De 30 de outubro a 2 de novembro, Maricá se tornará o epicentro da poesia mundial ao sediar a 30ª edição comemorativa do “Rio de Versos – Festival Internacional de Poesia”, um dos maiores e mais longevos encontros poéticos do mundo. O lançamento nacional será dia 21 de outubro, na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Teatro Raimundo Magalhães Jr., no Rio de Janeiro. Na noite, haverá homenagem ao cantor, compositor e pensador Jorge Mautner, que receberá a Medalha Darcy Ribeiro e fará um pocket show ao lado de Cecília Beraba. A mesa contará com Sady Bianchin e os acadêmicos Antonio Torres e Antonio Carlos Secchin. Durante o evento será anunciada toda a programação do festival e haverá um coquetel.
Realizado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobras e apoio da Prefeitura de Maricá e da Secretaria de Cultura e das Utopias, o festival reunirá poetas de 20 estados brasileiros e mais de 40 países, sendo 11 deles presentes na cidade, em uma grande celebração da palavra, da diversidade e da arte.
O festival trará Arnaldo Antunes, Antonio Carlos Secchin, Alberto Pucheu, Salgado Maranhão, Agualusa, Marcela Giannini, Miriam Alves, Tanussi Cardoso, Milton Cunha, Antonio Villeroy, Kleiton & Kledir, Moacyr Luz, George Israel, Os Camaleões, Mônica Montone, Bruna Lombardi (a confirmar), Elisa Lucinda (a confirmar) e muitos outros nomes de relevância nacional e internacional.
As apresentações acontecerão em três palcos principais, todos no Centro de Maricá:
Palco Tupi Petrobras e Palco Maricá Petrobras – Cidade da Poesia, ambos na Praça Orlando de Barros Pimentel;
Palco Mero Petrobras, no Cine Henfil (Rua Alferes Gomes, 390).
O evento também contará com exposição internacional de Poesia Visual, reunindo 30 poetas de 15 países.
Sob direção-geral de Sady Bianchin — poeta, diretor de teatro, professor universitário e atual secretário de Cultura de Maricá —, o projeto chega à sua edição histórica mantendo o compromisso com a democratização, diversidade e internacionalização da poesia, reforçando o protagonismo de Maricá como a Cidade das Utopias.
“Poesia é a expressão artística que habita o inconsciente coletivo de um povo. É uma alegria trazer o ‘Rio de Versos’ para Maricá e inaugurar aqui o primeiro Festival Internacional de Poesia do Brasil. Como dizia Mário Quintana: ‘Fora da poesia não há salvação’. Viva a poesia brasileira!”, celebra Sady Bianchin.
Fonte/Imagem-divulgação: Assessoria de Imprensa

Postar um comentário