UNIBES TEM EXPOSIÇÃO GRATUITA "OLHA PRA MIM" DO FOTÓGRAFO THIAGO SANTOS ATÉ 09/07

 


Até o dia 09 de julho, fãs de fotografia e arte poderão visitar a exposição “Olha pra Mim”, do fotógrafo Thiago Santos, na Unibes Cultural. São mais de 100 fotos em preto de branco com olhares de mulheres, homens, adultos e crianças, conhecidos e desconhecidos, que poderão ser apreciadas de quinta a domingo, das 12h às 20h.

 

A mostra, gratuita, também tem frases que convidam o visitante à reflexão, como “Quero ver-me em seus olhos”, de Francesca Cricelli, “Ver o outro é um ato revolucionário nesses tempos”, de Sonia Bridi, “Fecha os olhos. Agora abre”, de Mateus Solano, e “O que importa é que a gente reconhece e se reconhece em cada olhar. Em cada troca de olhares”, de Astrid Fontenelle e “O seu olhar melhora o meu”, de Arnaldo Antunes e Paulo Tatit.

 

Santos capturou olhares de pessoas de diferentes partes do mundo, entre eles Argentina, Belém do Pará, Espanha, França, Índia, Portugal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santa Maria (RS) e São Paulo. “Alguns sorrindo, outros cansados, uns desconfiados e até denunciando algo, mas todos mostrando suas histórias. E foi incrível poder me conectar com cada um deles, com tantos sentimentos inexplicáveis, e ter cada vez mais a certeza de que todos nós temos muito a dizer através do nosso olhar”, conta o fotógrafo pernambucano, que hoje vive em São Paulo.

 

Em um misto de contemplação e curiosidade é inevitável apreciar cada foto e tentar reconhecer de quem o olhar pertence. Mas, a proposta do fotógrafo é outra. “Optei em não revelar os nomes dos fotografados, sei que as pessoas vão reconhecer vários rapidamente, mas fica o convite de admirá-los de forma igual. Desfaça amarras e pré-conceitos e mergulhe nessas tantas janelas da alma”, sugere Santos.

 

A maioria dos olhares são de pessoas anônimas, mas entre um olhar e outro é possível identificar os de famosos como Anitta, Caetano Veloso, Criolo, Elza Soares, Ivete Sangalo, Nara Couto, Liniker, LuedjI Luna e Sabrina Sato.

 

Igualar todas as pessoas fotografadas, independente da personalidade, classe social, religião, gênero ou caráter, para mostrar que, apesar de muitas diferenças, todos são iguais. Este é o propósito do projeto que além da exposição, resultou em livro com o mesmo nome: “Olha pra mim”.

 

A exposição e o livro são realizados por meio do Programa de Ação Cultural do PROAC/ICMS – (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo.


Serviço 


Exposição Olha Pra Mim com entrada GRATUITA 


Data: até 09 de julho de 2022


De quinta a domingo, das 12h às 20h


Unibes: rua Oscar Freire, 2500 –  ao lado do Metro Sumaré - SP


Instagram: @projetoolhapramim


Fonte/Foto: Assessoria de Imprensa 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem