LANÇAMENTO NOVA FRONTEIRA - "SIMONE DE BEAUVOIR: A BIOGRAFIA", DE HUGETTE BOUCHARDEAU


Filósofa, escritora e ícone do movimento feminista, Simone de Beauvoir deixou seu nome marcado entre os dos grandes pensadores do século XX e legou às mulheres ensinamentos que, ainda hoje, precisam ser ouvidos. Em Simone de Beauvoir: a biografia, livro lançado agora pela Nova Fronteira, casa editorial da autora francesa no Brasil, Huguette Bouchardeau faz um retrato completo dessa personagem fascinante, convidando leitores e leitoras a conhecê-la em toda a sua complexidade.

Fugindo do formato das biografias mais tradicionais, Bouchardeau abre cada capítulo da obra com um episódio de destaque da trajetória de Simone. Estão lá relatados, por exemplo, o dia em que a ela, ainda adolescente, diz à sua conservadora família que não frequentará mais a missa; o momento em que descobre que Jean-Paul Sartre, seu grande companheiro, voltou da guerra; a felicidade da compra do primeiro carro.

A essas histórias, selecionadas com esmero, a biógrafa vai costurando outras, até formar um panorama detalhado de determinada época da vida da filósofa. “Basta decifrar esses eventos minúsculos para que apareçam (...) os acontecimentos marcantes, os encontros emocionantes, as conversas mantidas, as rupturas que machucaram”, diz Bouchardeau sobre sua abordagem.

Das páginas do livro é possível ver surgir então a figura enérgica e apaixonada de Simone de Beauvoir, uma mulher que fez de tudo para fugir da estreiteza do seu ambiente e se libertar dos tabus sociais. A edição conta com um caderno especial com fotos de diversas fases da vida da famosa autora.

HUGUETTE BOUCHARDEAU nasceu em 1º de junho de 1945, em Saint-Étienne, na França. Formada em filosofia pela Universidade de Lyon, é política, editora e escritora.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem