PIVÔ ABRE CHAMADA PARA BOLSAS-RESIDÊNCIA DO PROGRAMA PIVÔ PESQUISA 2019


Pivô, instituição de arte contemporânea, está com a chamada aberta para duas bolsas-residência durante o terceiro ciclo do programa Pivô Pesquisa 2019. O edital de ambas as residências fica aberto do dia 3 de maio a 3 de junho de 2019. A primeira bolsa é destinada a artistas brasileiros que residam no Brasil, com exceção dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. A segunda é para artistas não-brasileiros que sejam nascidos e residam em países da América Latina.

Está incluso nas bolsas-residências do programa passagens aéreas de ida e volta (>O resultado será divulgado no dia 27 de junho. Para se inscrever, acesse o link: www.pivo.org.br/noticias/pivo-pesquisa-2019-chamada-aberta-para-bolsas-residencias/.

SOBRE:

PIVÔ

Pivô é uma associação cultural sem fins lucrativos que atua como plataforma de experimentação para artistas, curadores, pesquisadores, estudantes e público em geral. Desde 2012, o espaço vem se consolidando com um dos principais centros de exibição e produção de conteúdo em arte contemporânea da cidade. Situado no icônico edifício Copan, projetado por Oscar Niemeyer, o espaço é totalmente aberto, acessível e tem visitação gratuita.

PIVÔ PESQUISA

Pivô Pesquisa é o programa de residências da instituição. Focado principalmente na prática de ateliê e no acompanhamento de projetos, o programa tem como objetivo criar um ambiente de experimentação em que o tempo dedicado à pesquisa individual é privilegiado ao mesmo tempo em que o diálogo entre artistas, curadores e críticos é estimulado frequentemente.

Entre as atividades da residência estão:

Acompanhamento curatorial com a equipe do Pivô: a equipe curatorial do Pivô realiza visitas individuais regulares, incentivando as pesquisas, propondo reflexões e indicando referências para os residentes, bem como propiciando momentos de trocas sobre o processo e o desenvolvimento dos trabalhos.

Conversas no ateliê: conversas quinzenais em que os artistas residentes, acompanhados pela equipe curatorial apresentam e discutem seu trabalho uns com os outros.

Pivô Pesquisa convida: artistas e curadores cujas áreas de pesquisa se alinham às da instituição são convidados para conhecer a produção dos residentes em encontros individuais.

Programas públicos: atividades nas quais o público é convidado a participar, como conversas com convidados, workshops e dias de ateliê aberto.

Pivô Pesquisa visita: os residentes do Pivô Pesquisa visitam ateliês de outros artistas ou exposições, acompanhados dos curadores do Pivô. Estas visitas são uma forma de se integrar ao circuito local e entrar em contato com os processos de outros artistas e profissionais.

Blog e Canal de Vídeo: plataformas onde são publicados vídeos, entrevistas, textos, ensaios visuais e escritos produzidos pelos residentes e colaboradores convidados.

Foto/crédito: Janssem Cardoso

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem