ESPETÁCULO O CRISTO LAMPIÃO - UM AUTO DE PAIXÃO DE CRISTO SERÁ APRESENTADO NA PRAÇA DA PAZ NESTA QUINTA-FEIRA

Na capital paraibana O Cristo Lampião - Um Auto de Paixão de Cristo será apresentado na Praça da Paz nesta quinta-feira, 13 de abril, às 20h.

A dramaturgia O CRISTO LAMPIÃO – Um auto de Paixão de Cristo, conta uma história que se passa na cidade de Princesa Isabel, interior do Estado da Paraíba. Lampião, Maria Bonita e seu bando de cangaceiros acampam guarda nos arredores do vilarejo. A cidade pacata, como tradição de todos os anos, se prepara para a encenação da Paixão de Cristo na praça principal. De repente, o bando de Lampião invade a cena. O padre num alvoroço tenta contornar colocando o próprio Lampião para fazer o papel de Jesus, mas o cangaceiro não aceita e vira o demônio que segue Jesus até a crucificação. Entre seca, dor e miséria, a encenação chamando a atenção da plateia para uma reflexão do ser humano e suas ações diante da sociedade.

Durante a encenação, ao ar livre, vão sendo questionadas e narradas as histórias de Lampião (1897-1938), o mais famoso herói cangaceiro brasileiro, conhecido "Rei do Cangaço”, e a maior história da humanidade “A Ressurreição de Cristo”.

O Espetáculo é uma obra do Coletivo Porta Cênica, que atua com diversos cursos de Artes Cênicas, em parceria com a AMCBU – Associação dos Moradores das Comunidades Bancários e Universidade.

A dramaturgia é do Historiador e ator Marcelo Felix, com Direção de Kalline Brito, música de autoria dos compositores Mestre Fuba, Bebé de Natécio, Henrique Ornellas, Kennedy Costa/Keyller Almeida e outros. Cenografia e Figurino de Yon Pontes, Desenho e Operação de Iluminação Fabiano Diniz, contra-regra Chico Régis, gravação de áudio do Estudio SomDuMato, design gráfica Adriana Sitônio, consultor e colaborador Pedro Cândido, Voz e violão com Herbert Douglas e Renata Regina, camareira Josileide Gomes. Grupos convidados: Urso Amigo Batucada, Grupo de dança do Sesc Mulheres do Cangaço e Grupo de Xaxado Eita!

No elenco alunos do Curso Livre de Teatro do Coletivo Porta Cênica (turmas avançada e iniciantes), estudantes da graduação de Teatro da UFPB e grandes atores/atrizes profissionais da Paraíba, artistas como: Roberto Cartaxo, Omar Brito, Maria Betânia Bethy, Gilma Fárias, Sônia de Lourdes, Nathanael Alves, Gabriel Costa, Hugo Bispo, Jô Costa, Rose Cavalcanti, Wanessa Paiva, Maria do Socorro, Letícia Pereira, Flavia Espinosa, Naiara Misa, Roberto Guedes, Victor Lispector, Nyldete Xavier, Daniel Melo, Edilza Detmering, Gertrudes Cesarino e vários outros, e também grupos de folclore e dança de João Pessoa, que coletivamente acreditaram e realizam esse sonho.

Texto: Kalline Brito - Atriz e Produtora Cultural - http://kallinebrito.blogspot.com

Divulgação/reprodução: Maria Luiza Duarte de Melo

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem