WALCYR CARRASCO ASSOPRA AS VELINHAS NESTA QUINTA-FEIRA

O autor, dramaturgo e roteirista, Walcyr Carrasco completa mais um ano de vida nesta quinta-feira, 1º de dezembro. Criador de grandes sucessos, suas obras infantojuvenis pela Editora Moderna têm encantado cada vez mais o público de diversas gerações; e suas novelas mantêm qualquer telespectador colado na telinha para acompanhar o destino de seus personagens preferidos.

Nascido em Bernardino de Campos (SP), em 1951, Walcyr cursou jornalismo na Universidade de São Paulo (USP) e construiu carreira em várias redações de jornais. Mas foi depois de ler Reinações de Narizinho, de sua grande inspiração Monteiro Lobato, que Walcyr se apaixonou pela literatura e começou a escrever suas próprias narrativas.

Hoje, muitos de seus livros infantojuvenis são usados como paradidáticos em inúmeras escolas brasileiras e o escritor já foi contemplado com a menção de “Altamente recomendável” em alguns de seus títulos pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Em comemoração ao seu aniversário, a Editora Moderna que tem parte de suas obras publicadas com exclusividade, selecionou duas obras lançadas neste ano pelo renomado autor.

Romeu e Julieta – Com tradução e adaptação de Walcyr Carrasco, o autor se manteve fiel aos acontecimentos e ao ambiente tradicional da obra construindo um livro extremamente acessível ao jovem leitor contemporâneo, que poderá se envolver tanto na leitura de um texto teatral, escrito em forma de dramaturgia, quanto na leitura de uma adaptação narrativa. Por meio desse título, é possível que os leitores adentrem na cabeça dos personagens, acessando seus mais profundos sentimentos e desenvolvendo uma forte cumplicidade com elas.

Estrelas tortas - Em sua terceira edição pela Editora Moderna, o título conta a história de Marcella, campeã de vôlei que vê sua vida se transformar depois de sofrer um trágico acidente de carro, no qual se torna deficiente física. A narrativa traz as dificuldades, o sofrimento e as conquistas da garota pelo ponto de vista das pessoas que convivem com ela. A mãe, por exemplo, se sente culpada, já que era quem estava dirigindo o veículo no momento do acidente. O pai começa a tratar a filha como se fosse um vaso de vidro que pode se quebrar e a avó é quem consegue dar forças para que a neta siga em frente e busque novas oportunidades.

Sobre a Moderna

A Moderna na área de Literatura desenvolve projetos para que o aluno-leitor – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – ative sua capacidade de compreender, analisar e refletir sobre os conteúdos estudados. Com obras de ficção, não ficção e arte, o selo disponibiliza recursos para que o professor tenha a sua disposição todas as oportunidades de ensino, tais como: um plano leitor, apresentando os níveis de dificuldade de cada livro; um projeto de leitura, sugerindo atividades criadas por especialistas; e uma assessoria pedagógica específica para a necessidade da escola. Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, a Moderna Literatura, numa iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, trouxe, com exclusividade para seu catálogo, todas as obras do renomado autor Pedro Bandeira, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil. O sucesso desta ação foi repetido com a escritora e ilustradora Eva Furnari e com o autor Walcyr Carrasco, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e adaptador de clássicos da literatura.

Foto/Crédito: Álvaro Toledo Leme

Fonte: S2Publicom

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem