BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO EXPANDE PRESENÇA NA AMÉRICA LATINA COM TURNÊ PELA COLÔMBIA

 


Com patrocínio do Nubank, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Balé da Cidade de São Paulo, renomada companhia de dança contemporânea brasileira, se apresenta na Colômbia, como parte de sua temporada principal. Durante sua turnê pelo país, a companhia passa por três cidades, Cali, Medellín e Bogotá, e encena três coreografias: Fôlego e BOCA ABISSAL, de Rafaela Sahyoun, e Réquiem SP, de Alejandro Ahmed. Para adquirir ingressos, Cliente Nubank tem 10% de desconto. Apresente seu cartão Nubank na bilheteria para usar o benefício.


Fruto do direcionamento da atual gestão do Theatro, que em 2023 nomeou Alejandro Ahmed, escolhido por unanimidade pelo elenco, como diretor artístico do Balé da Cidade. O projeto em curso reposiciona institucional e artisticamente a companhia no circuito internacional da dança contemporânea. Esse reposicionamento inclui a aproximação de relações com países vizinhos, tanto por meio de turnês, iniciadas na Colômbia, em novembro deste ano, quanto pelo convite de coreógrafas e coreógrafos latino-americanos para colaborar com o repertório do Balé, em diálogo com a cena independente.


Em sua passagem pela Colômbia, o Balé da Cidade irá interpretar Réquiem SP, coreografia do atual diretor artístico da companhia. A obra, que abriu a temporada em março, integrará a programação da 7ª Bienal Internacional de Danza de Cali, no Teatro Jorge Isaacs, e seguirá para Bogotá, no Teatro Colón. Em Medellín, na DanzaMed, Temporada Internacional de Danza de Medellín, no Teatro Metropolitano, serão apresentadas duas peças de Rafaela Sahyoun. A primeira é Fôlego, criada para o repertório da companhia em 2022, e BOCA ABISSAL, estreada em maio deste ano no Theatro Municipal.


Essas obras buscam apresentar ao público a potência técnica e artística que distingue o Balé da Cidade de São Paulo. Réquiem SP é complexa, navega entre a melancolia e a adrenalina, trazendo o notório Requiem de György Ligeti no primeiro ato e Hajnal e Kétsarkú Mozgalom, composições do aclamado álbum de breakcore de Venetian Snares, no segundo. Entre os atos, Síncope para Motor e Água: Tálamo K costura a troca de cenário. Diferente das apresentações realizadas no Theatro Municipal de São Paulo, Réquiem SP não contará com a participação de outros corpos artísticos.


Já Fôlego e BOCA ABISSAL conduzem o público a um estado de arrebatamento, impulsionado pela intensidade musical e pelo vigor dos movimentos. A pulsão que conecta o grupo irradia uma força propulsora que evoca o erotismo de se estar vivo. Assistir a ambas as coreografias reunidas em uma mesma noite é uma rara oportunidade de entrar em contato com o trabalho de Rafaela Sahyoun, coreógrafa de destaque na cena brasileira contemporânea.


SOBRE O COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO


O Theatro Municipal de São Paulo é um equipamento da Prefeitura da Cidade de São Paulo ligado à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Theatro Municipal de São Paulo.


O edifício do Theatro Municipal de São Paulo, assinado pelo escritório Ramos de Azevedo em colaboração com os italianos Claudio Rossi e Domiziano Rossi, foi inaugurado em 12 de setembro de 1911. Trata-se de um edifício histórico, patrimônio tombado, intrinsecamente ligado ao aperfeiçoamento da música, da dança e da ópera no Brasil. O Theatro Municipal de São Paulo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual (teatro, cinema, literatura, música contemporânea, moda, música popular, outras linguagens do corpo, dentre outras).


Oferece diversidade de programação e busca atrair um público variado. Além do edifício do Theatro, o Complexo Theatro Municipal também conta com o edifício da Praça das Artes, concebido para ser sede dos Corpos Artísticos e da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo.


Sua concepção teve como premissa desenhar uma área que abraçasse o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e que constituísse um edifício moderno e uma praça aberta ao público que circula na área.


Inaugurado em dezembro de 2012 em uma área de 29 mil m², o projeto vencedor dos prêmios APCA e ICON AWARDS é resultado da parceria do arquiteto Marcos Cartum (Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura) com o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz.


Quem apoia institucionalmente nossos projetos, via Lei de Incentivo à Cultura: Shell, Nubank, Bradesco, Atlas Schindler, Elo e IGC Partners. Pessoas físicas também fortalecem nossas atividades através de doações incentivadas.


SOBRE A SUSTENIDOS


A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área cultural que já impactou a vida de mais de 2 milhões de pessoas em 25 anos de atuação. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, do Conservatório de Tatuí e do Musicou, além do projeto especial MOVE e o festival Big Bang. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal de São Paulo e outras, de empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.


SERVIÇO


17 de novembro, segunda-feira

Réquiem SP

Bienal Internacional de Danza de Cali, Teatro Jorge Isaacs

Cali, Colômbia

 

20 de novembro, quinta-feira

Fôlego e BOCA ABISSAL

DanzaMed Temporada Internacional de Dança de Medellín, no Teatro Metropolitano

Medellín, Colômbia

 

22 de novembro, sábado

Réquiem SP

Teatro Colón

Bogotá, Colômbia

 

Cliente Nubank tem 10% de desconto. Apresente seu cartão Nubank na bilheteria para usar o benefício.

 

Foto/crédito: Rafael Salvador - Legenda: Coreografia de Fôlego. 


Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem