No país, autistas integram o
grupo dos PCDs (Pessoas com Deficiência), 45,6 milhões de brasileiros que
possuem algum tipo de deficiência física, mental ou múltipla, de acordo com
dados do IBGE. Parte dessa população é economicamente ativa e apta para o
trabalho, mas carece de oportunidades que desenvolvam suas habilidades
profissionais. “Todos nós somos diferentes e únicos no nosso jeito de
ser e você é lembrado pelas suas características e ações, o que é importante”,
compartilha Julie Goldchmit, assistente de marketing da Unilever, portadora do
TEA e autora de Imperfeitos: Um relato íntimo de como a inclusão e
a diversidade podem transformar vidas e impactar o mercado de trabalho (Maquinaria
Editorial).
O livro aborda a importância e os benefícios
da inclusão de PCDs para as empresas e sociedade e os desafios para conseguir
oportunidades nessa área. A pesquisa da Korn Ferry Hay Group revelou que
colaboradores que estão inseridos em um ambiente inclusivo são 17% mais
engajados, motivados e dispostos a fazer mais do que suas obrigações, além de
conflitos entre funcionários serem reduzidos pela metade. “Em uma
organização, em que o dia a dia é voltado para metas e prazos, ter uma pessoa
que conversa de forma espontânea como a minha e que reúne pessoas de várias
posições hierárquicas torna o clima mais leve e empático”, completa Julie.
Embaixadora da inclusão onde trabalha, Julie
Goldchmit revela 5 maneiras de como empresas podem se tornar mais
diversas, gerando inovação no ambiente de trabalho. Confira:
1 - Reconhecer, respeitar e valorizar
as diferenças entre as pessoas
Incluir pessoas com deficiência no mercado de
trabalho tende a contribuir para eliminar a discriminação. A presença de
pessoas com deficiência deixa ainda mais evidente os preconceitos e barreiras
arquitetônicas, comunicacionais,tecnológicas,metodológicas e atitudinais
existentes no ambiente corporativo, gerando debates e incentivando melhorias
nesses espaços. Além disso, também ajuda a desmistificar a mentalidade de que
uma pessoa com deficiência não é capaz de trabalhar.
2 - Acolher a diversidade de forma
permanente
Não adianta apenas abrir vagas, é necessário
que as empresas realmente ofereçam um ambiente saudável para o crescimento
profissional. PCDs não querem apenas entrar nas empresas… assim como qualquer
outro funcionário, almejam oportunidades, promoções e desenvolvimento dentro
desse emprego. Programas de cooperação desenvolvem habilidades e o
reconhecimento precisa acontecer, através do alavancamento de carreira dentro
das corporações.
3- Garantir que todos possam ter as
mesmas oportunidades e condições de desenvolvimento
O primeiro ponto de atenção é conhecer a fundo
as práticas inclusivas que ajudam a proporcionar ambientes de trabalho mais
acolhedores. Também é primordial que as empresas tenham um núcleo de inclusão,
uma área que saiba olhar a pessoa de forma integral, enxergando suas
habilidades e adaptando, quando houver necessidade, processos e atividades que
serão realizadas pela pessoa com deficiência. As empresas precisam mapear todas
as barreiras e removê-las, tornando o cotidiano corporativo um ambiente
propício para a produtividade e o crescimento profissional.
4 - Ter líderes treinados e que
promovem o respeito ao próximo
Um dos desafios da gestão, principalmente na
promoção da inclusão e diversidade, é ter líderes preparados para gerenciar
conflitos e opiniões controversas, que tenham uma comunicação clara que seja
entendida por todos e que dediquem seu tempo a ensinar e orientar aqueles que
têm dificuldade. Líderes que observam a necessidade de cada profissional,
valorizam e reconhecem suas habilidades, acompanham o dia a dia desse
colaborador e extraem o melhor dele.
5 - Rever processos de recrutamento e
seleção
Não basta oferecer a vaga, é necessário que as
empresas tenham consciência de inclusão e de como isso vai impactar
positivamente suas rotinas. O setor de recrutamento e seleção precisa encarar a
contratação desses colaboradores como oportunidade de encontrar várias
respostas para uma mesma pergunta, soluções e ideias novas, baseada em vivências
e visões de mundo diferentes, que contribuem significativamente na hora de
tomar decisões, resolver dilemas e inovar um produto ou serviço.
SERVIÇO
Editora: Maquinaria Editorial
Páginas: 192
Fonte/Imagem-divulgação: Assessoria de Imprensa
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