domingo, 2 de janeiro de 2022

EMPREENDER COM GESTÃO: A SACADA POR TRÁS DE UMA IDEIA

 

Um contingente cada vez maior de brasileiros deseja se tornar o próprio patrão. Hoje, no país, são mais pessoas envolvidas em um negócio próprio ou na criação de um do que a população com carteira assinada. Seja no empreendedorismo por oportunidade ou por necessidade – a maioria no Brasil –, a sobrevivência das empresas é questão colocada à prova todos os dias.

No livro Finanças para Empreendedores e Empresários – Como ter um negócio sustentável financeiramente, os autores Clayton Nogueira e João Paulo El Ackel indicam a gestão eficaz como condição necessária para que uma ideia ou oportunidade se firme como negócio. Segundo eles, é imprescindível levar em consideração o aspecto financeiro na hora de tomar as decisões.  

“A maior causa de mortalidade das micro e pequenas empresas é o fluxo de caixa, o que para muitos parece ser uma coisa simples, para outros é algo que nunca haviam pensado”, alerta em prefácio a empresária Luiza Helena Trajano. A presidente do conselho de administração do Magazine Luiza aponta as micro e pequenas empresas como a grande solução para o emprego no Brasil.

A abordagem do livro é prática, com exemplos numéricos e próximos das decisões diárias que os empresários se deparam. Cada capítulo é aberto com perguntas e fechado com as respostas sobre o tema abordado. Os autores, contadores por formação, partem da fase de avaliação da oportunidade e evoluem na jornada do empreendedor em todas as etapas com ênfase em finanças. Abordam também os aspectos estratégicos, mercadológicos, de produção e de recursos humanos.

O mapa de decisões financeiras, que aparece na parte central do livro, traz de forma gráfica as etapas do ciclo de negócios, desde a ideia até o painel de controle financeiro da empresa. Ao final, os autores apresentam ainda um plano de negócios, como um caso prático no qual aplicam todos os conceitos e cálculos didáticos detalhados nas cinco partes da obra.

Finanças para Empreendedores e Empresários – Como ter um negócio sustentável financeiramente é leitura indicada para aqueles que querem transformar uma ideia em um negócio sustentável, ou o empresário já estabelecido que procura melhorar a gestão financeira da sua empresa. Estudantes e profissionais também vão encontrar uma linguagem simples e sem tecnicismo sobre essa área fundamental nos negócios.

Ficha técnica
Livro: Finanças para empreendedores e empresários
Autores: Clayton Nogueira e João Paulo El Ackel
Editora: Alta Books
Preço: R$ 69,90
ISBN: 978-85-5081-343-1
Formato: 24x17 cm
Páginas: 335
Onde encontrar: Magalu | Amazon | Alta Books  

Sobre os autores:

Clayton Nogueira

Administrador de empresas, mestre em Contabilidade, possui título de MBA em Marketing e é pós-graduado em Banking e em Franchising. Como executivo financeiro, atua há mais de 30 anos em empresas multinacionais e nacionais. É conselheiro certificado pelo IBGC, Gestor certificado pela Anbima, e membro da FEA Angels.  Linkedin

João Paulo El Ackel

Contador, Pós-graduado em Controladoria e MBA executivo. Profissional de Finanças há mais de 20 anos em empresas nacionais e multinacionais, Gestor certificado pela Anbima, especialista em planejamento financeiro e tributário. Diretor de Normas Contábeis Internacionais na ANEFAC. Linkedin

Site: www.finemp.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário