THIS IS OUR HOUSE REÚNE MÚSICA, DANÇA E HISTÓRIA DA CULTURA HOUSE EM JOÃO PESSOA

 


A Cultura House ocupou o Centro Histórico de João Pessoa na noite da última sexta-feira (7), durante a primeira edição do This Is Our House. Idealizado pelo DJ IORDZ, o evento reuniu música, dança, informação e pesquisa em uma experiência dedicada às diferentes dimensões da Cultura House.

Realizado no Centrô, o encontro contou com a discotecagem de IORDZ e DJ SUBZERO, além de uma cypher conduzida pelo House Dance PB. A programação também incorporou intervenções audiovisuais com registros históricos, referências e informações sobre a origem e a trajetória do House, desde as pistas de Chicago até sua chegada ao Brasil e à Paraíba.

A proposta foi aproximar públicos diferentes da cultura: de um lado, house dancers, DJs e pessoas que já integram a cena; de outro, quem teve ali um primeiro contato com a história, a música e a dança House.

Para o produtor cultural Pedro Pereira de Sousa Neto, responsável pela direção de produção e direção criativa, essa transversalidade foi um dos principais resultados da primeira edição. “O conceito do evento, que mescla fruição e informação sobre a Cultura House, despertou interesse de house dancers de diversas regiões e também de pessoas que não conheciam a cena e a história do House. Pra gente, isso representa um sucesso em dobro, já que proporcionamos esse ambiente agradável e seguro para quem já é da cena fruir; sem deixar de lado quem não é da cena e quer integrar ou apenas tem interesse nela.”

Segundo Pedro, a experiência também permitiu apresentar a história do movimento a partir de diferentes linguagens. “As danças foram convidativas; os DJs são carismáticos e têm uma sensibilidade de pista incrível, além de que todo o evento foi informativo, nas intervenções e nas projeções visuais, onde disparamos conceitos fundantes, figuras emblemáticas, registros históricos da gênese e da propagação do House pelo mundo, pelo Brasil e pela Paraíba. Ou seja, foi balada, foi conhecimento, foi consciência histórica... Um baita evento transversal!”

A dimensão política também esteve no centro da concepção do projeto. Nascida nas comunidades negras, periféricas, latinas e LGBTQIA+ dos Estados Unidos, a Cultura House desenvolveu-se como espaço de expressão, encontro e pertencimento para comunidades historicamente marginalizadas. “Algo de que me orgulho também é que o House nasceu nas e para as comunidades negras, periféricas, latinas e LGBTs dos EUA, como reação a grupos reacionários da época. Falar do House nos tempos de hoje, em que os fantasmas do autoritarismo permanecem rondando, é necessariamente falar em acolhimento a corpos e afetos dissidentes, assim como em resistência e pertencimento”, afirma Pedro.

Para o DJ SUBZERO, que participou da programação musical, o encontro entre música, dança e público foi um dos pontos altos da noite. “Ver as pessoas dançarem sem preocupação, se divertindo, esse é o combustível do DJ que tá conduzindo a pista. Anos de pesquisa de sons e dedicação para sentir a energia maravilhosa que vem da galera. O This Is Our House foi muito massa!”, afirma.

Integrante do House Dance PB, DJ residente do Baile Charme JP e um dos organizadores do Groove da Gota, SUBZERO também destaca a importância de criar novos espaços para a Cultura House. “Precisamos de mais espaços assim, para amantes da Cultura House. Com informação, com história, com visual, com dança. Ter esse encontro de dançarinos, conexões de corpos e muita energia.”

Para IORDZ, responsável pela concepção, direção de produção, direção criativa, discotecagem e design gráfico do projeto, a primeira edição representa o início de uma jornada que pretende continuar. “O evento foi incrível. Teve Housão!”, celebra. “É sempre muito bom tocar com SUBZERO e interagir com a galera do House Dance PB, mas agora é um ponta-pé inicial pra algo maior, algo que é nosso. O sentimento é de gratidão.”

A intenção, segundo IORDZ, é transformar o This Is Our House em um projeto periódico, ampliando sua circulação para outras cidades. “Já na expectativa pra próxima edição, com uma pesquisa ainda mais afiada e, claro, muito House. A intenção é que o This Is Our House seja periódico e que ele também aconteça em outras cidades.”

O projeto também nasce do desejo de fortalecer a cena local e criar espaços de encontro entre diferentes segmentos da cultura urbana. “É muito bom fortalecer a cena do House aqui na PB, juntamente com toda a comunidade de danças urbanas e DJs. Acho que o This Is Our House é pra criar um ambiente onde a gente pode se expressar, nos encontrar e viver o House.”

A primeira edição termina, portanto, como ponto de partida. Entre música, dança, pesquisa e pista, o This Is Our House apresentou uma proposta de celebração e difusão da Cultura House a partir da experiência de quem a vive na Paraíba.

“Este é o nosso House!”, resume IORDZ.

Redação: Pedro Pereira de Sousa Neto e Iordz

Fotos/crédito: Herison Schorr

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem