LIVRO INFANTIL BASEADO EM SÉRIE DE TV APRESENTA A VIDA DE SANTOS DUMONT


Na infância, em Ribeirão Preto - SP, o diretor e roteirista Estêvão Ciavatta ouvia as histórias de sua família de imigrantes italianos, contadas por seu avô e sua mãe, que viveram na Fazenda Dumont, sempre imaginando como teria sido a vida de Alberto Santos Dumont naquelas paisagens.

A imaginação virou trabalho. Depois de estudar por três anos a vida do inventor brasileiro, ele decidiu fazer uma série para TV e escrever o livro infantil Mais Leve que o Ar (Matrix Editora), juntando tudo que aprendeu em suas pesquisas com o que ouvia quando criança.

Mais Leve que o Ar revela um Santos Dumont curioso, atento, estudioso, apaixonado por pássaros e de personalidade divertida e responsável, sem opor estudos à diversão. Mostra também como os valores que recebeu dos pais foram tão importantes em sua formação quanto sua liberdade e imaginação para tudo que criou quando adulto. E como a infância do gênio brasileiro foi determinante para a enorme conquista da humanidade que é voar.

Além da pesquisa em diversos livros, Ciavatta conversou com pesquisadores, historiadores e familiares. Esteve nas casas da família Dumont em Ribeirão Preto (e que agora integram o município de Dumont a 20 km de Ribeirão Preto), Petrópolis e Paris.

A série que o autor dirigiu estreou em novembro na HBO, com seis episódios de 60 minutos cada.

O autor

Estevão Ciavatta é diretor, roteirista e produtor formado em Cinema e TV na Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro, e acredita que as histórias têm o poder de mobilizar pessoas e transformar realidades. Ele é sócio-fundador da Pindorama Filmes, a primeira empresa brasileira Carbono Neutro na indústria do cinema / TV e referência em questões sociais e ambientais. Ciavatta já dirigiu dezenas de programas de televisão, incluindo os premiados Brasil Legal e Central da Periferia, ambos transmitidos na TV Globo, além de filmes como os premiados Nelson Sargento no Morro Da Mangueira e Programa Casé. Para a HBO, criou, dirigiu e produziu as séries Preamar, selecionado para o Festival de Biarritz, e Santos = Dumont (ainda inédita), ambas exibidas em toda a América Latina e EUA. Estevão também liderou a campanha de crowdfunding "Dá Pé", uma das 10 maiores do Brasil, que mobiliza 7 milhões de pessoas para plantar 36 mil árvores em nascentes e matas ciliares.

Sobre a Matrix Editora

Matrix Editora possui 630 títulos publicados e faz sete novos lançamentos a cada mês. Em seu catálogo constam best-sellers como Biografia da Televisão Brasileira, Assassinato de reputações, Silvio Santos – a trajetória do mito e Bem-vindo ao inferno, e autores de destaque como Millôr Fernandes e o ator norte-americano Steve Martin.

Serviço

Mais leve que o ar – A infância de Alberto Santos Dumont

56 páginas

Fonte: Matrix Editora – Assessoria de imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem