terça-feira, 25 de junho de 2019

CHEGA AO BRASIL CELEBRADA BIOGRAFIA DE FRIEDRICH NIETZSCHE


Considerada pela crítica a melhor biografia já escrita de Friedrich Nietzsche, Eu sou dinamite! chega ao Brasil pelo selo Crítica, da Editora Planeta. Apesar de muitas de suas ideias servirem como base do pensamento ocidental, Nietzsche é um dos filósofos mais mal compreendidos da nossa história. Na obra, Sue Prideaux tira o intelectual das sombras e rumores que sempre o cercaram e o aproxima do leitor.

Especialista na vida e obra do filósofo, a escritora é também autora das premiadas biografias de August Strindberg e Edvard Munch, ambos nietzschianos apaixonados – Munch pintou O Grito depois de Strindberg apresentá-lo à obra de Nietzsche. Em Eu sou dinamite!, ela emprega o método da triangulação, mostrando o biografado pelos eventos de sua vida, sua escrita e sua obra publicada, apresenta suas nuances psicológicas e retratos das pessoas que foram importantes para ele, como a sua irmã Elisabeth, cegamente nacionalista e antissemita.

Prideaux faz um excelente trabalho explicando como a filosofia niilista de Nietzsche se desenvolveu livro após livro, revela um homem obcecado pela escrita – depois de terminar Crepúsculo dos ídolos, começou a escrever Vontade de poder na manhã seguinte. A autora também descreve com detalhes suas batalhas ao longo da vida contra fortes dores de cabeça e problemas nos olhos. Eu sou dinamite! é uma obra completa sobre um homem brilhante, complexo, excêntrico e torturado.

"A biografia pela qual Friedrich Nietzsche implorava desde o dia em que perdeu a razão e abraçou um cavalo numa praça de Turim em 1889. Prideaux apresenta-nos o mais apaixonado dos poetas-filósofos sob uma luz calma e firme, com resultados surpreendentes." - The Guardian

"Livro esplêndido. Um relato maravilhosamente escrito, e muitas vezes comovente, de uma vida dedicada à conquista da grandeza intelectual e à exploração das condições para o seu florescimento. Nietzsche ficaria orgulhoso..." - The Financial Times

"Este relato vibrante da vida de Friedrich Nietzsche é um retrato do filósofo e uma avaliação apurada de seu trabalho. Nietzsche frequentemente se preocupava que ele fosse mal interpretado; que ele era, e ainda é, mal-entendido sublinha o valor de interpretações claras como essa biografia." - The New Yorker

FICHA TÉCNICA

Título: Eu sou dinamite! - A vida de Friedrich Nietzsche

Autora: Sue Prideaux

Tradução: Claudio Carina

Páginas: 440

Preço: 99,90

Editora Planeta

Selo Crítica

SOBRE:

AUTORA

Sue Prideaux é escritora e biógrafa. Nasceu na Inglaterra e já ganhou prêmios com suas biografias, como a do pintor Edward Munch.

SELO CRÍTICA

Criado na Espanha, em 1976, o selo Crítica é conhecido pela qualidade de seus títulos na área de história, ensaios e divulgação científica. Lançado no Brasil em 2016, já publicou grandes nomes como Niall Ferguson, Noam Chomsky, Antony Beevor, Mary Beard, Andrea Wulf, Miguel Nicolelis, Richard J. Evans, Martin Gilbert e Madeleine Albright.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário