PRÊMIO JOVEM JORNALISTA ABRE INSCRIÇÕES PARA A 14ª EDIÇÃO

 

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão (PJJ). Em sua 14ª edição, a premiação tem como mote “os gritos que o mundo dá e que o jornalismo precisa ouvir”.

Para marcar o início do ciclo de atividades do PJJ, todas e todos os estudantes inscritos terão uma aula magna com Boaventura de Sousa Santos, professor da Universidade de Coimbra e autor renomado de trabalhos sobre globalização, sociologia do direito, epistemologia, democracia e direitos humanos.

“A ideia é que os participantes proponham reportagens sobre os temas que acreditam ser fundamentais na construção do mundo pós-pandemia”, explica Giuliano Galli, coordenador da área de Jornalismo e Liberdade de Expressão do Instituto Vladimir Herzog. “As possibilidades são muitas, as abordagens infinitas e o desafio é que as propostas de pauta identifiquem esses temas de uma forma criativa, relevante e atual.”

Ao todo, serão escolhidos 4 grupos vencedores que, além dos troféus desenhados pelo saudoso artista Elifas Andreato, também receberão microbolsas de até R$ 1.500,00 para o desenvolvimento de pautas produzidas com a mentoria de jornalistas indicados pela organização do Prêmio.

Os ganhadores participarão ainda de oficinas formativas em áudio e vídeo e poderão comparecer à roda de conversa e cerimônia de entrega dos troféus do Prêmio Vladimir Herzog, em São Paulo, com tudo pago.

É requisito da edição que 2 dos grupos premiados possuam ao menos 1 integrante que tenha sido beneficiado por políticas de inclusão (como cotas raciais ou sociais) na instituição de Ensino Superior onde está matriculado.

As inscrições podem ser feitas por meio deste formulário até o dia 19 de junho de 2022. O 14º PJJ é uma realização do Instituto Vladimir Herzog com apoio da Abraji, Ajor, Intercom, Oboré e Periferia em Movimento, além de patrocínio do Google.

Sobre o Prêmio

Idealizado em 2009, o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão tem o objetivo de oferecer aos estudantes de jornalismo a oportunidade de desenvolverem um trabalho jornalístico prático e reflexivo desde o projeto de pauta até a realização final de uma reportagem.

A iniciativa é uma homenagem ao jornalista Fernando Pacheco Jordão que sempre se preocupou com o desenvolvimento dos jovens profissionais de imprensa, e a Vladimir Herzog, cuja vida foi dedicada a promover um jornalismo de qualidade, verdadeiro e, acima de tudo, responsável.

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem