segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

12˚CINEFOOT-FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL ACONTECE ATÉ 9 DE DEZEMBRO

 

CINEFOOT, único festival de cinema de futebol do Brasil e pioneiro na América Latina, realiza a 12ª edição até 9 de dezembro, no formato on-line, com acesso inteiramente gratuito para todo o território brasileiro, na plataforma INNSAEI.TV.

O CINEFOOT entra em campo para anunciar a relação de convocados para as mostras competitivas e informativas especiais que irão compor esta edição número 12.

Dos 72 títulos que integram a programação geral, 50 filmes são brasileiros e 22 internacionais oriundos da França, Portugal, Espanha, Reino Unido, Turquia, Itália, Egito, Chile, Rússia, Estados Unidos, Colômbia, México, além de quatro coproduções: Bélgica/França, Noruega/Marrocos, Alemanha/Suíça e México/Peru.

Em 2021, o CINEFOOT inaugura dois espaços especiais de exibição na sua programação. A mostra “The Player’s Tribune em Foco” destaca uma curadoria de conteúdos originais da plataforma desenvolvida para conectar os atletas diretamente com seus fãs, de forma autêntica e original, através de depoimentos impactantes. E para atender a potente e ousada criação audiovisual de futebol produzida nas universidades, surge a “Mostra Universitária em Foco”.

Além das exibições, a programação do CINEFOOT apresenta atividades paralelas com a consagrada Mesa-Redonda, que reúne bate-papos com convidados debatendo temas em conexão com os filmes selecionados e homenagens: a trajetória do fotógrafo José Medeiros, os 10 anos de lançamento do documentário “Bahêa Minha Vida”, os 150 da criação da posição de goleiro, os 30 anos da primeira Copa do Mundo de Futebol Feminino, Torcedores & Torcedoras e Maurice Capovilla no cinema de futebol.

MASTERCLASS.

POR DENTRO DO ESQUEMA TÁTICO DO “PASSE LIVRE”.

90 MINUTOS COM OSWALDO CALDEIRA E AFONSINHO.   

O CINEFOOT-12 convida o cineasta Oswaldo Caldeira e o craque Afonsinho para um mergulho instigante no universo do documentário PASSE LIVRE, através de uma Masterclass com duração de uma partida de futebol, 90 minutos, e mediação de Celso Sabadin, jornalista e professor de Cinema.   

PARCERIA COM IMS E HOMENAGEM A JOSÉ MEDEIROS.

A edição número 12 do CINEFOOT presta homenagem especial in memoriam ao talentosíssimo fotógrafo piauiense José Medeiros, que completaria 100 anos este ano. Em parceria com o IMS-Instituto Moreira Salles, responsável pela guarda e manutenção do precioso acervo de Medeiros, os cartazes oficiais do CINEFOOT apresentam duas imagens consagradas do fotógrafo: o menino na arquibancada do Maracanã em 1950 e o goleiro na partida do Flamengo na Europa em 1951.

Os filmes vencedores do Cinefoot 12 serão definidos exclusivamente através do voto do público e anunciados na cerimônia de encerramento on-line, no dia 9/12, quinta-feira, às 19h30.

MOSTRAS COMPETITIVAS DE CURTA E LONGA-METRAGENS:

Os filmes participantes das mostras competitivas permanecerão disponíveis por 48 horas para visualização e voto do público após a estreia.   

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS: 

- ALGO MAIS QUE UMA PAIXÃO. Dir. Carlos Troncoso (Espanha);

- DAYDREAM BELIEVERS. Dir. Chris Johnson (Reino Unido);

- EM BUSCA DA HISTÓRIA DO CRUZEIRO. Dir. Gustavo Nolasco e André Amparo (Brasil);

- HISTÓRICAS. Dir. Grace Lazcano e Javiera Court (Chile);

- INVICTOS - O TÍTULO DA LUSA NA COPINHA DE 1991. Dir. Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento (Brasil);

- NEM NAS BOAS, NEM NAS MÁS. Dir. Walter Carnevale (Espanha/Argentina);

- O VICE DE OURO. Dir.  Nícollas de Oliveira (Brasil);

- RAYADOS 75. Dir. Fernando Kalife (México/Espanha)

- TIME DE FÁBRICA. Dir. Sérgio Azevedo (Brasil). 

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS:

- A GLÓRIA É DELAS. Dir. Yohana Scaranare e Angelo Martins (Brasil);

- AGORA PODEMOS MORRER EM PAZ. Dir. Arnaud Guez (Bélgica/França);

- ALEFA DAGO. Dir. Arthur Bourgogne, Antoine Brandalac e Jo Raharijim (França);

- BOLA F.C. Dir. Raúl San Roman (Espanha);

- CAMPEÃO. Dir. Hugo de la Riva (Espanha); 

- CARTA AO MAGRÃO. Dir. Pedro Asbeg (Brasil);

- CHUTEIRAS. Dir. Abdullah Sahin (Turquia); 

- DOHA. Dir. Farzad Samsami (Noruega/Marrocos);

- ERA UMA VEZ NO CAFÉ. Dir. Noha Adel (Egito);

- INTERVALO. Dir. Bernabé Rico (Espanha);

- MANOTAUROS: UMA HISTÓRIA DE RAÇA. Dir. Thalison Marques (Brasil);

- MENINAS FALAM SOBRE FUTEBOL. Dir. Paola Sorrentino (Itália);

- MOACYR BARBOSA. Dir. Emílio Domingos (Brasil);

- NA TRAVE. Dir. André Sodré (Brasil); - O GOLEIRO SOLITÁRIO. Dir. Andre Andreev (Estados Unidos);

- O JOGO. Dir. Roman Hodel (Alemanha/Suíça);

- ONDE É A PARTIDA? Dir. César Augusto Romero (Colômbia);

- O PENTA. Dir. Israel Branco (Brasil);

- UM JOGO DESCONHECIDO. Dir. Maria Inês Pedroso (Portugal);

- VÁRZEA NOSSA DE CADA DIA. Dir. Fábio Marcelino (Brasil).

Além das mostras competitivas de longas e de curtas-metragens, o festival exibirá, também, as mostras: DENTE-DE-LEITE, voltadas ao público infantojuvenil (de 3 a 9/12), ACESSIBILIDADE EM FOCO (de 3/12 a 9/12), REDAÇÃO AM  NO CINEFOOT (de 4/12 a 7/12), THE PLAYERS' TRIBUNE EM FOCO (de 4/12 a 9/12), GERALDINOS & ARQUIBALDOS EM FOCO (de 6 a 9/12), PERNAMBUCO EM FOCO (de 6 a 9/12), MUSEU DO FUTEBOL EM FOCO E MUSEU DA PELADA EM FOCO (de 6 a 9/12) e MOSTRA UNIVERSITÁRIA EM FOCO (de 7 a 9/12).

O CINEFOOT estreia no dia 7/12, terça-feira, o ciclo de Mostras-Homenagem apresentando nove filmes em cinco sessões: ZAGALLO & TELÊ 90 ANOS, PIONEIRAS DO FUTEBOL FEMININO, BAHÊA MINHA VIDA 10 ANOS, TORCEDORES & TORCEDORAS e 10 ANOS SEM ELES: PAI SANTANA & SÓCRATES.

SESSÃO DE ENCERRAMENTO: dia 9 de dezembro, às 20h

AONDE NÓS PERTENCEMOS

Curta-metragem, Reino Unido, 2021 

Dir: Michael Jon Dawson, Teri Moran e Dave Wilson

Sinopse: O clube inglês Burnley Football Club celebra o retorno dos torcedores com uma nova animação que destaca o papel fundamental dos fãs e a importância da conscientização sobre a saúde mental em tempos de pandemia.

SUBTERRÂNEOS DO FUTEBOL

Média-metragem, Brasil, 1965

Dir: Maurice Capovilla

O filme de encerramento do CINEFOOT-12 é uma homenagem a Maurice Capovilla, o primeiro cineasta homenageado da história do festival (2010), falecido em 29/05/2021. Capovilla viveu genuinamente a magia do cinema e do futebol em toda a sua trajetória, sagrando-se, inclusive, campeão pelo time juvenil do Guarani de Campinas.

Sinopse: O futebol brasileiro analisado a partir de seus subterrâneos; as práticas e o que acontece fora do campo, da festa; o torcedor de arquibancada que só deseja a vitória de seu time “pra esquecer que tem que pagar a prestação e está sem dinheiro”. Acompanha os jogadores no gramado, vai até os terrenos de periferia onde as crianças sem escola começam a se apaixonar pela prática. O futebol no Brasil como ópio do povo. É um dos quatro episódios do longa Brasil Verdade (1968).

Após o encerramento do festival, o CINEFOOT segue a com a tradicional PRORROGAÇÃO CINEFOOT na plataforma INNSAEI.TV, nos dias 10 e 11/12 com a exibição dos filmes vencedores de 2021 nas categorias: Longa-metragem, Curta-metragem, Troféu João Saldanha e concurso do Redação AM.

Programação completa: www.cinefoot.org 

Serviço: CINEFOOT 12

De 2 A 9 DE DEZEMBRO ONLINE E GRATUITO

PARA TODO O BRASIL PARA ASSISTIR, CADASTRE-SE EMWWW.INNSAEI.TV 

CONECTADOS PELA MAGIA DO CINEMA E DO FUTEBOL 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário