SHOW "INSPIRACIÓN" EM HOMENAGEM A PACO DE LUCIA SERÁ REALIZADO NESTA QUINTA-FEIRA NA USINA CULTURAL ENERGISA

Na capital paraibana, o Show “Inspiracíon”, em homenagem a Paco de Lucia será realizado nesta quinta-feira, 20 de março, na Usina Cultural Energisa, às 20h30.

Será uma justa homenagem, em dose dupla, a um dos nomes mais extraordinários do violão em todo o mundo, o espanhol Paco de Lucía, que faleceu em fevereiro de 2014. O Concerto Inspiracíon será feito pelo grupo Mosayco e pela Orquestra de Violões da Paraíba que executará dentre outras uma das músicas mais famosas do espanhol, “Entre dos Aguas”, num arranjo do maestro Cyran Costa.

“Ele foi uma das grandes referências do violão. Tirou o flamenco do universo unicamente espanhol e levou-o para o mundo todo conhecer. Foi seu grande desenvolvedor e divulgador ao lado da voz de Camarón de la Isla”, atesta o violonista paraibano Cyran, especialista nesse tipo de sonoridade. A partir dos anos 1960, o artista revolucionou o estilo, então "uma música de museu", com a introdução de novas influências, como o jazz e a bossa nova. Cyran diz ainda que ele foi seu grande inspirador desde seus primeiros passos no violão, quando ouviu pela primeira vez em 1995 um LP de Paco comprado num Sebo da cidade, ficou impressionado tanto com a qualidade das músicas quanto com a virtuosidade do instrumentista, e, desde então, não parou de estudar o flamenco. Segundo Cyran, “nada melhor que lhe render esta pequena homenagem com os dois grupos que estou à frente, o Mosayco e a OVPB”.

SOBRE:

MOSAYCO

Sob a coordenação e direção musical do violonista flamenco Cyran Costa, o grupo Mosayco, atuante desde 2009, busca divulgar a música flamenca (cante, baile e toque) e tem em sua estrutura instrumentos como a flauta de Thallyana Barbosa, o acordeon de Raphael Funcha, o contrabaixo Acústico/elétrico de Thatiana Gomes, voz de Maria Juliana Linhares e na percussão Wênia Xavier, Thiago Martins e João Victor Figueiredo.

No repertório composições típicas dos mais conhecidos artistas flamencos como: Paco de Lucia, Gerardo Nuñez, Vicente Amigo, grupo Alabastro Flamenco Cristiano, e outros. A palavra mosaico tem origem na palavra grega mouseîn, a mesma que deu origem à palavra música. A ideia é que cada integrante possa contribuir com suas diferentes influências musicais e enriquecer o grupo, formando um verdadeiro Mosayco.

ORQUESTRA DE VIOLÕES DA PARAÍBA (OVPB)

A Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB), considerada ícone na cultura paraibana, por sua relevante contribuição musical e formativa, foi criada em maio 1992, pelo Maestro Gladson Carvalho, com o qual realizou concertos por diversas regiões do nordeste, incluindo inúmeras cidades do interior da Paraíba, deixando seu trabalho registrado em dois CD`s, entre os quais um deles foi relançado pelas Paulinas e tem sido vendido por todo Brasil e Europa, divulgando assim o nome e o potencial artístico-cultural do Estado da Paraíba. Em maio de 2005, a OVPB foi reativada, sob a coordenação e iniciativa de Carla Santos e Cyran Costa, e passou a realizar concertos mensais em diversos espaços públicos e privados da cidade.

No ano de 2008 a OVPB gravou seu terceiro CD inédito, intitulado “Orquestra de Violões Interpretando a Paraíba”. E comemorando vinte anos foi realizado em 2012 o Concerto “Retrospectiva”, um acontecimento que marcou o fechamento de uma fase importante da OVPB, reunindo as diferentes gerações de violonistas que fizeram parte da história e trajetória da Orquestra desde o ano de 1992.

A Orquestra de Violões da Paraíba, reconhecida por seu valor artístico, mantém uma agenda artística intensa, participando dos mais diversos tipos de eventos e apresentações às quais tem sido convidada, dentro e fora da cidade de João Pessoa. Está atualmente sob a regência e coordenação do maestro Cyran Costa.

Os ingressos do Show “Inspiracíon” são limitados e estão à venda no valor de R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada).

Informa Maria Juliana - Cantora e Professora Substituta do Departamento de Educação Musical – UFPB. Mestranda pelo Programa Pós-Graduação em Música da UFPB.

Acesse:

http://www.facebook.com/CantoraMariaJuliana

http://palcomp3.com/mariaju/musicas.htm

http://www.youtube.com/user/TheMariaJuliana

Visite:

www.mariajulianacantora.blogspot.com

Foto/arte: Reprodução/divulgação.



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem