LABMODA COLOCA EM EVIDÊNCIA A MODA AUTORAL PARANAENSE

 

Qualidade, autenticidade e sustentabilidade chamaram a atenção do público na 12ª edição do LABmoda. Cerca de 3 mil pessoas prestigiaram o evento que reuniu mais de 30 marcas de moda autoral, entre 26 e 29 de outubro, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. A criatividade esteve presente nos estandes e na passarela, onde as marcas apresentaram coleções novas. A programação contou ainda com 11 shows musicais, 12 performances cênicas, 20 podcasts gravados e 3 talks. “O LABmoda representa essa relação íntima entre a arte e a moda. É um palco aberto para artistas independentes e uma vitrine para as criações paranaenses. Estamos muito felizes com o resultado dessa edição e agora já começamos a trabalhar na próxima, que será de 12 a 15 de setembro de 2024, no MON”, ressalta o diretor do evento, Rafael Perry.

Um dos momentos mais sensíveis foi a inauguração da Passarela Victor Sálvaro, em homenagem ao produtor de moda e estilista que participou de diversas edições do evento. Referência no cenário da moda curitibana, Victor Sálvaro faleceu precocemente neste ano, deixando criações que inspiram a todos. A passarela foi palco de todos os desfiles desta edição do LABmoda.

Alexandre Linhares e Thifany F. abriram a passarela da semana de moda curitibana com uma performance da marca H-AL, que provocou no público uma reflexão sobre o papel da moda no conturbado cenário mundial de guerras e incertezas. A passarela também recebeu os desfiles das marcas Noir Division (com Renata Romanó Joias e bolsas de Saulo Cesar), Luan Valloto, Microdoses, Leveza Do Ser (com bolsas e chapéus de Renata Mccartney) e Ana Silvia (com bolsas de Elyane Fiúza e joias de Vanessa Coelho). No palco, shows de Tagua Tagua, O Grilo, Rubia Divino, Peci, Lou Garcia, entre outros. Além de diversas apresentações de dança.

Na feira, mais de 30 marcas locais deram um show de sustentabilidade, inovação, empreendedorismo e autenticidade. “O consumidor está atento a essas questões e busca, cada vez mais, consumir de forma consciente. As pessoas valorizam principalmente a qualidade e o cuidado das marcas com o meio ambiente”, afirma Perry.

As marcas passaram por uma curadoria feita pela designer e professora de moda Mariah Salomão. As apresentações musicais foram selecionadas por Rodrigo Chavez, fundador do espaço Arnica Cultural. As performances cênicas e visuais tiveram curadoria da produtora cultural Cândida Monte.

Estilistas apresentaram peças que podem ser usadas no dia a dia e também são capazes de compor um visual mais sofisticado. “Oferecer roupas que proporcionam versatilidade no uso é um dos pilares da nossa marca. Além disso, a escolha da matéria prima de qualidade e o design atemporal proporcionam maior durabilidade”, diz Angélica Sanches, proprietária da Leveza do Ser.

Roupas multifuncionais foram a aposta de Luan Valloto. “Uma roupa pode ter muitas formas de se usar. Tenho opções com até 16 formas de uso. Também trabalho com o que chamamos na moda de zero waste, ou seja, usamos todo o tecido e não geramos resíduos. Todas as peças são feitas com tecidos ecológicos ou naturais, como a seda orgânica do Casulo Feliz,de Maringá. Tecidos derivados de reciclagem, desfibrilizados, fiados novamente e transformados em novos tecidos estão presentes na coleção”, destaca o estilista.

LABmoda 2023 foi apresentado pela Electrolux e Ministério da Cultura. Clique aqui para assistir ao vídeo com os melhores momentos desta edição.

Foto/Crédito: Bruno Meireles - Legenda: Desfile da marca Leveza do Ser

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem