MAIOR GRAMÁTICO BRASILEIRO DA ATUALIDADE LANÇA LIVRO VOLTADO A PREPARAR CANDIDATOS PARA PROVAS QUE EXIJAM CONHECIMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA


Professor titular emérito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense, membro da Academia Brasileira de Letras e representante oficial do Brasil no novo Acordo Ortográfico, Evanildo Bechara é, sem dúvida, um dos maiores especialistas do mundo em língua portuguesa. Seus livros fazem parte das bibliografias de 10 entre 10 concursos realizados no país, com destaque para a Moderna Gramática Brasileira. Em sua nova obra, lançada pela Nova Fronteira, o mestre oferece ao público embasamento teórico para solucionar as questões das provas e ainda faz uma seleção criteriosa de exercícios para reforçar o aprendizado.

Com mais de 700 páginas, Bechara para concursos se divide em 10 temas: função sintática; classes gramaticais; orações complexas e grupos oracionais; concordância, regência e colocação; figuras de sintaxe, vícios e anomalias de linguagem; estrutura das palavras; fonemas; ortografia e novo Acordo Ortográfico; pontuação; e compreensão e interpretação de textos. Os capítulos abrangem as questões em suas variadas formas: das perguntas curtas às longas; das com conteúdo objetivo às que pressupõem interpretação de texto ou se valem de quadrinhos, charges, anúncios e ilustrações.

Ao longo da obra, Bechara comenta os gabaritos de cada exercício de forma clara e didática, com análises que vão facilitar muito a vida dos estudantes. O objetivo do autor foi abarcar todo o conteúdo normalmente cobrado pelas bancas examinadoras, seja no Enem ou no vestibular, seja em concursos públicos ou privados. E como o bom desempenho na prova não depende apenas do conhecimento da teoria, mas também da compreensão dos enunciados das questões, o autor abre o livro alertando para as armadilhas que podem ser encontradas no caminho da aprovação.

Além de ser professor da UERJ e da UFF, EVANILDO BECHARA atua nos cursos de pós--graduação e de aperfeiçoamento para professores universitários e de ensino fundamental e médio oferecidos pelo Liceu Literário Português. É membro da Academia Brasileira de Filologia, sócio correspondente da Academia de Ciências de Lisboa, Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra e membro da ABL. Em 2018, o Instituto de Letras da UERJ aprovou a criação da Cátedra Evanildo Bechara, para promover eventos sobre Língua Portuguesa e estudos linguísticos no Brasil e no exterior.

Fonte: Imprensa Nova Fronteira/Ediouro Publicações

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem