quinta-feira, 25 de junho de 2015

2º ENCONTRO DE MULHERES JORNALISTAS DE CAMPINA GRANDE ACONTECE NESTE SÁBADO

O jornalismo digital parece apresentar mais oportunidades de trabalho atualmente do que qualquer outro meio. Essas e outras discussões serão propostas durante o 2º Encontro de Mulheres Jornalistas de Campina Grande, neste sábado (27), no auditório da Associação Campinense de Imprensa (ACI), localizada no Açude Velho. O evento terá apresentação de três casos com o tema “A Presença Feminina no Jornalismo Digital: Perspectivas, Desafios e Oportunidades”.

Haverá ainda o lançamento do livro “Cabaceiras – Cidade Turística no Cariri da Paraíba”, da jornalista Ana Cláudia Papes. As painelistas serão a professora, Adriana Alves, doutoranda em Ciência da Informação (UFPB); a jornalista Simone Duarte, do blog Jornalismo sem Censura e a jornalista Dessana Araújo, da TV Esporte Interativo. A ACI preparou também uma homenagem para dez jornalistas (duas “in memoriam”). Também serão exibidas imagens do território do Cariri, produzidas pela jornalista Valdívia Costa e pelo foto jornalista Antônio Ronaldo.

Reportando fatos ou opinando, fotografando ou filmando, a mulher jornalista ganha, cada vez mais, espaço na internet. Mas como está sendo esse trabalho atualmente? Há preconceitos, machismo e competição desleal? Ou a profissão de jornalista digital é mais desenvolvida como Home Office, o que a afasta desses preconceitos? Questões como essas, que envolvem a profissão, serão esmiuçadas por profissionais da imprensa, educadores e líderes da classe.

O presidente da ACI, Fernando Soares, disse que a proposta, deste ano, é atualizar os colegas da área quanto ao jornalismo que é mais praticado atualmente. “Ao longo dos últimos anos, as mulheres têm se destacado, cada vez mais, na imprensa campinense, ocupando com profissionalismo e competência, espaços que anteriormente eram mais reservados aos homens. Por outro lado, o que observamos é que a mulher jornalista está ocupando pouco espaço no rádio campinense e no meio digital, por isso promovemos o evento”, disse.

Já as jornalistas homenageadas representarão todas que atuaram e atuam na imprensa paraibana. A segunda edição do evento partiu novamente da ACI e contou com a colaboração coletiva de um grupo de profissionais da área que se uniu para apoiar e ampliar o evento. “Eu apoio este evento porque, durante muitos anos, nós, mulheres, fomos subjugadas nas redações machistas do século passado. Mas saímos desse paradigma machista e estamos numa nova relação com os colegas de profissão. Respeito e dignidade, nós já recebemos, além dos mesmos salários. Resta-nos reciclar e manter redes femininas”, pontuou Geneceuda Monteiro.

SOBRE

CABACEIRAS – O livro da jornalista Ana Cláudia Papes apresenta uma análise crítica sobre o turismo, tendo como objeto de estudo o município de Cabaceiras, no Cariri paraibano. Ele enfatiza que os atrativos turísticos nem sempre podem ser considerados suficientes para que a cadeia produtiva do turismo tenha sucesso. Ana Cláudia investigou o trabalho no município entre 2010 e 2011. “Nem sempre turismo promove um desenvolvimento adequado. É necessário um planejamento pensado para cada localidade. Em Cabaceiras conheci pessoas que trabalhavam ganhando meio salário mínimo”, disse. O livro foi baseado na dissertação da jornalista, do Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

PROGRAMAÇÃO
 
14h - abertura com representante da ACI, Geneceuda Monteiro;
 
14h30 - Lançamento do Livro: Cabaceiras: Cidade Turística no Cariri da Paraíba;
 
15h - Exposição “Cariri da Paraíba”: fotos dos jornalistas Valdívia Costa e Antônio Ronaldo;
 
15h30 – Palestra e Apresentação de Cases:

- Jornalista Adriana Alves – doutoranda em Ciência da Informação (UFPB);

- Jornalista e blogueira Simone Duarte – Blog Jornalismo sem Censura;

- Jornalista Dessana Araújo – TV Esporte Interativo;

16h – Homenagens às jornalistas Ionete Oliveira, Neide Nascimento, Fátima Silva, Ceiça Gomes, Edna Lúcia, Narriman Rosendo e Lourdinha Dantas. Homenagens “In Memoriam”: Águeda Cabral e Adelma Irineu;

17h - Encerramento com o presidente da ACI, Fernando Soares, e confraternização com forró e lanche regional.

SERVIÇO

Evento: 2º Encontro de Mulheres Jornalistas de Campina Grande

Quando: sábado (27)

Onde: Auditório da ACI – Açude Velho, centro.

Hora: das 14h às 17h

Foto/arte: Reprodução/divulgação.

Fonte/texto: Valdívia Costa




Nenhum comentário:

Postar um comentário