Eles já foram chamados
de “reis do hambúrguer”, os que “reinventaram a maneira como os curitibanos se
relacionarem com a comida de rua” ou até mesmo os caras “que mudaram o
comportamento dos curitibanos ao dividirem o mesmo espaço para comer”, entre
outros títulos que humildemente Daniel Mocellin (30) e Guilherme Requião (38)
nem gostam de reforçar. Concordando ou não, é fato que os empreendedores
curitibanos chamam a atenção com a rede Whatafuck Hamburgueria, empreendimento
que abriu as portas em maio de 2015, com foco na venda de hambúrguer e chope
artesanal, revolucionando a noite da capital paranaense.
Pouco mais de três anos
depois, a rede vende, aproximadamente, 30 mil hambúrgueres artesanais a partir
de R$ 12, nos sabores carne, vegetariano, costela e calabresa, e mais de 8 mil
litros de chope artesanal por mês na cidade de Curitiba. Isso tudo em duas
unidades que juntas somam 52m². Com os números expressivos, o Whatafuck
Hamburgueria se transformou na grande referência da gastronomia contemporânea
na capital paranaense, apostando em um conceito descolado, onde a rua é o ponto
de encontro de seu público. O faturamento mensal gira em torno de R$ 400 mil.
A história desse
empreendimento de sucesso surgiu em uma caminhada pela Avenida Vicente Machado,
uma das vias de acessos mais tradicionais de Curitiba, tomada pelo comércio e,
até então, por espaços gastronômicos com funcionamento dentro do tradicional
horário comercial. Daniel é comunicador e fazia trabalhos para Guilherme, que
tinha um empreendimento de gastronomia na cidade. Em uma conversa descontraída,
observando o comportamento do comércio da rua onde inauguraram sua primeira
loja, perceberam o potencial para o negócio.
Convencidos, deram
alguns “pulos” para levantar dinheiro para a primeira unidade do Whatafuck
Hamburgueria, capitalização que envolveu até a venda do carro de Daniel. Da
negociação do ponto a abertura da primeira loja se passaram 7 meses. O investimento
inicial foi de R$ 175 mil, quantia recuperada em apenas 2 meses após a abertura
da loja. Um verdadeiro fenômeno. Em um espaço de apenas 26m², soluções
criativas ajudaram neste sucesso imediato, como o tobogã de hambúrguer. “Como a
cozinha fica em cima e os pedidos são feitos embaixo, a gente não tinha
dinheiro para comprar um passa-carga, um pequeno elevador para descer os
pedidos, por isso, tivemos que improvisar”, explica Daniel. “Não existe
bandeja, não existe frescura, o consumidor faz o pedido, paga e espera um dos
melhores hambúrgueres da cidade chegar pelo escorregador e volta para a rua. A
loja possui mesas, mas o barato é circular pela calçada e aproveitar o agito
que vem de todos os lados”, complementa Guilherme Requião.
Para os empresários, o
segredo do sucesso está na qualidade dos produtos, além da proposta social de
levar os curitibanos para as ruas da cidade, ocupando um espaço até pouco tempo
esquecido e desvalorizado. Os hambúrgueres da casa são produzidos
artesanalmente, com receitas exclusivas, poucos minutos antes do consumo. As
características garantem o frescor e a excelência do sabor da carne. Para
harmonizar, o Whatafuck Hamburgueria oferece uma grande quantidade de chopes
locais, valorizando a produção cervejeira artesanal do Estado do Paraná, que
tem na cidade de Curitiba seu grande polo cervejeiro.
Hoje, com duas unidades
consolidadas na capital paranaense, ambas com o conceito de gastronomia de rua,
o Whatafuck Hamburgueria parte para novos voos. O primeiro deles ainda envolve
Curitiba. Nos próximos meses, a rede abrirá sua terceira loja na capital paranaense,
que vai funcionar no bairro Batel, um dos principais polos gastronômicos e de
entretenimento da cidade. Na sequência, o grande sonho: levar os sabores do
Whatafuck para São Paulo. “A ideia ainda está no papel, mas já estamos fazendo
estudos do custo inicial de todo o processo e levantamento de capital,
procurando ponto na cidade, avaliando as possibilidades”, completa Daniel.
As unidades do
Whatafuck na cidade de Curitiba ficam na Avenida Vicente Machado (nº 845) e na
Rua Coronel Dulcídio (nº 775) e funcionam nas terças, das 18h às 00h30, de
quarta a sábado, das 18h às 2h, e aos domingos, das 18h às 00h30. Os produtos
da rede estão disponíveis, também, no sistema exclusivo de delivery: o
WhataFuck In Da House. Para conhecer um pouco mais sobre o empreendimento,
acesse o site www.whatafuck.com.br ou as redes sociais oficiais da
hamburgueria.
Fonte/Foto-reprodução/divulgação:
Assessoria de Imprensa
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