TEATRÓLOGO MARVIN CARLSON EXPLORA VASTIDÃO DO MUNDO TEATRAL

 



Desde as primeiras manifestações artísticas em pinturas nas cavernas paleolíticas, passando pelo fascinante teatro de sombras dos monges budistas, até o renomado teatro nô do Japão, e abrangendo as ricas tradições de Grécia, Roma, Europa e América, o livro Teatro: Uma brevíssima introdução, de Marvin Carlson, oferece uma viagem envolvente pelo vasto universo do teatro. Publicado pela Editora Unesp, este trabalho proporciona aos leitores lusófonos uma visão abrangente e profunda das diversas facetas da arte teatral, desde suas origens históricas até suas teorias e práticas contemporâneas.

“As origens do que hoje é chamado de teatro são muito anteriores aos registros históricos”, afirma Carlson. “O teatro se origina de atividades humanas universais. As bases exatas do teatro têm sido alvo de extensos debates, e a verdade pode ser que diversas atividades se entrelaçaram de formas únicas em diferentes culturas, culminando em uma vasta gama de práticas teatrais no mundo moderno.”

O autor observa como as várias formas de teatro foram executadas e apreciadas ao longo da história, além de explorar o papel desempenhado pelos artistas de teatro – não só atores, mas também diretores, chegando aos titereiros – e, por fim, pelo público – de todas as idades, em todas as épocas, o público nunca se apartou do teatro.

O livro fornece, ainda, exemplos ilustrativos e citações de peças teatrais importantes para enriquecer sua análise, explorando obras do cânone da dramaturgia – Shakespeare, Ibsen, Brecht e Beckett, entre outros – para demonstrar como esses autores contribuíram decisivamente para a evolução do teatro e das artes em geral. São abordadas também as relações entre teatro e religião, analisando o papel desta no teatro ocidental, desde as peças de Paixão até o Livro de Mórmon. Para iniciados e curiosos, esta “brevíssima introdução” descortina e explora uma vastidão de temas e vai muito além do que sua extensão nos leva a imaginar.

Sobre o autor – Marvin Carlson é Sidney E. Cohn Professor de Teatro e Literatura Comparada no Graduate Center da City University de Nova York. É PhD pela Cornell University e lecionou nas faculdades de Cornell e Indiana antes de ingressar na CUNY. Recebeu um doutorado honorário da Universidade de Atenas, e foi agraciado com o ATHE Career Achievement Award, o ASTR Distinguished Scholarship Award, o George Jean Nathan Award for Dramatic Criticism e o Calloway Prize por escrita em teatro e drama. Atuou como jurado no Festival de Teatro Experimental do Cairo e no Prêmio Onassis de Dramaturgia. É fundador e editor da revista Western European Stages e autor de mais de duzentos artigos acadêmicos e quatorze livros nas áreas de história do teatro, teoria teatral, literatura dramática e estudos de performance. De sua autoria, a Editora Unesp já publicou Teorias do teatro (2002).

Título: Teatro: Uma brevíssima introdução

Autor: Marvin Carlson

Tradução: Miguel Yoshida

Número de páginas: 194

Formato: 14 x 21 cm

ISBN: 978-65-5711-153-6

Mais informações sobre a Editora Unesp estão disponíveis no site oficial

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem