CASA CONTEMPORÂNEA APRESENTA CURSO COM EDITH DERDYK “LINHAS DE HORIZONTE: ENTRE O CORPO, O OLHAR E O ESPAÇO”

A Casa Contemporânea apresenta o Curso com Edith Derdyk “Linhas de horizonte: entre o corpo, o olhar e o espaço”, nos dias 13, 20, 27/06 e 04/07, sempre aos sábados, das 10h às 13h.

O Curso investigará os modos de captar, registrar, se apropriar, interpretar e ressignificar poeticamente a relação entre o corpo, o olhar e o espaço, caminhando pela cidade, utilizando o desenho, a escrita, a fotografia, o vídeo como instrumentos de registros das observações oriundas destas caminhadas.

A partir destas anotações e registros, será pesquisado tanto o levantamento de uma memória – pessoal, social, histórica, coletiva - quanto o desenvolvimento de "projetos de futuro”, imaginando intervenções públicas que atualizem a "ideia de cidadania”. Também será desenvolvido cadernos e livros, que contenham todo este processo narrativo.

A abordagem de algumas questões conceituais e históricas tais como mapa X território, medidas do corpo x tempo X espaço, site specific X non-site, intervenção na paisagem, registro X imagem, ação X caderno de viagem, Land Art, Land Walk, Arte Conceitual serão apresentadas com base na produção de artistas (entre outros Richard Long, Hamish Fulton, James Turrell, Robert Smithson, Dennis Oppenheim, Michael Heizer, Situacionismo, Robert Morris; as experiências brasileiras do Arte_Cidade, Fronteiras, Nelson Felix, Artur Barrio, Paulo Bruscki, Helio Oiticica, 3x3), através de textos e imagens, visando gerar repertório para a pesquisa de uma poética pessoal.

SOBRE EDITH DERDYK

Edith Derdyk fez o curso de Licenciatura em Artes Plásticas pela FAAP (1977/1980).

Realizou inúmeros trabalhos gráficos como capas de livro, capas de disco e ilustrações (as capas realizadas em conjunto com o fotógrafo Gal Oppido para o grupo de música popular RUMO).

Foram editados dois audiovisuais com caráter de ensaio (fotos de Carlos Fadon e trilha original composta por Paulo Tatit). Estes foram exibidos entre 1982/1985 no MIS, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Teatro Lira Paulistana, FAU e CCSP.

Escreveu e ilustrou três livros infantis: Estória Sem Fimmm (Summus Editorial/1980), O Colecionador de Palavras e A Sombra da Sandra Assanhada (ambos editados pela Editora Salesianas / 1986 e 1987 respectivamente). Atualmente está coordenando a Coleção Siricutico com as canções do selo Palavra Cantada, editados pela Cosac&Naify.

Foram publicados dois livros teóricos de sua autoria: Formas de Pensar o Desenho e O Desenho da Figura Humana, ambos editados pela Editora Scipione, 1988 e 1989 respectivamente. Lançou o livro Linha de Costura, pela Editora Iluminuras em 1997. Produziu o livro Vão (Edição Independente/1999); O que fica do que escapa (Edição Independente/2000); Fresta e Fiação (Edição Independente/2004). Em 2001 lançou pela Editora Escuta o livro Linha de Horizonte – por uma poética do ato criador.

A Casa Contemporânea funciona na Rua Capitão Macedo, 370, Vila Mariana, em São Paulo.

SERVIÇO:

Curso com Edith Derdyk “Linhas de horizonte: entre o corpo, o olhar e o espaço”

Carga Horária: 15 horas/aula

Datas: 13,20,27/06 e 04/07 (aos sábados)

Horário: Das 10h às 13h.

Investimento: R$ 520,00 (quinhentos e vinte reais), em duas vezes ou à vista com 5% de desconto.

Descontos especiais para estudantes: informe-se pelo telefone (11) 2337-3015 ou e-mail contato@casacontemporanea370.com

Acesse:

http://www.edithderdyk.com.br/

http://casacontemporanea370.com/

Fonte: http://casacontemporanea370.com/article/linhas-de-horizonte-entre-o-corpo-o-olhar-e-o-espa.html


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem