domingo, 24 de julho de 2022

FESTIVAL DE WOODSTOCK É CELEBRADO EM DOCUMENTÁRIO INÉDITO NO BRASIL

 

O lendário festival de Woodstock é tema de “Woodstock: Três Dias Que Definiram Uma Geração”, documentário inédito que chega ao Brasil através do Curta! e do Curta!On – Clube de Documentários, streaming disponível no NOW e na internet em curtaon.com.br A música, a política e o movimento hippie são ingredientes explosivos de uma verdadeira revolução cultural que se materializou numa fazenda no norte do estado de Nova York, em agosto de 1969.

No filme, dirigido por Barak Goodman (de “Scottsboro: An American Tragedy”, indicado ao Oscar de melhor documentário em 2001), tudo começa três anos antes, quando a realização do festival era apenas uma ideia. Até que uma fazenda descampada, grande o suficiente para receber uma multidão, é encontrada na cidade de Woodstock, localizada no Condado de Ulster, no estado de Nova York. Alguns outros festivais já aconteciam na época, mas nada com o tamanho e a relevância que o de Woodstock teria.

O contexto daquele momento histórico era complexo. Em 1969, em meio à Guerra Fria e, mais precisamente, à Guerra do Vietnã, jovens norte-americanos eram convocados a lutar por seu país do outro lado do mundo. No ano anterior, Martin Luther King, grande líder do Movimento dos Direitos Civis, havia sido assassinado. Além dele, outro pacifista, o senador Robert Kennedy, também fora morto a tiros. O posicionamento contra a guerra e a opressão — e a favor da paz, da liberdade e do amor — se espalha entre jovens de todo o país, que veem Woodstock como uma utopia, um local em que poderiam vivenciar seus valores e, ao mesmo tempo, disseminar uma nova consciência.

E assim aconteceu. Entre histórias dos bastidores, depoimentos de quem esteve presente, manchetes de jornal, imagens de shows — como a histórica apresentação de Jimi Hendrix —, corpos livres e muita música, o documentário vai se desenrolando cronologicamente, dedicando-se principalmente aos dias de festival. Bruno Eliard, um dos participantes de Woodstock, resume: “Estávamos compartilhando o que amamos, que é música incrível com muitos amigos”.  A estreia é na Segunda da Música, 25 de julho, às 22h.

Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:

O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV;  

O Curta!On, o novo clube de documentários do Curta!, no NOW da Claro/NET, conta com mais de 450 filmes e episódios de séries documentais, organizadas  por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço. 

A Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros.  Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional.

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.

Serviço 

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 25/07

22h – "Woodstock: Três Dias Que Definiram Uma Geração” (Documentário)
Em agosto de 1969, quase meio milhão de pessoas se reuniram em uma fazenda no norte do estado de Nova York para ouvir música. O que aconteceu nos três dias seguintes, no entanto, foi muito mais do que um show. O evento se tornaria lendário, definiria uma geração e marcaria o fim de uma das décadas mais turbulentas da história moderna. Direção: Barak Goodman. Duração: 99 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos:  26 de julho, quarta-feira, às 2h e às 16h; 27 de julho, quinta-feira, às 10h; 30 de julho, sábado, às 22h.

PROMOhttps://youtu.be/0Lofdhbwprs

Legenda: Multidão no Festival de Woodstock, em 1969 (Créditos: Divulgação / Curta!)

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário