Abril é mais um mês de boas notícias para produtores de conteúdos audiovisuais brasileiros: o programa Brasil no Set vai selecionar 25 produtoras com projetos de longa-metragem ou obra seriada de live-action, animação ou híbrido, de ficção ou documentário (factual e non-scripted) para serem desenvolvidos ao longo de um ciclo de capacitações e consultorias. Ao final, cada produtora participante receberá um apoio de R$ 25 mil para o desenvolvimento da obra. O edital e formulário de inscrição estão disponíveis no site do programa, as inscrições seguem até o dia 17 de maio.
O programa Brasil no Set, uma iniciativa do Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros - ICAB com apoio da BRAVI - Brasil Audiovisual Independente e patrocínio do Amazon Studios e Prime Video, promoverá o networking entre os participantes e a indústria audiovisual brasileira ao longo de alguns encontros e na fase final, haverá um encontro com o mercado, incluindo equipes da Prime Video e Amazon Studios bem como outros players convidados.
“O Brasil no Set busca incentivar a produção local de conteúdo audiovisual, apoiando empresas de todo o país no desenvolvimento de seus projetos, descobrindo e capacitando novos talentos da indústria audiovisual brasileira. O programa contribui com o desenvolvimento e fortalecimento da indústria audiovisual nacional aprimorando a qualidade dos projetos e incentivando a produção através do desenvolvimento de showrunners, criativos e executivos de produtoras independentes de todo o país”, diz Mauro Garcia, diretor executivo do ICAB.
Até dois integrantes, sendo um/a de perfil executivo e outro/a de perfil criativo, de cada um dos projetos selecionados participarão das três etapas do programa. A primeira, “Formação”, trará workshops sobre temas relacionados à gestão executiva, controladoria e criatividade, oferecidos pelo Amazon Studios e convidados. No segundo módulo, “Desenvolvimento”, os selecionados terão consultoria especializada em desenvolvimento executivo e criação, além de participar de três masterclasses coletivas on-line. A última fase, “Apresentação”, será o momento de realizar pitches das produções e participar de encontros de negócios.
Podem participar empresas independentes de produção audiovisual de todas as regiões do Brasil. Empresas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro devem ter classificação nível I ou II, de acordo com a Instrução Normativa nº 119 da Agência Nacional do Cinema (ANCINE) para serem elegíveis ao programa. Empresas das demais unidades federativas de todo o Brasil de qualquer classificação de nível podem participar. Para saber informações sobre o programa Brasil no Set acesse o site do programa ou o site do ICAB, ou escreva para o e-mail brasilnoset@icabrasil.org.
Sobre
ICAB
O ICAB -- Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros, criado em 2014, é uma entidade voltada à capacitação, promoção, realização de fóruns de discussão e reflexão sobre a criação, a produção e a distribuição do conteúdo brasileiro, bem como sobre os hábitos de consumo audiovisual nas mais diferentes telas do Brasil e do Mundo. O ICAB promove a atualização de profissionais e estudantes do setor de audiovisual e áreas correlatas, aproximando talentos, ampliando horizontes e gerando oportunidades. Desde 2020, o Instituto foi responsável pela gestão de cinco fundos de alívio à pandemia para profissionais e empresas do setor audiovisual no Brasil, um com doações da Netflix (Fundo Emergencial de Alívio Covid-19), outro da Viacom CBS (Fundo Outubro Rosa), o da Sony Global Relief Fund (Fundo De Volta aos Sets), um realizado em parceria com o SINDCINE (Fundo de Apoio para Técnicos do Cinema de Publicidade) e o Fundo Amazon Studios e Prime Video.
Brasil Audiovisual Independente (BRAVI)
A BRAVI reúne produtoras independentes de conteúdo audiovisual para televisão e mídias digitais e possui mais de 660 associados em 21 unidades da Federação, nas cinco regiões do Brasil. Fundada em 1999, a associação atua fortemente para o desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro e representa o setor em diversos fóruns de debates públicos e privados. Com uma estrutura profissional e reconhecida representatividade nacional, a BRAVI também participa ativamente das regulamentações do mercado audiovisual, incentivando a produção e novos modelos de negócios, além de oferecer capacitação especializada ao produtor independente. Por meio de relevantes parcerias institucionais, apoia a participação do empresário brasileiro no mercado audiovisual internacional.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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