sexta-feira, 15 de julho de 2022

8º BRASÍLIA PHOTO SHOW PROMETE IMPACTAR PÚBLICO COM A PREMIAÇÃO DESTE ANO

 

O 8º Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show (BPS), conhecido popularmente como o Oscar da Fotografia, abre suas inscrições no próximo dia 30. Para a edição deste ano, os curadores esperam receber fotos de grande impacto e beleza, que tragam uma boa história por trás do clique. 

No ano passado, o festival contou com nove mil participantes e 16.400 fotos enviadas – das quais 13.732 foram aprovadas pela comissão técnica e curadoria do evento, assinada pelo fotógrafo brasiliense e um dos organizadores da mostra, Edu Vergara. Para este ano, a expectativa é ainda maior. “Esperamos que a fotografia consiga contar grandes histórias, de forma impactante, bela e clara”, afirma o curador.

Ao receber as inscrições, inicia-se o processo de curadoria das fotos. Uma comissão julgadora - formada por profissionais de relevância na área - selecionará os melhores trabalhos e a divulgação será feita no início de dezembro. Para se qualificar entre as milhares de obras inscritas, é necessário que a imagem obedeça aos princípios básicos do regulamento. Por exemplo, a foto não pode ter qualquer tipo de assinatura ou marca d'água. Também é feita uma análise se a foto fere princípios básicos do bom relacionamento social e questões da primeira fase, que estão bem definidas no regulamento. A segunda fase leva em consideração aspectos como o impacto, a beleza, a história, a parte técnica e o conjunto para classificar em torno de 2.000 fotos para uma análise mais profunda. A terceira fase define as 400 melhores fotos, as suas medalhas, estatuetas e prêmios especiais, como a foto da capa do livro.

Uma curiosidade do processo de curadoria e avaliação das obras é que boa parte dos curadores e galeristas têm seus nomes mantidos em sigilo para que possam ser poupados de assédios inoportunos e qualquer manipulação externa. Dentre os profissionais que assinam parte da curadoria, além de Vergara, estão Cléber Medeiros e Ricardo Polesso. Os demais seguem mantidos em anonimato e colaboram com o festival de forma espontânea, apontando na fase final os potenciais de cada fotografia finalista.

Para Vergara, o segredo para um bom clique é retratar com a alma. “A fotografia é uma história grande condensada em um frame. A boa fotografia consegue contar essa história grande de forma impactante, bela e clara. Evidentemente, se há um contexto iluminador por trás da foto, ele deve ser relatado para dar mais brilho à obra”, comenta o fotógrafo. 

O curador comenta ainda que a categoria Landscape tem sido a mais competitiva nas últimas edições. Ela contempla as fotos em modo paisagem. “As fotos inscritas são absurdamente fantásticas. O desafio na categoria está desde a competição em alto nível entre os participantes até a avaliação final, que é muito difícil”, detalha. A BPS tem um programa no YouTube que se chama Bola na Trave, onde são apresentadas fotos que não conseguiram ser premiadas, mas que merecem um destaque por parte dos curadores. “Muitas vezes, ficamos literalmente chocados com o nível das fotos que acabaram ficando fora porque eram muito boas. O único problema delas é que tinham outras ainda melhores”, conclui Vergara. 

Um dos maiores festivais da América Latina

Aberto a todos os fotógrafos profissionais ou não, do Brasil ou do exterior, o Brasília Photo Show é um dos maiores festivais de fotografia da América Latina. Em sete edições, mais de 35 mil fotógrafos participaram do evento, quase 80 mil fotos foram recebidas e, ao todo, sete livros foram publicados, com as fotografias vencedoras de todas as edições.

Com inscrições gratuitas que iniciam dia 30 de julho e vão até o dia 4 de setembro, no site  www.brasiliaphotoshow.com.br, o  projeto contempla quatro categorias principais e os participantes estarão ainda concorrendo às estatuetas das 22 subcategorias temáticas. Qualquer pessoa pode participar do BPS. Os vencedores serão agraciados com prêmios que somam mais de R$ 40 mil.

Sobre o Brasília Photo Show – Aberto a todos os fotógrafos profissionais ou não, do Brasil ou do exterior, brasileiros ou estrangeiros, o Brasília Photo Show é um dos maiores Festivais de Fotografia da América Latina. Em sete edições mais de 35 mil fotógrafos participaram do evento, quase 80 mil fotos foram recebidas para o festival e ao todo, sete livros foram publicados com as fotografias vencedoras de todas as edições. 

Todas as fotografias vencedoras de estatuetas, medalhas e menções são impressas no livro oficial do Festival que conta com 400 imagens premiadas. Na última edição, em 2021, o Festival teve mais de 16.400 fotos inscritas, o que foi considerado um recorde de todas as edições.


Serviço


INSCRIÇÕES PARA FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIA BPS


Data: De 30 de julho a 4 de setembro de 2022


Local: www.brasiliaphotoshow.com.br


Quanto: fotógrafos que inscreverem até 2 (duas) fotos são isentos do pagamento da inscrição. A partir da terceira foto inscrita, há cobrança de R$ 25 por imagem.


Opinião pública e curadoria técnica: até 30 de setembro


Evento de premiação: Dezembro de 2022


Foto/crédito: Anselmo Hoffmann - Legenda: Campeão Categoria Animal


Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA DF – 8º BRASÍLIA PHOTO SHOW




Nenhum comentário:

Postar um comentário