Em terras lusitanas desde quinta
passada, Luan Santana mostrou “Viva” em Braga e Lisboa,
respectivamente dias 13 e 14. Na primeira cidade, segundo dados do contratante
Marco Polônio, a plateia foi composta por mais de 80% de portugueses. A contar
com o coro ecoado por quase dez mil pessoas no Altice Fórum, em Braga, em todas
as músicas do novo repertório como nos antigos hits, o cantor pode se sentir
consagrado também do outro lado do Atlântico.
O feito se repetiu sábado no Villa Mix Lisboa para
um público de 15 mil pessoas. Mais completo e maduro, Luan se
apresentou tocando piano, guitarra e violão. Em tempo: ele permanece no país
com a noiva Jade Magalhães.
Devido a questões técnicas e de transporte, o
cenário da turnê foi adaptado para fora do Brasil. Mas o repertório se manteve
fiel: “Quando a Bad bater”, “Choque térmico”, “Princesa não levanta”, “Meu
Investimento”, “Tática Infalível”, “Moça Chique”, “Sofrendo feito Louco”, “A
culpa é sua” e “Água com Açúcar” (do atual DVD) e ainda alguns hits de
trabalhos anteriores como “Vingança”, “Te Vivo”, “Sinais”, “Te esperando”,
“Meteoro”, “Amar não é pecado”, “A”, “Acordando o prédio” e “Boa Memória”.
No término do show em
Braga, Luan retornou ao palco envolvido pelo pedido de “bis” da
galera e, acompanhado dos fãs, cantou à capela “Quando a Bad bater”, provando
que a música mais tocada no Brasil atravessou o Atlântico.
“Navegar é preciso. Viver é preciso, já dizia o
poeta. Que saibamos usufruir da tecnologia sem sermos escravos e usar os meios
de navegação para nos conectar com o mundo, dando valor ao abraço que não se
digita”, define o cantor.
Em Portugal, Luan também fez homenagens a
grandes nomes da MPB como Zezé Di Camargo e Luciano e Fagner, em “Coração está
em Pedaços” e “Borbulhas de Amor”.
VIVA - A turnê conceito
Não poderia haver contexto mais propício que esse
para o lançamento da turnê VIVA em Portugal, a terra de onde partiram os nossos
colonizadores com o _digamos _ slogan “Navegar é preciso! ”. Com a
palavra, Luan Santana: “Vamos fazer uma analogia à época da
navegação. Eles usaram as suas ferramentas para conquistar o mundo e contribuir
para a convivência de todos os povos. Queremos este alerta: naveguem, convivam
e, depois, compartilhem para contagiar a todos”.
Assim como faz em cada trabalho desses 11 anos de
estrada, Luan seleciona um foco temático que serve de referência do
repertório ao cenário. Assim foi em O NOSSO TEMPO É HOJE (2013), ACÚSTICO e
1977. Dessa vez, a proposta vai de encontro e bebe da fonte ao que se
convencionou chamar de “CyberPunk”, expressão nascida nos anos 1970, que trata
de um futuro obscuro em que a alta tecnologia ofusca a essência humana. Filmes
como “Blade Runner”, “Minority Report” e a série “Altered Carbon” são exemplos
da estética CyberPunk, que serve de inspiração para o conceito do projeto VIVA.
A matemática do sucesso:
Para traduzir em números o artista hors concours:
Luan Santana, 28 anos, 5 milhões de CDS
vendidos, mais de 3 bilhões de visualizações no Youtube, 5 milhões de ouvintes
mensais no Spotify, 65 milhões de seguidores, sendo mais de 24M destes no
Instagram. Mais: 10 mil fã clubes no Brasil e fora dele, 86 Prêmios, nacionais
e internacionais, entre eles indicações para o Grammy Latino e artista brasileiro
favorito no Kids Choice Awards. Brasileiro que entrou mais vezes na Social 50
da Billboard como mais mencionado nas redes sociais do mundo. 1800 Shows
realizados no Brasil e no mundo como, New York, Tokyo, Lisboa, Londres,
Argentina, Paraguai... Parcerias internacionais já realizadas com Florida
Georgia Line, Maná, Enrique Iglesias e CNCO. E como a matemática, no digital,
se multiplica dia a dia, vamos citar ainda os 20 Milhões de plays somente no
Spotify com a nova música de trabalho “Quando a Bad Bater”, lançada há 2 meses.
Chegando a mais 60 milhões de visualizações. Não por acaso o slogan do projeto
é “Você será contagiado!”.
Na agenda:
21/09 São José do Rio Preto (SP)
04/10 Aracaju (SE)
11/10 Florianópolis (SC)
12/10 Curitiba (PR)
26/10 São Paulo (SP)
06/12 BH
14/12 DF
29/12 Salvador no pré Réveillon
Fonte/Foto-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa
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