Com a
popularização dos recursos tecnológicos, é comum que os nativos digitais tenham
celulares, tablets e computadores inseridos em seu dia a dia e incluí-los em
salas de aula pode dinamizar o processo de aprendizagem e trazer outros
inúmeros benefícios, principalmente para a equipe de educadores. É importante,
contudo, que fique claro que a tecnologia deve
ser usada como aliada no processo educacional, uma ferramenta a mais que o
professor tem à disposição para aumentar a motivação e o engajamento dos alunos.
O jovem adulto do século XXI é exposto a um excesso de informação e
estímulos que, ao final do dia, devido ao cansaço causado pela correria da
rotina de trabalho, já não consegue manter a motivação e sente bastante
dificuldade para reter atenção em novos dados. É preciso que o professor e a
metodologia da escola compreenda essa lacuna e proponha uma solução que vá além
do lecionar. “O equilíbrio entre a tecnologia e
a educação provoca a curiosidade e atenção dos
alunos, que, por si próprios, tendem tornar as aulas mais atrativas e,
consequentemente, com melhor produtividade”, afirma Paulo Arruda, CEO da
Park Idiomas.
A rede de franquia de escola de inglês e espanhol apostou nesse viés e
adaptou todo o material para a versão online, acessada por aplicativo no celular. A aula, aplicada
pelo educador, pode ser estudada várias vezes em casa, acelerando o resultado
final. “É possível, em sala de aula, que o foco seja a demanda real e
necessária para o aluno, enquanto em casa, com o aparato tecnológico, ele possa
reviver o conteúdo por meio dos dispositivos. O professor guia as aulas por
meio de um material 100% digital, totalmente
oral e sem a obrigatoriedade de ensinar a gramática nos primeiros módulos, já
que entendemos que o principal desejo do estudante é ter o domínio da fala
antes mesmo da gramática”, completa o executivo.
Por esta razão é essencial que o professores e diretores estejam a par
desse novos recursos disponíveis e tragam para a sala de aula as ferramentas
que melhor se adequam ao perfil e a faixa etária de seus alunos, de forma a
criar um equilíbrio entre o uso da tecnologia e
a interação, contribuindo para o aprendizado mais
eficiente. Mas vale ressaltar: essas inovações não substituem o educador e o
papel dele nesse processo é fundamental para conduzir corretamente a utilização
das novas tecnologias. E não apenas isto. É o professor que percebe as nuances
do comportamento do aluno e o quanto, naquele dia, ele conseguirá absorver o
conteúdo exposto.
SOBRE PARK IDIOMAS
A Park Idiomas é uma rede de franquias de
escolas de inglês e espanhol criada em Uberlândia, interior de Minas Gerais,
com o propósito de ser um ambiente capaz de desrracionalizar o ensino de outra
língua e tornar, dessa forma, o aprendizado mais
natural e assertivo. Em salas coloridas, descontraídas e confortáveis, o
professor guia as aulas por meio de um material 100%
digital, garantindo a fluência em 140 horas. Operando há 23 anos e no
franchising desde 2000, a rede está presente em seis estados e conta com 80
unidades. Para mais informações, acesse: https://parkidiomas.com.br/
Fonte: Assessoria de Imprensa
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