BRASÍLIA NA FRENTE EM CERTIFICAÇÃO DE SEGURANÇA ALIMENTAR

A qualidade dos alimentos deixou de ser uma preocupação apenas daqueles que fiscalizam a comida que vai para as mesas. Tornou-se prioridade para restaurantes, lanchonetes, bares, buffets e outras empresas que lidam com a cozinha diariamente. Nesta quinta-feira (20/7), 31 estabelecimentos do DF receberão o Selo de Qualidade Qualifica 2017 em evento pioneiro, no SEBRAE DF, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), das 15h30 às 18h30.

O selo surgiu em 2015, com o objetivo de incentivar e valorizar as empresas de Brasília que adotam melhores práticas em segurança alimentar e vigilância sanitária. E também com a ambição de colocar os cuidados com os alimentos e a forma como eles são servidos em evidência, como ocorre em premiações sobre melhor prato, melhor petisco, melhor drinque ou melhor ambiente, para citar alguns exemplos.

Nesta 3ª edição do Prêmio Qualifica, 31 empresas receberão o selo, concedido pela Qualifica Alimentos – consultoria comandada pelas nutricionistas especialistas em Vigilância Sanitária e Controle de Alimentos, Paula Rodrigues e Thágrid Rocha – e reconhecido pela Vigilância Sanitária e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) no DF.

A Qualifica Alimentos existe desde 2011 e surgiu da demanda por serviços de atendimento e consultoria nessa área. As empresas condecoradas são aquelas que atingem pontuação superior a 9.0 em um sistema de certificação de qualidade sanitária elaborado pela própria Qualifica, em conformidade com a legislação. Entre os critérios avaliados estão temperatura, armazenamento de alimentos e técnicas de produção.

“As normas são muito rígidas e difíceis de colocar em prática, mas as empresas que chegam bem perto da excelência são premiadas. Nesta terceira edição, vimos um aumento na quantidade de ganhadores, por nosso incentivo à adequação às normas, e também pela preocupação crescente, por parte das inspeções e da própria sociedade, com a segurança dos alimentos. Esse selo representa o respeito das empresas em relação ao cliente, ao consumidor”, afirma Paula Rodrigues.

Além da cerimônia de entrega dos selos, o evento contará com a presença de representantes do SEBRAE e da Gerência de Alimentos da Vigilância Sanitária do DF, que farão palestras curtas sobre temas ligados à segurança alimentar e à importância dos cuidados com a vigilância sanitária.

Como perceber os cuidados nos estabelecimentos

A presença do Selo de Qualidade Qualifica na parede de uma empresa que lida com alimentos é um sinal de que, ali, são cumpridos mais de 90% dos critérios avaliados pelo sistema de controle de qualidade desenvolvido pela consultoria. No entanto, é possível observar fatores que mostram os cuidados, ou a falta deles, em um estabelecimento.

Ao receber o prato, por exemplo, o cliente deve ficar atento à coloração e à temperatura dos alimentos. Se as cores estiverem vivas e a comida estiver quente, ponto para a cozinha. Isso porque essas são características de uma refeição fresquinha, preparada na hora. Tal observação é muito útil, especialmente em restaurantes self-service.

Outro ponto importante é a roupa dos funcionários do local. O uniforme dos garçons deve estar impecável e, para a equipe que prepara os pratos, é necessário o uso de roupas claras, toucas e sapatos fechados, por exemplo. Na cozinha, é obrigatória a presença de itens como toalhas de mão e detergentes para os funcionários.

Além disso, a estrutura do estabelecimento deve ser muito bem higienizada e contar com elevadores “monta pratos” diferentes para os pratos que sobem (e ainda serão servidos) e que descem (a louça suja). Isso evita contaminação. As lâmpadas, por sua vez, necessitam de proteção para, no caso de acidentes, garantir que alimentos e utensílios não receberão restos de vidro.

Confira os ganhadores do Selo de Qualidade Qualifica 2017:

1. Quitutices

2. Nippon 403 Sul

3. La Fiesta Buffet

4. Jamon Jamon

5. Valentina Pizzaria Asa Sul

6. Quattro Pizza Bar

7. Brasil Vexado Conjunto Nacional

8. Brasil Vexado Brasília Shopping

9. Brasil Vezado Pátio Brasil

10. China In Box Guará

11. China In Box Taguatinga)

12. Peixe na Rede Senado Federal

13. Peixe na Rede Águas Claras

14. La Paleta

15. Bálsamo SPA

16. DNA Natural

17. Fred Restaurante

18. Naturale Produtos Naturais

19. Dona Lenha Asa Sul

20. Dona Lenha Terraço Shopping

21. Bar Brahma

22. Striker Boliche

23. Lar Assistencial Maria de Nazaré (LAMANA)

24. Restaurante Simples Assim

25. Sabor In Natura

26. Boutique do Suco

27. Norton Grill

28. Natfruit

29. Brasileirinho Comida Típica Delivery (Gama)

30. Lisboeta Comida Luso Brasileira

31. Brasília Grill.

SERVIÇO

3º Prêmio Qualifica

Nesta quinta-feira (20/7), das 15h30 às 18h30, no SEBRAE DF (Setor de Indústrias e Abastecimento, Trecho 03, Lote 1.580).

Informações: NQ Comunicação – (61) 3877-6030 / 6050

Foto: Reprodução/divulgação – Legenda: Paula Rodrigues e Thágrid Rocha - Qualifica Alimentos.

Fonte: Assessoria de Imprensa



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem