ARTISTA PARAIBANA IRIS HELENA MUDA CALENDÁRIO COMEMORATIVO OFICIAL DE SENA MADUREIRA/ACRE






Uma série de ações artísticas, fruto do intercâmbio cultural entre a artista paraibana Iris Helena e os alunos do Curso de Artes Visuais da UAB, de Sena Madureira, mudou o calendário oficial comemorativo da terceira maior cidade do Acre. No dia 7 de agosto, foi votada e aprovada, em Assembléia Extraordinária da Câmara Municipal de Sena Madureira, a propositura de instituição do dia 9 de agosto como o Dia oficial de contemplação ao município (http://interacoesnaodistantes.wordpress.com/2012/08/07/sucesso-na-camara-de-sena-madureira/).

A propositura, assinada pelo vereador Raimundo Nascimento, solicitada por Iris Helena, é resultado da série de intervenções artísticas de enaltecimento à cidade que a artista vem realizando em conjunto com os alunos sena-madureirenses de Artes Visuais da UAB, desde o dia 1 de agosto. O projeto de lei que oficializa a criação da nova data no calendário oficial de comemorações municipais foi assinado pelo prefeito de Sena Madureira, Nilson Arial.

A série de intervenções, intitulada ‘Ode à Sena’, que tem o intuito de disseminar nos sena-madureirenses o sentimento de orgulho pela cidade, compreende ciclos de intervenções urbanas, onde os alunos escrevem trechos do hino de Sena Madureira em locais públicos da cidade, usando como matéria prima a casca da castanha, um dos símbolos do desenvolvimento sócio-econômico da cidade; a criação e de cartões postais contendo imagens de Sena Madureira e, por fim, a inauguração de uma Placa oficial de contemplação da cidade, com os dizeres ‘Dia 9 de agosto será, eternamente, o dia de contemplar ‘com afeto e carinho’, a cidade de Sena Madureira’, que também contém um pequeno trecho do hino da cidade. A Placa, que deu origem à proposta de oficialização da data, foi inaugurada, na noite do dia 9 de agosto, na Praça 25 de Setembro, centro da cidade. Toda a ação contou com apoio do Prefeito de Sena, Nilson Arial, que esteve presente no momento da inauguração. Sena Madureira é a primeira e única cidade brasileira a ter uma data comemorativa criada especialmente como resultado de uma intervenção artística.

Toda a ação artística integra o projeto de Extensão da UAB/UNB, Interações(não)distantes, que vem promovendo, em sua primeira edição, desde o dia 9 de julho, residências artísticas de artistas brasileiros em ascensão em três, dos oito polos da Universidade Aberta do Brasil no estado do Acre, onde é ofertado o Curso de Licenciatura em Artes Visuais, há cinco anos. 

Imagens das intervenções e mais detalhes sobre o contexto Acadêmico Do Projeto, no endereço: http://interacoesnaodistantes.wordpress.com/


Fotos e texto jornalista Jô Oliveira.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem