BEĨ EDITORA LANÇA GUIA DE GESTÃO URBANA DE ANTHONY LING

O Censo de 2010 do Brasil mostra que 84% da população brasileira vive em cidades. Em 50 anos, as cidades brasileiras receberam cerca de 130 milhões de pessoas, o equivalente ao nascimento de uma cidade de 2,6 milhões de habitantes por ano. Essa urbanização não ocorreu, no entanto, sem problemas. A gestão das cidades permanece um desafio.

Desde sua criação, o Arq.Futuro – plataforma sobre a discussão do futuro das cidades no Brasil – tem procurado contribuir para a construção de políticas públicas consistentes e transformadoras nas cidades brasileiras. O Guia de Gestão Urbana, que está sendo lançado pela BEĨ Editora, é parte desse desejo: ele apresenta um conjunto de propostas urbanas desenvolvido por Anthony Ling, criador da publicação on-line Caos Planejado (caosplanejado.com), especializada em temas ligados à realidade das cidades brasileiras. No lançamento, Ling debaterá gestão urbana com Victor Carvalho Pinto (fundador do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico), Rodrigo Agostinho (ex-prefeito de Bauru e gerente executivo do programa de cidades e territórios do Instituto Arapyaú) e o jornalista Raul Juste Lores.

O guia apresenta uma série de regulações aplicadas no território urbano brasileiro, mostrando que muitas das premissas que as originaram não foram atendidas e trouxeram consequências negativas para o espaço urbano. O livro divide-se em duas partes. Na primeira, Espaço Privado, Anthony Ling apresenta propostas sobre potencialização do uso do solo urbano, incentivos à fachada ativa em edifícios construídos e a simplificação da aprovação de projetos.

Na seção Espaço Público, escrita em colaboração especialista em mobilidade urbana Marcos Paulo Schlickmann, discutem-se temas como a criação de espaços compartilhados, uso de pequenas praças, uniformização das calçadas, priorização de pequenas intervenções em vez de grandes obras, entre outras.

A proposta do guia é sugerir aos gestores públicos novos enfoques para o desenvolvimento sustentável das cidades. O lançamento será no dia 4 de abril, às 19 horas, no Itaú Cultural – Sala Vermelha.

SOBRE:

O AUTOR I ANTHONY LING

Arquiteto e urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Anthony Ling, fundador e editor-geral do Caos Planejado, atualmente cursa MBA na universidade de Stanford.

GUIA DE GESTÃO URBANA

Autor | Anthony Ling

1ª Edição | 2017

Edição | Português

13 x 16 cm | 116 páginas

Preço | R$ 25,00

O CAOS PLANEJADO

Caos Planejado (caosplanejado.com) é uma publicação digital sobre urbanismo que cobre temas como moradia, mobilidade e espaço público nas cidades brasileiras. Fundado em 2014 por Anthony Ling, atual editor-chefe, conta com mais de 150 artigos assinados por mais de cinquenta autores.

O objetivo do Caos Planejado é entender as causas dos problemas atuais das cidades e a direção de seu desenvolvimento, a partir da análise de projetos e regulações que historicamente agem sobre o espaço urbano, sugerindo mudanças na sua gestão e nas políticas urbanas.

A BEĨ EDITORA

A palavra BEĨ –“um pouco mais”, em tupi – define com precisão o espírito de quem busca superar limites em cada projeto que executa. Desde sua fundação, a BEĨ Editora vem se diferenciando pela originalidade das suas publicações e pela excelência de seus projetos gráficos. Além de sua atividade editorial, a BEĨ organiza as plataformas Arq.Futuro, hoje o mais significativo fórum de discussão sobre o futuro das cidades, e Por quê? – Economês em bom português, projeto voltado para a educação, discussão e divulgação de temas econômicos para o público não especializado.

O ARQ.FUTURO

Operando como uma plataforma de conteúdo, o Arq. Futuro promove o debate amplo e qualificado sobre o futuro das cidades, utilizando canais distintos e integrados. Sua proposta é levar para o público em geral informações sobre temas fundamentais do urbanismo antes restritos a acadêmicos e especialistas.

O Arq.Futuro cria e oferece um espaço de aproximação entre a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada, a fim de abrir possibilidades efetivas de melhoria da qualidade de vida de nossos centros urbanos.

SERVIÇO - LANÇAMENTO GUIA DE GESTÃO URBANA

Dia | 4 de abril de 2017

Horário |19h

Local | Itaú Cultural - Sala Vermelha

Avenida Paulista, 149 - 3o andar, São Paulo - SP - 01311-000

Na ocasião, vai acontecer um debate com Anthony Ling, Victor Carvalho Pinto (fundador do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico), Rodrigo Agostinho (ex-prefeito de Bauru e gerente executivo do programa de cidades e territórios do Instituto Arapyaú) e Raul Juste Lores (jornalista).

Reservas para o debate: goo.gl/forms/erX5v4os8BPV0Gw23

Fonte: Amanda Ambrosina - COBOGÓ RELAÇÕES PÚBLICAS

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem