Exibido no Cine Brasília, dentro da Mostra Competitiva Nacional do Festival de Brasília, ASSALTO À BRASILEIRA, de José Eduardo Belmonte, recebeu três importantes prêmios na noite de sábado (20). Murilo Benício foi premiado como Melhor Ator, enquanto Christian Malheiros subiu ao palco para receber o Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante. A equipe do longa levou para casa também o Prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular na noite de Encerramento e Premiação do Festival.
ASSALTO À BRASILEIRA acompanha Paulo (Murilo Benício), jornalista recém-demitido que, por acaso, se vê no meio de um assalto e transforma a situação em oportunidade para um grande furo. Por isso, ele decide auxiliar os líderes do assalto, Moreno (Christian Malheiros) e Barba (Robson Nunes), na negociação com as autoridades locais que estão do lado de fora do banco, enquanto Paulo Miklos dá vida ao policial Fonseca, encarregado das tensas negociações.
Inspirado em um episódio real, o longa revisita o assalto ao Banestado, em Londrina, que aconteceu em 10 de dezembro de 1987. Na ocasião, sete homens invadiram a principal agência do banco e fizeram mais de 300 reféns, exigindo 30 milhões de cruzados e um ônibus para a fuga. Este fato é considerado até hoje o maior assalto a banco na história do Brasil em número de reféns.
O crime acabou mobilizando a população local, que acompanhou o desenrolar dos fatos das ruas e, em muitos casos, chegou a torcer pelos assaltantes diante do cenário de crise econômica e da inflação que o país vivia.
O diretor José Eduardo Belmonte ressaltou antes da sessão que “fiz questão de contextualizar o momento histórico vivido pelo Brasil, quando a inflação chegava a quase 400% ao ano”. Para que essa atmosfera fosse convincente, o elenco precisou equilibrar intensidade e humor, encontrando um tom comum em meio às tensões da história. Nesse sentido, Christian Malheiros destacou a parceria em cena com o elenco, dizendo que “a fraternidade entre nós foi tão forte que as filmagens se tornaram das mais prazerosas”.
ASSALTO À BRASILEIRA foi recebido com muitas risadas ao recriar de forma bem-humorada o assalto ao Banestado, ocorrido na cidade de Londrina em 1987. O público no Cine Brasília vibrou não apenas com as trapalhadas dos assaltantes inexperientes, mas também com a sátira social que atravessa o longa. Como sintetizou Luiz Zanin, do Estadão, a produção “tem ritmo, diverte e deve dialogar bem com o público quando for lançada em circuito comercial”. Maria do Rosário Caetano, da Revista de Cinema, afirma que “Belmonte fez questão de dosar ação e comédia. E o fez com o devido equilíbrio”.
A direção de ASSALTO À BRASILEIRA é assinada por José Eduardo Belmonte (‘Alemão’) e o roteiro por L.G. Bayão (‘Aumenta que é Rock and Roll’). A produção é fruto de uma parceria entre a +Galeria, a Santa Rita Filmes e o Grupo Telefilms.
Sobre
+Galeria
A +Galeria é um estúdio que desenvolve, produz e distribui conteúdo audiovisual brasileiro de alta qualidade, com forte apelo comercial e conexão com o público. Atuando de ponta a ponta, da curadoria e desenvolvimento à produção, lançamento e distribuição, a empresa tem a missão de transformar boas ideias em grandes histórias que emocionam, engajam e valorizam a diversidade e a cultura brasileira.
Fundada em 2018, a +Galeria se destaca pela combinação entre curadoria refinada, acompanhamento minucioso e parcerias estratégicas com talentos criativos e produtoras de referência no país.
A empresa vem construindo uma trajetória sólida no audiovisual brasileiro, com produções que unem inovação, excelência técnica e diálogo com o grande público. Um marco dessa história é a trilogia baseada no caso Richthofen: “A Menina Que Matou Os Pais”, “O Menino Que Matou Meus Pais” e “A Menina Que Matou Os Pais – A Confissão” — realizada em parceria com a Santa Rita Filmes.
Entre os próximos lançamentos estão “A Melhor Mãe do Mundo” (dir. Anna Muylaert), com Shirley Cruz e Seu Jorge, com produção da Biônica Filmes, que teve estreia internacional no 75º Festival de Berlim; “Mãe Fora da Caixa” (dir. Manuh Fontes), estrelado por Miá Mello, com produção de Morena Filmes; “Um Pai em Apuros” (dir. Carolina Durão), com Dani Calabresa e Rafael Infante, coprodução com Glaz e Disney; além de “Assalto à Brasileira” (dir. José Eduardo Belmonte) e “Pecadora” (dir. Dainara Toffoli), com produção da própria +Galeria, que têm Murilo Benício, Christian Malheiros, Rayssa Bratillieri e José Loreto nos papéis principais.
Também em desenvolvimento estão projetos como “Nico” (dir. Mariana Youssef), com Murilo Benício e Kevin Vechiatto, coproduzido com a LB Entertainment, além de futuras produções baseadas na obra da Palavra Cantada.
No catálogo recente, a +Galeria conta com produções próprias como “Fé Para o Impossível”, além de coproduções com produtoras renomadas, incluindo “Papai é Pop”, com Lázaro Ramos e Paolla Oliveira, em parceria com a Pródigo; “Fazendo Meu Filme”, com Bela Fernandes, produzido pela Panorâmica; “Meninas Não Choram”, com Letícia Braga e Duda Matte, e produçãoo da Morena Filmes; “Vovó Ninja”, estrelado por Gloria Pires, em colaboração com a LC Barreto; “Doce Família”, coproduzido junto à Glaz; “Detetive Madeinusa”, com Tirullipa, coprodução com a Formata; “Partiu América”, com Matheus Ceará, coproduzido com a All Screens; além da trilogia Richthofen, com a Santa Rita Filmes.
Sobre
Santa Rita Filmes
Criada e dirigida pelo produtor Marcelo Braga, a Santa Rita Filmes completa 12 anos de trajetória e já realizou mais de 11 longas-metragens, consolidando-se como referência no audiovisual brasileiro, especialmente no gênero true crime. Entre seus sucessos estão a trilogia “A Menina que Matou os Pais” (Amazon Prime Video) e “O Maníaco do Parque” (Amazon MGM Studios), que liderou o TOP Brasil por semanas, além da série documental “Maníaco do Parque – A História Não Contada”, também recordista de audiência no Prime Video.
O catálogo inclui ainda obras infantojuvenis como “Hora de Brilhar” (Disney+), “A Garota Invisível” (Netflix) e “Lascados”, além de comédias como “Barraco de Família” (Paramount+), “Gostosas, Lindas e Sexies” e “No Ritmo da Fé”, que alcançou o TOP 10 global da Netflix.
Nos documentários e séries, a SRF coleciona prêmios internacionais como El Ojo Iberoamérica e Cristal Festival da França, com destaque para “Encuentros en Brasil”, “Tu Casa es mi Casa”, “Guerreiros da Floresta”, “Deu Bola” (premiada no TAL 2024), “Brasil, Zil” e “Milton Nascimento – Intimidade e Poesia”. Em 2024, lançou “Janis, Amores de Carnaval”, selecionado no Festival do Rio.
Atualmente finaliza o longa “Assalto à Brasileira” e a série “Primavera nos Dentes – A História dos Secos & Molhados” (Canal Brasil), além de desenvolver novos projetos de true crime, séries documentais e a dramédia “Sorte Grande”. A Santa Rita Filmes firmou parceira com players como Prime Video, Netflix, HBO, Paramount e Canal Futura.
A Santa Rita Filmes se destaca por unir relevância social, apelo popular e inovação estética, conquistando espaço no Brasil e no exterior.
Fonte/Imagem-divulgação: Assessoria de Imprensa - Legenda: Equipe do filme ‘Assalto à Brasileira’ no Festival de Brasília
Postar um comentário