FURMIGADUB LANÇA NOVO TRABALHO EM VINIL E NAS PLATAFORMAS DIGITAIS EM SHOW NESTE SÁBADO NO TEATRO DE ARENA COM EXIBIÇÃO DE MINIDOCUMENTÁRIOS


Selecionado pelo Rumos Itaú Cultural, um dos principais programas de fomento à cultura do país, FurmigaDub e Seu Bando, do paraibano Fabiano Formiga, tem participação dos mestres da cultura popular Anita Garyballdi, Alex Madureira, Caiana dos Crioulos e Marinho. Fica disponível para o público no final de junho.

O álbum FurmigaDub e Seu Bando, mais recente trabalho do paraibano Fabiano Formiga, que mistura cultura popular nordestina com música eletrônica contemporânea, será disponibilizado nas plataformas digitais no dia 24 de junho, junto com um site criado para documentar e divulgar o trabalho do artista. O projeto, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018, tem show de lançamento marcado para o dia 29 do mesmo mês, no Teatro de Arena, em João Pessoa (PB). Começa às 20h, com a exibição de quatro minidocumentários que contam a vida, o processo criativo e a importância para a comunidade de Anita Garyballdi, Alex Madureira, Caiana dos Crioulos e Marinho – mestres que participam da apresentação. Ainda, neste ano, dia 27 de outubro, será lançado o disco em vinil com um espetáculo do músico no Itaú Cultural.

O disco foi gravado em dezembro de 2018 e teve mixagem e masterização para digital de Dudu Marote, produtor musical responsável por hits de artistas como Skank, BaianaSystem, Emicida, Rael, Pato Fu e Adriana Calcanhotto. A masterização para vinil foi realizada por Arthur Joly, compositor, produtor musical e engenheiro de som, conhecido como o mestre dos sintetizadores. À frente da Reco-Master, ele masterizou discos de artistas como Céu, Siba, Carne Doce, Elza Soares, Mano Brown e Baco Exu do Blues.

No repertório, estão canções conhecidas pelo público, como Baculejo Bar da Pólvora, de Marinho, Forró da Lomba, de Alex Madureira, e Ainda Dapadá, de Anita Garyballdi. Soletrando o Coco, também de Anita, e Tesoura e Piaba, cantadas pelo grupo de coco do quilombo Caiana dos Crioulos, com mais de 400 anos de resistência e liderado por Dona Edite, também estão na lista. Essas foram gravadas durante as filmagens dos minidocumentários.

FurmigaDub

FurmigaDub nasceu em 2009, criado por Fabiano Formiga. O artista é formado em Música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e tocou por 13 anos nas Orquestras Sinfônicas do Estado, mas se descobriu na música regional. Fundador do cocostep – desdobramento do coco, cuja célula percussiva serve de base também para o baião, para o ragga e outros gêneros
– Formiga usa seu conhecimento musical para estabelecer uma ponte entre os ritmos que cresceu ouvindo, como ciranda, caboclinho e baião, e as batidas da bass music. Além de compositor, é responsável por resgatar e gravar canções de mestres da cultura popular nunca gravados, ajudando a preservar e difundir esses trabalhos únicos da cultura brasileira.

Sobre o Rumos Itaú Cultural

Um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 64,6 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,4 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 6 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.

Nesta edição de 2017-2018, os 12.616 projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 21 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 109 projetos, contemplando todos os estados brasileiros.

SERVIÇO:

Rumos Itaú Cultural 2017-2018

FurmigaDub e Seu Bando

Dia 29 de junho (sábado)

Exibição dos minidocs

De 20h às 21h

Show

De 21h às 22h30

Classificação indicativa: 12 anos

Local: Teatro de Arena (R. Abdias Gomes de Almeida, 800 - Tambauzinho, João Pessoa – PB)

Entrada gratuita

Fonte: Assessoria de Imprensa Conteúdo Comunicação

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem