Falar de saúde masculina no geral não é algo habitual na sociedade
brasileira e quando se refere ao câncer de próstata, além de ser pouco falado,
existe um preconceito e tabus muito grandes sobre o
tema. Para tentar descomplicar essas questões e ampliar a conversa sobre a saúde masculina, o apresentador, ator e diretor, Marcelo Tas irá abordar sobre o
câncer de próstata em seu canal do Youtube, o "Descomplicado", com o
apoio da Libbs Farmacêutica. Com três episódios, o apresentador conversará com
um paciente, uma enfermeira e um médico, abordando desde apoio da família e
qualidade de vida à exames preventivos, formas de tratamento, dificuldades
durante o tratamento, vida sexual, entre outros.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que, em 2018,
surgiram 68.220 casos de câncer de próstata no Brasil, é mais gente do que cabe
no estádio Morumbi lotado. A websérie Saúde do
Homem irá trazer informações técnicas para o público entender mais do assunto,
além de conversar com um paciente para entender como os homens reagem a doença,
como isso impacta na família e como é importante o apoio de esposa e filhos.
"Infelizmente, os tabus resistem, a ignorância sobre os
cuidados e exames é grande. A situação preocupante só pode ser transformada com
informação e diálogo. Os dados são eloquentes: no ano passado surgiram quase 70
mil casos de câncer de próstata onde a principal causa de morte se deve a
diagnóstico tardio e falta de informação. Por isso, estou entusiasmado em
colaborar e aprender para compartilhar conhecimento nesta nova série", conta Marcelo Tas.
Intitulada "Põe na Mesa", a série estreia
nesta quinta-feira, dia 25 de julho (quinta-feira) com o vídeo
"Põe na Mesa dos Amigos" e recebe o
paciente Antonio Augusto da Mata, de 68 anos. Antonio descobriu o câncer de
próstata aos 55 anos e irá contar como lidou com a notícia, como foram as
conversas com amigos, esposa e filhos e como convive hoje com a doença. Já no
dia 1 de agosto, entra no ar o episódio "Põe na Mesa da
Família", com a enfermeira oncologista Verônica Moura, que tem 21
anos de experiência com pacientes de câncer e vai responder sobre a importância do apoio familiar durante o
tratamento, os efeitos dos medicamentos e qualidade de vida.
Por fim, a websérie finaliza com o episódio "Põe na Mesa
do Consultório", que vai ar no dia 08 de agosto, com o Dr.
Fernando Maluf, fundador do Instituto Vencer o Câncer, autor de dezenas de
artigos e livros, doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo, e que
atua no atendimento em oncologia no Hospital Beneficência Portuguesa. Dr. Maluf
irá falar sobre sintomas, diagnóstico, prognóstico e
a importância dos exames de rotina. Para ele, "o ditado quem procura acha,
deve ser complementado: Quem acha, cura".
Sobre:
Canal Descomplicado
Formado em Engenharia Civil na USP, Marcelo Tas é comunicador, ator, jornalista, roteirista, produtor
e diretor de TV. Com cerca de 13 milhões de seguidores, é um dos
influenciadores mais premiados do país e lançou um canal no YouTube em 2017 para,
justamente, tirar dúvidas sobre tecnologia,
ciência e variedades do público. No canal, ele responde às perguntas enviadas
nos comentários e aborda os assuntos levantados de forma divertida e bem
descomplicada.
Libbs Farmacêutica
A Libbs é uma indústria farmacêutica brasileira 100% nacional, que está no
mercado há 62 anos e conta com cerca de 2.700 colaboradores. Atualmente, ocupa
o 9º lugar no ranking de laboratórios do varejo farmacêutico nacional. A
companhia investe 10% de seu faturamento entre P&D e inovação e comercializa
cerca de 90 marcas em mais de 200 apresentações de
medicamentos, distribuídos nas seguintes especialidades: cardiovascular,
ginecologia, oncologia, dermatologia, respiratória, transplantes e sistema
nervoso central.
Foi a primeira indústria farmacêutica a implantar o Sistema Nacional de
Controle de Medicamentos (rastreabilidade). Recentemente, inaugurou sua unidade
de Biotecnologia, responsável pela produção de medicamentos biológicos
indicados para tratar câncer e doenças autoimunes, com tecnologia single-use
(produção que utiliza biorreatores com bolsas descartáveis). Por entender que
tratar da vida vai além de fabricar medicamentos, a empresa também realiza um
trabalho de responsabilidade social corporativa com o apoio a projetos
educacionais, culturais e esportivos com foco em saúde,
educação e qualidade de vida, sempre vinculados à superação de limitações. O
seu propósito é contribuir para que as pessoas alcancem uma vida plena e sua
aspiração é ser a farmacêutica brasileira mais admirada do mundo.
Foto/crédito: Rodrigo Fuzar
Fonte: Assessoria de Imprensa
Postar um comentário