Co-Produção: Ana Luiza Azevedo, Nora Goulart,
Filipe Matzembacher e Marcio Reolon
Direção De Fotografia: Bruno Polidoro
Montagem: Bruno Carboni e Germano de Oliveira
Direção de Arte: Gabriela Burck
Produção De Elenco: Jessica Luz, Germano de
Oliveira e Rodrigo Scheid
Desenho De Som: Tiago Bello
Trilha Sonora Original: Caio Amon
Mixagem: Tiago Bello
Técnico De Som Direto: Tomaz Borges
Maquiagem: Juliane Senna
Figurino: Gabriela Güez
Elenco: Kamilly Wagner (Ana), Araci Esteves (Bertha),
Décio Worst (Heitor), Daniel Tonin Lorenzon (Júnior), Pascal Berten
(Botanista), Geraldo Souza (Firmino), Alex Pantera (Mariano) e Carlos Alberto
Klein (Matias)
Logline:
Em um vilarejo rural, a pequena Ana se impressiona
com uma peça sobre o misterioso Thiltapes. Duzentos anos antes, um botanista
alemão ouve uma história sobre esse mesmo animal. Enquanto lidam com dilemas
distintos, ambos perseguem a mesma criatura.
Sinopse curta:
Em um vilarejo rural de colonização alemã, a
pequena Ana assiste a uma peça sobre a história do Thiltapes, um perigoso
animal que vive na mata cuja forma real ninguém conhece. Duzentos anos antes,
um botanista que escreve sobre a região ouve falar sobre esse mesmo animal. As
histórias se intercalam, ambos em uma obcecada busca pelo Thiltapes imaginário,
ao mesmo tempo em que encaram seus próprios demônios: o debilitado Botanista
ávido por uma descoberta que justifique sua viagem e Ana intrigada com seu pai,
suspeito de ter cometido um crime brutal contra a vaca de um vizinho.
Sobre
Germano de Oliveira
Germano de Oliveira (Campo Bom (RS), 1988) é
montador, roteirista e diretor. Possui graduação em Realização Audiovisual
(2011) pela Unisinos e mestrado em Comunicação Social pela PUCRS (2015). Como
montador, trabalhou em filmes como o sucesso nacional "Homem com H"
(2025), "Tinta Bruta" (Teddy Berlinale 2018), "Minha Mãe é Uma
Vaca" (Veneza 2024), "O Acidente" (Tallinn Black Nights 2022),
"Zona Árida" (Dok Leipzig 2019), "Cidades Fantasmas"
(Melhor Filme É Tudo Verdade 2017), "Beira-Mar" (Berlinale 2015), entre
outros, e em séries de plataformas como Netflix e HBOMax. Em 2021, ganhou o
Prêmio Platino pela montagem de "7 Prisioneiros" (Veneza e Toronto
2022); também montou e co-escreveu o roteiro de "Música Para Quando As
Luzes Se Apagam" (premiado no Visions du Réel e
Sheffield DocFest 2017) e de "Sempre Partir" (FID Marseille
2014). É sócio da produtora Avante Filmes, juntamente de Filipe Matzembacher e
Marcio Reolon. "Bicho Monstro" é seu primeiro longa-metragem como
diretor.
Vulcana Cinema
Vulcana Cinema
é uma produtora de cinema fundada por Jessica Luz e Paola Wink. Seus
longas-metragens incluem O EMPREGADO E O PATRÃO de Manuel Nieto Zas (Quinzena
dos Realizadores de Cannes 2021), TINTA BRUTA de Marcio Reolon e Filipe
Matzembacher (Prêmios Teddy e CICAE na Panorama do Festival de Berlim 2018),
RIFLE (Forum do Festival de Berlim 2017) e CASTANHA (Forum do
Festival de Berlim 2014), ambos dirigidos por Davi Pretto.
Com foco
em cinema de autor, coproduções nacionais e internacionais, a produtora já produziu
e lançou 8 longa-metragens, entre eles, 5 coproduções internacionais. Seus
projetos foram contemplados com importantes fundos como Hubert Bals Fund,
Vision Sud Est, World Cinema Fund, IDFA Bertha Fund e NRW e participaram em
laboratórios como EAVE Puentes, Berlinale Talent Project Market, Torino Film
Lab e Binger Film Lab. Seus projetos mais recentes incluem CONTINENTE
(coprodução Brasil, França e Argentina) de Davi Pretto, DE GUINÉ (Hubert Bals
Fund 2019 para desenvolvimento) de Caroline Leone, A SOLIDÃO DOS JOVENS ATORES
(em pós-produção, Berlinale Co-Production Market 2021) do duo Filipe
Matzembacher e Marcio Reolon, TALISMÃ (com previsão de gravação para o início
de 2025) de Thais Fujinaga, e CULEBRA NEGRA (coprodução entre Colômbia, Brasil
e França em pós-produção).
Casa de Cinema de Porto Alegre
"Buscamos
um cinema centrado no autor, mas estruturado no trabalho de equipe e voltado
para o público. Tudo que já fizemos, de bom ou de ruim, vem dessa aparente
contradição."
Em 2022 a
Casa de Cinema de Porto Alegre completou 35 anos de atividades ininterruptas no
audiovisual brasileiro feito no Rio Grande do Sul.
A Casa
começou, em outubro de 1987, como uma cooperativa informal de cineastas gaúchos
que já trabalhavam em conjunto desde o início dos anos 80.
A partir
de 1991, a Casa de Cinema de Porto Alegre se tornou uma produtora independente,
com 6 sócios, permanecendo o espírito cooperativo e a intenção de continuar
contribuindo para a difusão dos filmes produzidos pelo grupo original.
Em
setembro de 2011, houve uma nova alteração na composição da Casa. Os quatro
sócios atuais são Ana Luiza Azevedo, Giba Assis Brasil, Jorge Furtado e Nora
Goulart.
Em seus
35 anos de existência, a Casa produziu centenas de filmes e vídeos, programas
de televisão (especiais e séries), cursos de roteiro e de introdução à
realização cinematográfica, fórums de debates e programas eleitorais
para TV.
A Casa de
Cinema já teve como parceiros e clientes: Channel 4 (Inglaterra), ZDF
(Alemanha), HBO (América Latina), Fox Film do Brasil, Columbia Tristar, Sony,
Fundação MacArthur, TV Globo, RBS TV, Canal Futura, Canal Brasil, Canal Curta,
entre outros.
A
capacidade dos profissionais associados, atestada pela resposta de público e
crítica, assim como pelos prêmios conquistados em festivais nacionais e
internacionais, transformou a Casa de Cinema de Porto Alegre numa referência do
cinema brasileiro contemporâneo.
Empresas Distribuidoras:
Boulevard Filmes
A
Boulevard Filmes, em operação desde 2013, é uma produtora e distribuidora
audiovisual sediada em São Paulo, que busca o equilíbrio entre projetos
autorais e demandas de mercado, focando em estratégias de produção e de
distribuição compatíveis com cada projeto. A empresa se dedica
principalmente à produção (curtas e longas) e distribuição (longas) de cinema
brasileiro independente. A versatilidade e a busca pela diversidade são suas
principais características, firmando parcerias com diretores e produtoras de
Norte ao Sul do país.
Enquanto
distribuidora, é responsável pelo lançamento comercial de mais de 20 longas,
como: Amor, Plástico e Barulho, Carro Rei, Histórias que o nosso cinema (não)
contava, Libelu - Abaixo a Ditadura, Legalidade, Raia 4, Proibido Nascer no
Paraíso, Bizarros Peixes das Fossas Abissais, dentre outros.
Vitrine Filmes
A Vitrine Filmes é uma distribuidora de cinema
independente que, há 15 anos, promove e valoriza o audiovisual brasileiro e
latino-americano. Foi pioneira na descentralização do circuito exibidor com o
projeto Sessão Vitrine e, desde 2020, vem ampliando sua atuação com iniciativas
como a Vitrine España, dedicada à produção e distribuição de filmes na Europa;
o selo Manequim, voltado a títulos com apelo mais amplo; o curso online Vitrine
Lab; e a Vitrine Produções, focada no desenvolvimento de novos projetos
brasileiros.
Mais de 5 milhões de pessoas já assistiram aos
filmes da Vitrine nos cinemas. Entre os destaques do catálogo estão
"Bacurau", vencedor do Prêmio do Júri em Cannes; "Druk - Mais
Uma Rodada", vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro; e "Nosso
Sonho", a cinebiografia de Claudinho e Buchecha, maior bilheteria nacional
em 2023.
Em 2025, a Vitrine já lançou "Baby", de
Marcelo Caetano, exibido em Cannes, e prepara o relançamento de
"Saneamento Básico" e "Ilha das Flores", de Jorge Furtado,
com cópias restauradas em 4K. Ainda este ano, chegam aos cinemas "O Último
Azul", de Gabriel Mascaro, vencedor do Urso de Prata em Berlim e "O
Agente Secreto", novo longa de Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura, Maria
Fernanda Candido e Gabriel Leone no elenco.
Foto/crédito: Daniel de Bem - Legenda: Kamilly Wagner (Ana) em 'Bicho Monstro'
Fonte: Assessoria de Imprensa
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