FOI UM SUCESSO O X ENCONTRO NACIONAL DE FOLIAS DE REIS DO DISTRITO FEDERAL



As melodias arrastadas tiradas das violas caipiras se espalharam por todos os lados no X Encontro Nacional de Folias de Reis do Distrito Federal. O evento foi realizado de 29 a 31 de janeiro, no Parque de Exposições da Granja do Torto, em Brasília-DF.

Grandes nomes como Almir Sater, Pena Branca e Inezita Barroso estiveram presentes em edições anteriores do evento. Este ano, algumas das atrações ficaram por conta de Renato Teixeira, e da dupla Zé Mulato e Cassiano, que embalaram uma congregação de tradição religiosa. “Existe uma grande confusão no DF sobre o que significa a folia, não se trata só das apresentações no palco e sim da importância das trocas de devoção e tradição”, acredita o organizador, Volmi Batista.

Uma das atrações mais importantes da festa foram os Três Reis Magos, interpretados há dez anos pelos atores Valterismar Maciel, Junior Lima e Márcio Braga. “Somos devotos e abrimos todas as folias. Buscamos sempre fazer as apresentações com muita fé, buscando seguir as tradições que mesmo não estando presente oficialmente na Bíblia, fazem parte dessa festa”, conta.

Famílias completas, companheiros de fé com terços enrolados nos punhos dançam, cantam e se emocionam com cânticos que relatam a Anunciação, o Nascimento de Jesus e claro, o trajeto dos Reis Magos. Em meio a toda essa cena, muita comida típica é servida. Galinhada, pamonha, acarajé e carne de porco com mandioca são algumas das delícias que os violeiros comem no restaurante rústico do evento.

Em Brasília, a festa é realizada por migrantes de todo o país, que ajudaram a construir esta cidade. A Folia de Reis de Brasília, ao longo de uma década, vem divulgando essa festa folclórica e conquistando mais adeptos, inclusive jovens urbanos, que não tiveram a oportunidade de conhecer de perto os costumes e a cultura da zona rural.

A Folia de Reis do Distrito Federal reafirma a tradição ao envolver mestres, foliões e público no mesmo compromisso cultural. Com expressão de fé e amizade, o encontro configura participação sócio-religiosa, uma identidade local e nacional da festa. A cada encontro procura-se acrescentar às diversas localidades rurais e urbanas do DF e Entorno elementos originais para a compreensão das práticas de manifestações culturais, por meio de uma discussão sobre a cultura popular.

Os grupos começam a ensaiar em novembro e dezembro, geralmente nas casas dos mestres, onde são entoadas canções tradicionais e são acrescentados novos versos.

Muitos descrevem a Folia de Reis como uma cultura popular, que, de acordo com as especificidades da geografia brasileira, pode ser chamada de Banda de Folia de Reis, Folia de Santo Reis, Reisado, Terno de Reis, Terno de Santos Reis, Música de Folia de Reis, Caixa de Folia de Reis, Boi de Reis.

Informações e como participar no próximo ano é só entrar em contato: (61) 3347-9032

X Encontro Nacional de Folias de Reis do Distrito Federal

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem