MOSTRA GRATUITA DE CINE URUGUAI EM SÃO PAULO TERÁ PRESENÇA VIP DE CESAR CHARLONE

O Consulado Geral do Uruguai em São Paulo, com a colaboração do ICAU (órgão diretor do cinema e audiovisual nacional do Uruguai) e em parceria com Instituto Cervantes, exibe a mostra gratuita de cinema uruguaio com os cinco longas-metragens mais importantes dos últimos anos.

O evento, que acontece de 21 a 25 de agosto, traz ao público paulista o charme, a delicadeza e humor dos filmes do país vizinho. Dentre os longas-metragens, estão dois do renomado diretor uruguaio, César Charlone, que abre e encerra a mostra com um debate/bate-papo com o público após a projeção de seus filmes; um de Mauro Sarser e Marcela Matta; um de Daniella Speranza, e outro de Alvaro Brechner.

César Charlone, fotografo e cineasta uruguaio radicado no Brasil há alguns anos, atuou em filmes como o Jardineiro Fiel e Ensaio sobre a Cegueira, e apresenta “El Baño Del Papa” filmado em 2007, que relata o agitado cotidiano de uma pacata cidade fronteiriça entre Brasil e Uruguai ao receber a visita do Papa. No decorrer da trama se desenrola uma serie de anedotas da população que vê a possibilidade de faturar com o importante evento. E “Artigas, La Redota” de 2011, vencedor da mostra de cinema latino do Festival de Gramado em 2012.

Em “Artigas, La Redota”, César relata uma história passada em 1884, quando o governo uruguaio encomenda a um famoso pintor um retrato do libertador José Artigas, que liderou um exército popular no interior do país. O artista utiliza um esboço de 1811, realizado pelo espião espanhol Guzmán Larra para começar sua obra. Setenta anos antes, Larra havia sido contratado para acabar com a vida de Artigas e acabou testemunhando os anseios de seus oito mil companheiros. Os destinos desses três homens se cruzam, mudando a vida de cada um deles e do povo uruguaio.

Mauro Sarser (roteirista, ator e diretor) e Marcela Matta (produtora e diretora) estreiam na mostra com “Los Modernos”, de 2016. A comédia dramática é protagonizada pelo próprio Sarser, e conta os dilemas da vida moderna de seis “trintões” que devem escolher entre ser pais, realizar-se profissionalmente ou liberar-se sexualmente. Quando os dois diretores, Mauro e Marcela, tiveram claro que queriam filmar “Los Modernos”, não pensaram muito e com o pouco recurso adquirido mostraram ao mundo que é possível fazer um filme de qualidade e efeito.

Já o filme “Rambleras”, da diretora e roteirista Daniela Speranza, lançado em 2013, mostra como três mulheres de gerações diferentes e de distintas situações sociais podem aprender umas com as outras. Daniela, nascida em Montevidéu, iniciou sua carreira em 1987 ao receber uma bolsa de estudo da Escola Internacional de Cinema e TV de Santo Antônio de los Baños, em Cuba. Desde então vem trilhando uma exitosa carreira incluindo dois prêmios outorgados pela Prefeitura de Montevidéu com a produção de “Mala Racha”.

Álvaro Brechner, diretor, produtor e roteirista nascido em Montevidéu, vem com tudo na mostra ao exibir “Mal Día Para Pescar”, o primeiro longa-metragem do diretor que foi exibido em diversos festivais de prestígio como o de Cannes. O filme relata a história de um Campeão de Luta Livre, com a carreira estagnada, que junto a seu empresário buscam realizar exibições clandestinas do esporte em pequenas cidades. Mas os acontecimentos tomam um rumo inesperado e incontrolável para os protagonistas.

A mostra acontece no Instituto Cervantes localizado na avenida Paulista. A partir das 19h e a entrada é gratuita. Para quem curte cinema a seleção de filmes uruguaios é um prato cheio de cultura e originalidade.

SOBRE

PROGRAMAÇÃO:

Sessão de abertura: 21-8 - O Banheiro do Papa (El Baño del Papa) – com a presença do diretor, César Charlone, que participará de um debate/bate-papo com o público presente após a projeção.

Direção: César Charlone, Enrique Fernández/2007/90 minutos/ 10 anos

22-8 Rambleras

Direção: Daniela Speranza/2014/93 minutos/livre

23-8 - Mau Dia para Pescar (Mal Día Para Pescar)

Direção: Alvaro Brechner/ 2009/100 minutos/14 anos

24-8 - Os modernos (Los Modernos)

Direção: Mauro Sarser / 2016/135 minutos/16 anos

25-8 Artigas, La Redota – com a presença do diretor, César Charlone, que participará de um debate/bate-papo com o público presente após a projeção.

Direção: César Charlone/2011/108 min/livre

SERVIÇOS:

Mostra de Cinema Uruguai 2017

Onde: Instituo Cervantes São Paulo

Quando: 21 a 25 de agosto

A que horas: 19h as 22h

Onde fica: Avenida Paulista, 2439

Quanto custa: é gratuito

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem