Ontem Havia Coisas Estranhas no Céu, dirigido por
Bruno Risas, terá sua estreia mundial no Festival de Torino,
um dos principais festivais de cinema autoral do mundo, que acontece de 22 a 30
de novembro, na Itália. O longa, que será distribuído no Brasil
pela Sessão Vitrine, projeto de distribuição coletiva que
lança um filme por mês, com sessões diárias e ingressos de valor
reduzido, promovendo debates e maior acessibilidade aos filmes, será exibido
na Mostra Waves. Com estreia nacional prevista para o primeiro
semestre de 2020, o filme acaba de ganhar teaser e cartaz.
Produzido pela Sancho&Punta, o
longa é uma ficção que pauta o cotidiano de uma família na qual
inúmeros fatores são inquietantes: o pai fica desempregado, os integrantes
precisam voltar à velha casa, a mãe é abduzida, e a vida
continua como se nada houvesse acontecido.
“Ao longo dos nove anos do
processo de Ontem Havia Coisas Estranhas no Céu,
minha mãe frequentemente me perguntava ‘se você pode fazer um filme sobre
alguém, por que escolheu fazer sobre a gente, sobre ninguém? ’ Nunca consegui
responder. Mas, talvez tenha a ver com um desejo: esmiuçar o processo de
formação de nosso imaginário nesse país inventado, de encarar de frente as
contradições e as violências que o formam. Para isso, fazer do cinema
um ritual do cotidiano, um trabalho que coloca em questão a própria ideia de
trabalho e de como nossa sociedade se organiza. E tentar
descobrir como minha intimidade ressoa fraturas coletivas”, diz o diretor,
que faz sua estreia em longas-metragens.
A ficção venceu dois importantes
prêmios no mundo do cinema, sendo eles: melhor projeto Work
in Progress, no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
(2018), dentro da Mostra Futuro do Brasil, e melhor Work in
Progress no PuertoLab, do Festival Internacional de
Cinema de Cartagena (2019).
SINOPSE
Após meu pai ficar desempregado, a
família toda precisou voltar à velha casa na Bresser, um antigo bairro operário
de São Paulo. Minha mãe procura saídas, mas não sabe o que fazer. Minha
irmã conseguiu um emprego, mas paga muito pouco. Minha avó está ficando
demente. Ficam o dia todo em casa, brigam muito. As cachorras latem. Enquanto
isso eu os filmo. Um estranho objeto no céu abduz minha mãe.
Nossa vida continua como se nada tivesse acontecido.
FICHA TÉCNICA
Direção, roteiro e produção:
Bruno Risas
Roteiro: Julius Marcondes, Maria Clara
Escobar, Viviane Machado
Produção e produção
executiva: Julia Alves e Michael Wahrmann
Direção de produção: Felipe Santo
Direção de
fotografia e diretora assistente: Flora Dias
Elenco: Viviane Machado, Julius
Marcondes, Iza Machado, Geny Rodrigues, Bruno Risas, Flora Dias
Montagem: João Marcos de Almeida
Desenho de som: Juruna Mallon
Som direto: Fábio
Baldo e Gabriela Cunha
Música original: Juliana R.
Cartaz: Anelena Toku
Distribuidora: Vitrine Filmes
SOBRE
DIRETOR
Bruno Risas é diretor,
diretor de fotografia e produtor. É co-fundador da empresa
SANCHO&PUNTA. Como diretor de fotografia, trabalhou com nomes relevantes da
nova geração do cinema brasileiro, como Eliane Caffé, Juliana Rojas, Gustavo Vinagre e Maria
Clara Escobar. Filmes que foram exibidos em alguns dos mais importantes
festivais nacionais e internacionais. Como diretor, Bruno realizou os
curtas CAJAMAR (2013), OS CEGOS (2014) e VENTANAS DEL AYER (2013/2017),
exibidos em vários festivais pelo Brasil.
SANCHO&PUNTA
A empresa se estabelece em São Paulo em
2016, através da parceria entre as produtoras Sancho Filmes e Punta
Colorada de Cinema, com o objetivo de compartilhar uma plataforma de produção
destinada à realização de projetos independentes de diretores
brasileiros e internacionais. A Sancho Filmes foi criada em 2009
pelos cineastas Michael Wahrmann, Bruno Risas e Diogo Hayashi, com o
intuito de desenvolver e produzir seus filmes autorais. A Punta Colorada de
Cinema foi criada em 2014 pela produtora Julia Alves e a empresária
Silvia Cruz, com o objetivo de desenvolver projetos brasileiros
autorais e coproduções internacionais junto a realizadores
promissores.
Ao aliar a experiência das duas
empresas na criação, produção e distribuição de filmes
independentes e à presença no mercado internacional, a
SANCHO & PUNTA expande a diversidade de seus projetos e abre
espaço para novos encontros cinematográficos.
SESSÃO
VITRINE
Projeto de distribuição coletiva que
lança um filme por mês, com sessões diárias e ingressos de valor
reduzido, promovendo debates e maior acessibilidade aos filmes.
Realizado pela Vitrine Filmes, destaca-se por sua preocupação em fomentar a
formação de público e por uma curadoria que zela pelo fortalecimento
de um audiovisual descentralizado. São lançados pelo projeto, simultaneamente
nos cinemas e nas plataformas digitais, filmes realizados em
diferentes estados, de diversos gêneros narrativos, que apresentam temáticas
plurais e afirmativas. Dessa maneira, vem se consolidando como um
projeto que atua na construção de um cinema diversificado.
VITRINE
FILMES
Em nove anos, a Vitrine Filmes
distribuiu mais de 150 filmes. Entre seus maiores sucessos estão
"Aquarius", "O Som ao Redor" de Kleber Mendonça
Filho e "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel
Ribeiro, e “O Filmes da Minha Vida”, de Selton Mello.
Entre os documentários, a distribuidora
lançou "Divinas Divas", dirigido por Leandra Leal, o documentário
mais visto de 2017 e "O Processo", de Maria Augusta Ramos,
que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema
nacional.
Em 2019, foram
lançados no primeiro semestre “As Filhas do Fogo”, de Albertina
Carri, “Divino Amor”, dirigido por Gabriel Mascaro e mais
recentemente "Bacurau”, novo filme do diretor Kleber Mendonça
Filho e Juliano Dornelles, longa que já alcançou mais de 650.000
espectadores e “A Vida Invisível”, Karim Aïnouz,
longa selecionado para representar o Brasil no Oscar de
2020. Além disso, a Vitrine Filmes segue pelo quinto ano consecutivo com o
projeto de distribuição coletiva Sessão Vitrine, que lança um filme por mês, em
diversas cidades, com sessões diárias e ingressos de valor reduzido,
promovendo debates e maior acessibilidade aos filmes.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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