PROJETO TRANSFORMA JOVENS DE COMUNIDADES DE NITERÓI E SÃO GONÇALO (RJ) EM COZINHEIROS INTERNACIONAIS


Os alunos do projeto social Energia do Sabor concluíram nesta terça-feira (10) o curso de formação de cozinheiro internacional. Os estudantes - jovens de comunidades de Niterói e São Gonçalo (RJ), com idades entre 18 e 25 anos - tiveram nove meses de aulas práticas em uma cozinha modelo, onde prepararam diversos pratos da gastronomia internacional, passando por técnicas europeias e asiáticas, por exemplo, além da própria cozinha brasileira. O curso incluiu ainda aulas teóricas sobre temas como mercado de trabalho, cardápio e precificação de produtos, totalizando um ano de curso. A iniciativa é uma parceria entre a Ceg, empresa do grupo Gas Natural Fenosa; e a Universidade Unilasalle.

De acordo com Fernanda Amaral, responsável pela responsabilidade social da Ceg, o projeto Energia do Sabor nasceu do programa de voluntariado da empresa e deu tão certo que, há cinco anos, é integralmente custeado pela empresa. “Desde 2013, quando formamos a primeira turma, cerca de 100 jovens concluíram o curso e 98% já estão empregados”, explica Fernanda.

A alta empregabilidade é resultado da grande demanda por profissionais qualificados em restaurantes e hotéis do Rio de Janeiro e Niterói, da qualidade do curso da Unilasalle e do empenho dos professores e alunos do projeto. “Antes mesmo da formatura, somos procurados por diversos restaurantes, já interessados em contratar os alunos”, afirma Vicente Maia, coordenador do curso na Unilasalle.

A seleção dos estudantes leva em conta a renda familiar dos alunos (até três salários mínimos), entrevista pessoal, análise de currículo e avaliação psicológica. Todos recebem vale-transporte e alimentação durante todo o período do curso.

Não faltam histórias de sucesso. Marcos Paulino, de 25 anos, é paraibano e mudou-se para o Rio há sete anos. Começou trabalhando em Niterói como faxineiro de um restaurante, mas sempre teve curiosidade sobre a cozinha e demonstrava interesse em aprender. Após ser selecionado para a turma deste ano do Energia do Sabor, foi promovido para ajudante de cozinha. Atualmente, já exerce o cargo de chef do restaurante.

As aulas também ajudam a potencializar talentos. Maiara Alves, de 26 anos e moradora de São Gonçalo, sempre gostou de comida japonesa. Decidiu então aprender a preparar os pratos por conta própria, assistindo a vídeos na internet. Após elogios dos amigos e da família, resolveu transformar o hobby em negócio e criou um serviço de delivery. Depois que foi selecionada pelo Energia do Sabor, descobriu novas técnicas e ingredientes e passou a aplicar o que aprendeu no seu negócio. Hoje, além do empreendimento ser uma das principais fontes de renda da família, Maiara também foi contratada como secretária de gastronomia do curso, responsável pela administração dos suprimentos das aulas, entre outras funções.

Fonte/Foto-reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem