Terminam
hoje as atividades da primeira edição soteropolitana da Campus Party, uma das
maiores experiências de tecnologia e inovação do mundo, e que pela primeira vez
ocorreu em uma arena de futebol - a Arena Fonte Nova. O evento foi
uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia e só foi possível com as parcerias
firmadas com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e
com a Telebras.
“Estamos
muito felizes com o resultado do evento. Desde o primeiro dia da pré-venda de
ingressos percebemos que o evento seria um sucesso. O público de Salvador
compareceu em peso e aproveitou com entusiasmo as mais de 250 horas de
conteúdos e a internet de 20 Gbps na Arena, além das diversas e concorridas
atividades da Área Open”, avalia Tonico Novaes, diretor-geral do evento.
A presença do público na Open, área aberta ao
público, superou todas as expectativas. Mais de 80 mil pessoas passaram
pelo espaço - a expectativa inicial era de 40 mil pessoas - e puderam
interagir com uma série de simuladores, acompanhar de perto a etapa baiana do
Campeonato Brasileiro de Drones e da Olimpíada Brasileira de Robótica, além de
se divertir na Campus Kids, espaço destinado à criançada criado pela primeira
vez no evento, e no Espaço Multiuso do Governo, além de conhecer os trabalhos
acadêmicos e algumas das startups mais promissoras da região.
Na Arena, os destaques da programação foram o
cientista de dados brasileiro, Ricardo Cappra; a
diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções, Mônica Sousa,
que inspirou a famosa personagem dos quadrinhos, líder da Turma da Mônica; a
prêmio Nobel de química, Ada Yonath; o membro do Board of the Linux
Professional Institute, Jon "Maddog" Hall; a fundadora e
CEO do site de financiamento coletivo Kickante, considerado o maior de
crowdfunding da América Latina, Candice Pascoal; a pesquisadora e
especialista em biotecnologia, Priscila Monteiro Kosaka, o
Doutor em Comunicação e Campuseiro, Dado Schneider, entre outros. Também
foram expostos os hackatons, que reuniram um grande público em busca de
soluções para fomenter as iniciativas inovadoras em prol da melhoria de
políticas públicas para o bem-estar da sociedade.
Outro grande destaque que contou com palestras
tanto na Arena quanto na Área Open foi o Fórum de Universidades Empreendedoras,
cujo objetivo foi o de propor soluções para as instituições de ensino
brasileiras terem um papel de maior relevância no desenvolvimento do país. “Ao
final do evento elaboramos um memorando com soluções validadas em
universidades, escolas e comunidades e que podem ser implantadas em qualquer
lugar do Brasil. Esse memorando será divulgado em breve para a imprensa e
também nas nossas redes sociais”, explica Francesco Farruggia, presidente do
Instituto Campus Party.
A CPBA também foi marcada pelo
empreendedorismo. Quarenta startups participaram do programa Startup
& Makers, cuja proposta é impulsionar e capacitar jovens
talentos e empreendedores. Novos negócios de áreas distintas como agronegócio,
comunicação, educação, entretenimento, finanças, tecnologia, saúde e varejo
tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos, testar mercados,
aprender e ensinar para um público qualificado e ávido por curiosidades. Além
disso, receberam mentorias, coaching e puderam interagir com investidores
e diretores de grandes empresas que estiveram presentes no evento. Entre os
destaques dessa edição ficaram as empresas EveryCare, Escavador, SimplesVet
entre as selecionadas na categoria growth stage; e Vloga, Soliddarit e Safe
Drinking Water For All – SDW, na categoria early stage.
Vale destacar ainda os projetos de destaque da
Campus Future. Breu, um áudio game para deficientes visuais; Just Step, uma
solução para guiar deficientes visuais em ambientes internos; e Centro Cultural
Portátil, projeto arquitetônico de uma estrutura portátil e modular para
receber cultura em diversos formatos, foram premiados com o primeiro, segundo e
terceiro lugar, respectivamente. Os projetos Robótica Educativa e o Autastico
receberam menção honrosa.
“A Campus Party Bahia superou todas as
expectativas. Ela consolida o entendimento que ciência, tecnologia e inovação
servem a todos os públicos e a todas as idades. O evento em Salvador conseguiu
dialogar com todos os públicos de forma democrática, gerando grandes
oportunidades para o desenvolvimento de softwares, apresentando o que é
produzido no estado, e atestando que a alta tecnologia, literalmente, está
alinhada com o que o Governo da Bahia pensa, continuando a apoiar esta atividade”,
avalia o Secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Vivaldo Mendonça.
Confira
abaixo os principais números da Campus Party Bahia
- Total de campuseiros: 6.000
- Total de campuseiros: 6.000
- Barracas: 3500
mil, sendo 3000 simples e 500 duplas
- Número
de palestrantes: mais
de 300
- Número
de horas de conteúdo: 250
horas
-
Internet:
Velocidade
– 20 GBps
-
Programa Campus Future
- 20 projetos universitários selecionados para participar do programa
- Programa Startup&Makers Camp
4 eventos em um: Startup&Makers Expo, Mentorias, Palco S&M e Workshops S&M
-
Selecionados para a Campus Party Bahia: 40 startups (20 growth stage, 20
early stage)
- Mais de 45 horas de atividades
- Outros Números
Patrocinadores,
Apoiadores e Media Partners – 58 empresas
Comunidades
– 35
Jornalistas,
blogueiros e profissionais de imprensa cadastrados para cobertura – Mais de 300
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