COMO LIDAR COM A SEGURANÇA ALIMENTAR EM TEMPOS DE COVID-19

 

A Dra. Abinash Virk, especialista em doenças infecciosas da Mayo Clinic, diz que o risco de exposição pela comida é desconhecido, mas provavelmente muito baixo. Mas ela sugere que as pessoas lavem certos alimentos antes de consumi-los.

“O maior risco de contrair o vírus pela comida seria se você tocasse a comida que foi exposta e tocar seu rosto,” diz a Dra. Virk. “Nesse sentido é melhor lavar suas mãos antes e depois de manusear a comida e lavar frutas e vegetais com casca antes de comê-los.”

A Dra. Virk diz que o vírus somente dura em objetos, como alimentos, de um a três dias. 

Cozinhar mata o vírus

“Existe uma coisa boa sobre o vírus SARS-CoV-2,” diz a Dra. Virk. “Ele é o que nós chamamos de vírus ‘envelopado’. E um vírus envelopado é um pouco mais suscetível ao calor, branqueamento, secagem e antissépticos. É mais fácil matá-los do que alguns outros vírus. Então aquecer um vegetal ou aquecer alguma comida vai inativar o vírus.”

Lave frutas e vegetais com água e sabão

“Eu tinha um problema com comer frutas e vegetais sem lavá-los, mesmo antes da COVID-19 aparecer,” diz a Dra. Virk. “Eu preciso lavá-los cuidadosamente. Então se eu for comer uma maçã e não posso descascá-la, eu vou lavá-la com sabão e água engarrafada. Eu faço isso quando estou viajando e em casa. Eu faria isso agora mesmo. O risco é pequeno, mas você não sabe se foi manuseado por alguém que está ou não doente. Fique no lado seguro.”

A Dra. Virk diz que quando você come uma fruta que descascou, como uma banana, você não precisa lavá-la antes. Mas ela sugere que você lave as mãos antes e depois de descascar a fruta e antes de você tocar a parte comestível de dentro.

Delivery de Comida e a COVID-19

Ao pedir comida por delivery, a Dra. Virk diz para você lavar as mãos antes de tocar nas embalagens. Depois tire o conteúdo, lave suas mãos de novo e aproveite sua comida.

Veja o site dos Centros de Controle e Prevenções de Doença e o site da Organização Mundial da Saúde para atualizações adicionais sobre a COVID-19. Para mais informações e toda a nossa cobertura sobre a COVID-19, acesse a Rede de Notícias da Mayo Clinic e mayoclinic.org.

Sobre a Mayo Clinic

A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clinic e acesse Por Dentro da Mayo Clinic para obter mais informações sobre a Mayo Clinic.

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem