LIVRO "O FUTURO DO SECRETARIADO" DISCUTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS PROFISSIONAIS


A profissão de secretário sempre foi vista como uma função técnica, tanto que até hoje muitos recrutadores se surpreendem com candidatos que possuem a graduação em secretariado. Para aproximar esse ambiente acadêmico, profissionais da área se reuniram para escrever a obra O futuro do secretariado, publicado pela editora Literare Books International.
No livro, os autores debatem o mercado, o ambiente acadêmico, o histórico da profissão e os futuros desafios que os profissionais precisarão enfrentar. É necessário formar pessoas que pensem além, que tenham habilidades em gestão de informação e tempo, contabilidade e saibam organizar eventos. Outro ponto crucial para aqueles que almejam trabalhar como secretários de grandes executivos é o conhecimento de diversas línguas além do inglês, uma vez que este é quase uma obrigatoriedade do mercado.
O mercado para o profissional formado em secretariado é muito amplo, podendo-se atuar em empresas e fábricas dos mais variados tamanhos em todo o país. Além disso, pode-se escolher entre a carreira na área executiva, ou atuar como auxiliar administrativo e recepcionista.
Hoje, o mundo mudou e se exige mais do profissional do secretariado: muitos fazem pós-graduação, MBA e cursos de idioma. A demanda é alta, mas para se destacar é preciso cumprir muitas exigências do mercado de trabalho, que se torna cada vez mais rigoroso e busca um profissional mais completo. Por isso, se destacar no meio acadêmico é um dos caminhos para evoluir na carreira e abrir novas portas, uma vez que a maioria possui apenas cursos técnicos na área.
Outro ponto importante da obra é o debate sobre a formação dos professores atuantes no curso da graduação, a grade curricular e a produção científica na academia, que está crescendo a passos lentos.
Entre os principais temas abordados pelos autores estão:
·  A pesquisa científica no âmbito da pós-graduação stricto sensu: mapeamento de dissertações e teses sobre o secretariado;
·  Da vivência como profissional de secretariado à docência;
·  O professor como agente de comunicação na sala de aula: algumas reflexões;
·  Histórico da profissão de secretariado.

Sobre as coordenadoras
Bete D'Elia
Graduada em Português-Francês pela USP (Universidade de São Paulo). Especialização em desenvolvimento humano, pelo Psyko Universal Instituto de Desenvolvimento. É coach com formação pelo IDHL (Instituto de Desenvolvimento Humano Lippi). Palestrante e facilitadora em treinamentos, cursos e workshops. Professora de pós-graduação da Fecap, do curso de assessoria executiva. Consultora para profissionais da gestão empresarial, no setor público e privado, com destaque no segmento secretarial. Diretora Toucher Desenvolvimento Humano Ltda. Coautora do projeto premiado na CONASEC-2016, 1º lugar no voto popular, Curso Preparatório para Docência na Área de Secretariado, de 2016. Coautora do projeto premiado duplamente na CONASEC-2018, 1º lugar no júri técnico e 2º lugar no voto popular, Indicadores de Resultado para o Profissional de Secretariado. Autora e coautora de diversos livros.
Walkiria Almeida
Mestre em administração – área de concentração: gestão internacional pela ESPM. Pós-graduada em gestão empresarial pela FECAP. Graduada em Letras pela FATEMA. Conselheira do Sinsesp, gestão 2016/2020. Diretora da PhorumGroup. Professora da FMU (Laureate International Universities). Consultora da Toucher Desenvolvimento Humano. Autora do livro Competências dos profissionais de secretariado em diferentes empresas- Novas Edições Acadêmicas, 2017. Coautora do livro Excelência no secretariado, Editora SerMais, 2013. Coautora dos projetos premiados no CONASEC - Curso preparatório para docência na área de secretariado, de 2016 e Indicadores de resultados, de 2018. Coautora do Secretariado online, lançado em outubro de 2017. Autora de artigos sobre o profissional de secretariado, publicado na Revista Gesec, do Sinsesp. Facilitadora de cursos na Consultre, Esafi, Unisescon e Sieeesp.
Serviço
O futuro do secretariado: educação e profissionalismo
Coordenadoras: Bete D'Elia e Walkiria Almeida
Literare Books International – 1ª edição – 192 páginas – 2019 - R$ 39,90
Formato: 16x23 cm
ISBN 978-85-9455-174-0
Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem