Sucessor do RioContentMarket –
que se consolidou como o mais importante encontro de negócios do setor
audiovisual na América Latina ao longo de sete edições –, o Rio2C foi
concebido em 2018 com o objetivo de ampliar o escopo do antecessor,
incorporando outros segmentos com potencial para construir novas parcerias e
movimentar a indústria criativa do país. Numa iniciativa inédita no mercado
musical, os organizadores do evento, que acontece de 23 a 28 de abril,
na Cidade das Artes, criaram o PitchingShowâ,
uma adaptação do formato de sucesso das sessões de pitching de
audiovisual, onde produtores de conteúdo apresentam os seus projetos diante de
uma plateia composta por profissionais renomados com o conhecimento e a
experiência para ajudar a desenvolver e comercializá-los.
No caso da música, 16 artistas
e bandas de todo o país terão a oportunidade única de tocar suas canções frente
a frente a uma comissão formada por 18 nomes estratégicos e influentes do
segmento. O grupo traz programadores de rádio e TV, produtores,
jornalistas, curadores de festivais, além de executivos do mercado fonográfico
e do show business, todos em posições estratégicas para
impulsionar as carreiras dos contemplados. A seleção dos projetos é
realizada previamente por uma banca comandada pelo produtor e compositor Zé
Ricardo, curador de música do Rio2C, mediante inscrição gratuita no site do
evento, até o dia 21 de fevereiro.
“O PitchingShowâ do
Rio2C pretende ser uma grande porta para novos artistas. Na Comissão da Música
temos grandes profissionais do meio musical que podem mudar as vidas destes
músicos”, explica Zé Ricardo. “Acho que esse é o grande destaque da parte de
música do Rio2C, porque não há no Brasil um lugar onde o artista possa fazer
um pocket show em ótimas condições de som e palco para os
profissionais do setor que precisam saber que ele existe”, reforça.
Os pocket shows,
com duração de 30 minutos cada, serão realizados em um palco aparelhado com
equipamentos de som e luz de alta qualidade, dentro de uma sala privada, de 23
a 26 de abril. A produção do evento arca com alguns custos de logística
dos artistas que residem fora do Estado do Rio de Janeiro. A plataforma foi
responsável, na última edição, por alavancar as carreiras de alguns artistas,
como o cantor pernambucano Almério, eleito artista revelação do
Prêmio da Música Brasileira, da cantora carioca Aline Paes,
escalada para tocar no Festival de Garanhuns de 2018, e a banda Canto
Cego, que estará no Palco Favela do Rock in Rio deste ano.
Criada
exclusivamente para o Rio2C, a comissão da música é composta por Alexandre
Hovorusky (diretor de programação, Rádio Nova Brasil); André
Brasileiro(curador, Festival Internacional de Garanhuns); Bernardo
Araújo (jornalista de cultura, O Globo); Eduardo Leite (diretor
de programação, Rádio Alpha); Fabiane Pereira (apresentadora,
Rádio Sulamerica Paradiso); Fabrício Nobre (curador, Festival
Bananada); Ju Constantini (Gerente de conteúdo musical,
Multishow); Lu Araújo (curadora, Festival Mimo); Marcel
Klemm (gerente musical, TV Globo); Marcos Vica (diretor
de programação, Rádio Mix); Paulo Lima(presidente, Universal Music
Brasil); Paulo Monte (A&R, Som Livre); Pedro
Seiler (sócio-fundador, Queremos); Sergio Affonso (presidente,
Warner Music Brasil); Thales de Menezes (jornalista e crítico
de música); Zé Ricardo (curador, Rock in Rio e Rio2C).
Mais informações sobre
inscrições e regulamento em www.rio2c.com/pitching-show.
Sobre o Rio2C
O Rio2C é o maior encontro de
criatividade e inovação da América Latina. O evento se tornou referência no
mercado ao abraçar e ampliar a estrutura do RioContentMarket,
que ao longo de suas 7 edições se consolidou como principal plataforma de
debates, tendências e negócios relacionados ao segmento audiovisual. Em oito
anos, participaram do evento mais de 38 mil criadores e profissionais da
indústria criativa e de tecnologia, além de executivos de marcas,
empreendedores e investidores, além de compradores de conteúdo de mais de 36
países. Toda a comunidade de criadores que consolidou o RioContentMarket no
calendário mundial do Audiovisual se ampliou para os mercados de Inovação e
Música. Como Rio2C, o evento aumenta seu potencial de conectar os profissionais
da indústria criativa, celebrando o presente e reinventando o futuro.
Foto:
Reprodução/divulgação.
Postar um comentário