Os alimentos orgânicos estão marcando uma presença
cada vez maior nos restaurantes monegascos e há um movimento crescente de novos
restaurantes especializados em gastronomia saudável. O maior exemplo é o Elsa,
localizado dentro do hotel Monte-Carlo Beach, primeiro restaurante 100%
orgânico a ganhar uma estrela Michelin, que também recebeu a certificação
Ecocert Level 3. O local, cuja filosofia culinária celebra o essencial e a
simplicidade, conseguiu tal reconhecimento depois de uma extensa pesquisa sobre
os melhores ingredientes orgânicos, seu processo delicado de cozimento e uma
parceria com 15 produtores locais. O menu saudável, colorido e que respeita os
ciclos da natureza inclui excelentes azeites de oliva, pães de farinha orgânica
preparados no local duas vezes ao dia, carne branca, aves e cordeiro de
fazendas orgânicas, além de peixes, vegetais frescos e frutas sazonais. Até
mesmo os vinhos que harmonizam com os deliciosos pratos da casa são orgânicos.
Além disso, 90% de todos os ingredientes servidos
em outros restaurantes do Monte-Carlo Beach são orgânicos. O objetivo é
torná-lo o primeiro hotel a ter um certificado de 100% orgânico em todos os
seus serviços relacionados à comida, como restaurantes, serviço de quarto, bar
e minibar.
O chef Paolo Sari, que comanda a
cozinha do Elsa, é um dos grandes pivôs do crescimento da gastronomia orgânica
em Mônaco. Rigoroso ao selecionar seus ingredientes, faz questão de saber a
origem de cada um, oferecendo uma cozinha transparente ao público. Ele é o
responsável pela organização do Festival Orgânico de Mônaco, evento no qual o
público é convidado a descobrir novos produtos e práticas ecológicas, comprar
produtos orgânicos de um mercado de produtores locais, participar de
competições de inovações ecológicas, assistir demonstrações culinárias e se
deliciar em jantares de gala. O evento envolve a participação de crianças
monegascas, que cozinham ao lado de chefs do principado e participam de
concursos culinários e competições esportivas. O festival também têm seu
viés social, destinando o dinheiro arrecadado para iniciativas em países
subdesenvolvidos, como a construção de uma escola hoteleira orgânica em
Madagascar e o treinamento de crianças e adolescentes.
Há vários outros restaurantes com propostas
saudáveis em Mônaco. O Eqvita, que tem o tenista Novak Djokovic como um dos
sócios, oferece um menu praticamente vegano, com exceção dos ovos orgânicos
servidos no café da manhã, sem glutén, lactose nem açúcar refinado. O local
promove a conexão com o que é bom e acredita no poder dos ingredientes naturais
para energizar e fortalecer. O menu sazonal é composto de ingredientes locais
frescos e muitos produtos são feitos na casa, como os pães, compotas, chutneys,
molhos, leites e queijos veganos. O L’Inattendu e o Eat Juice são outros exemplos
que oferecem raw food, comidas orgânicas e menus veganos.
Para adeptos de bebidas e drinks, a Brasserie de
Mônaco é uma cervejaria que produz cervejas com ingredientes orgânicos e é
excelente para um happy hour. Já o L’Orangerie é o primeiro licor de
laranja premium de Mônaco. Fabricada à mão, a bebida é feita com laranjas que
crescem pelas ruas do país e é totalmente natural, sem adição de produtos
químicos, corantes ou conservantes.
A cena orgânica de Mônaco não para de crescer. Há
cada vez mais restaurantes e eventos relacionados à causa no principado. Além
de oferecer uma comida mais saudável, a experiência é deliciosa e permite uma
conexão maior com a natureza e seus ciclos.
Além dos orgânicos, há
instituições envolvidas em outras causas sustentáveis. O Stars’n Bars é um
dos maiores exemplos, que oferece opções veganas e sem glúten, além de carnes e
peixes sustentáveis. O local tem uma associação sem fins lucrativos chamada
Monacology que tem o objetivo de aumentar a conscientização do público sobre o
meio ambiente. O restaurante promove workshops mensais sobre ecologia,
desenvolvimento pessoal, bem-estar e nutrição, além de workshops focados nas
crianças e jogos interativos que ensinam sobre reciclagem, energias limpas e
redução de resíduos. O local também tem uma frota de veículos elétricos e
promove a reciclagem de lixo há mais de dez anos. Além disso, 100% da energia
do restaurante é fornecida por fontes renováveis.
Políticas ambientais também são
implementadas em restaurantes. Os chefs utilizam ingredientes orgânicos de suas
próprias hortas, localizadas próximas ao principado. Isso contribui para
diminuir a emissão de CO2, gerada pelo transporte de produtos importados, e
promove a economia local. Esse sistema só traz vantagens: menos transporte,
mais sabor dos alimentos, ótimo preço e preservação do meio ambiente. Além
disso, todos os restaurantes estão alinhados à política de proteção à
biodiversidade do Príncipe Albert II e não utilizam mais o bluefin tuna,
uma espécie de peixe ameaçada, em seus menus. Diversos restaurantes também são
parceiros da campanha Mr. Goodfish que tem como objetivo
difundir o conhecimento entre consumidores e profissionais da indústria
pesqueira sobre o consumo sustentável de produtos marinhos, encorajando decisões responsáveis
e reduzindo reservas pesqueiras não sustentáveis.
Também relacionada à indústria de
alimentação e hospitalidade, a start-up Terre de Monaco está ajudando no
desenvolvimento da cena orgânica no país. Criada pela empreendedora Jessica
Sbaraglia, a empresa desenvolve hortas orgânicas nos tetos, sacadas e terraços
dos imóveis. O serviço é oferecido tanto para pessoas físicas quanto hotéis,
restaurantes e outras organizações. Foram tantas adesões que Mônaco é hoje um
dos maiores empreendimentos agrícolas urbanos privados do mundo e muitos
restaurantes já utilizam ingredientes desses jardins em seus cardápios, como o
Blue Bay, restaurante estrelado do hotel Monte-Carlo Bay.
Para saber mais sobre Mônaco,
acesse www.visitmonaco.com e o site Bureau Mundo,
escritório virtual da GVA: www.bureaumundo.com.
Sobre
Mônaco
Mônaco
é um destino divertido e moderno cheio de atrações culturais, opções esportivas
e vida noturna agitada. Para apreciadores de viagens culturais, há museus sobre
os mais diferentes e interessantes assuntos. Na lista dos principais monumentos
do país figuram a Catedral de Mônaco, o Palácio Principesco e o famoso Cassino
e Ópera de Monte-Carlo, que recebe concertos e apresentações prestigiadas. A
gastronomia também é excelente em todo o país, com mais de uma centena de
restaurantes de todos os tipos (como culinárias francesa e italiana, asiática,
orgânica e muito mais), sendo seis deles premiados com estrelas Michelin.
Mônaco também está investindo cada vez mais em iniciativas sustentáveis. Tanto
instituições governamentais como empresas privadas estão mudando suas próprias
atitudes para torná-las mais responsáveis, criando campanhas de conscientização
e promovendo e patrocinando projetos que tenham como foco a proteção do meio
ambiente e o desenvolvimento de sociedades marginalizadas.
Global Vision Access
A
Global Vision Access é uma empresa de comunicação e marketing em turismo,
reconhecida no mercado nacional e internacional. A GVA facilita a entrada e a
consolidação de destinos turísticos no mercado brasileiro, oferecendo serviços
de planejamento estratégico, marketing e relações públicas e sempre se
destacando com os projetos especiais que desenvolve. Fazem parte do portfólio
da empresa a Alitália, o Principado de Mônaco, Noruega e Ilhas Seychelles.
Também inclui-se ao portfólio da GVA parcerias estratégicas com organizações e
empresas de outras indústrias que buscam maximizar exposição, oportunidades de
negócios e retorno sobre o investimento para cada cliente.
Foto/Crédito: MONTE-CARLO Société
des Bains de Mer
Fonte: Assessoria de Imprensa
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