TAUBATÉ QUER MUNICIPALIZAR SÍTIO DE LOBATO

Há cerca de um ano e meio, o Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, localizado no Sítio do Pica-Pau Amarelo, em Taubaté, interior paulista, espera o conserto do telhado do casarão onde o escritor morou. A burocracia dos órgãos oficiais impede a recuperação da construção, que está mal conservada.

“São situações como essas que esperamos evitar com a municipalização”, afirma a coordenadora do museu, Maria Cristina Lopes. O Sítio do Pica-Pau Amarelo pertence ao Estado e é tombado como patrimônio histórico estadual e nacional.

A Câmara Municipal realizou a primeira audiência pública sobre a municipalização, com a presença de representantes dos órgãos de proteção ao patrimônio, da prefeitura e de moradores de Taubaté.

A audiência foi presidida pela diretora do Grupo Técnico do Sistema Estadual de Museus, Cecília Machado. Com a mudança, a prefeitura espera intervenções mais ágeis, sem fugir das regras do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado (Condephaat) e do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional em São Paulo (Iphan).

Outro desejo é melhorar a infra-estrutura para os visitantes e reforçar o acervo museológico. Na prática, é a prefeitura que cuida do local há cerca de 20 anos e paga as despesas de pessoal e de manutenção. O Sítio do Pica-Pau Amarelo ocupa cerca de 20 mil m² na região central de Taubaté. É o mais visitado dos museus do interior do Estado e recebeu 125 mil turistas em 2009.

No início do ano, o processo para as obras de recuperação do local foi posto em pregão eletrônico. O valor da reforma é de R$ 154 mil. As intervenções devem começar e terminar ainda neste semestre. Todo o telhado será reformado, assim como as redes elétrica e telefônica. O problema atinge salas que serviam como teatro para apresentar a obra do escritor.

Fonte Jornal da Tarde - link: http://txt.jt.com.br/editorias/2010/02/22/ger-1.94.4.20100222.19.1.xml

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem