quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

CURSO DE FORMAÇÃO E/OU PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM YOGA (MEC)



Estão abertas as inscrições para o Curso coordenado pela SPEI - Faculdades SPEI, registrado no MEC em parceria com a Unipaz Paraná - Universidade Holística Internacional, Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala e Portal do Yoga, terá início em março de 2013, com vagas limitadas.

O Yoga é uma filosofia milenar e se originou na Índia. Na sua tradição, o conhecimento do yoga era transmitido de mestre para discípulo sem que houvesse uma formação propriamente dita.

Porém, nos dias atuais, essa informalidade levou o mercado a ficar saturado de profissionais não capacitados que, além de distorcerem o real significado do yoga, podem até mesmo gerar lesões em seus alunos. 

Esse curso de formação visa aprimorar todos os aspectos que fazem parte da tradição do yoga. Desde sua filosofia até sua prática, facilitando aos participantes à compreensão dos antigos textos e todo seu imenso conhecimento, ensinando também sob o ponto de vista da ciência moderna as formas adequadas de se praticar as técnicas do yoga de maneira que seus benefícios possam ser atingidos sem colocar em risco a saúde do próprio graduando e de seus futuros alunos. 

Nos últimos anos, muito se tem discutido sobre os benefícios e malefícios da prática de yoga e também sobre como deveria ser a licenciatura para os profissionais dessa área. Cada escola, fundação ou federação parece ter uma opinião diferente e sempre a seu favor para regulamentar todo o processo de formação profissional, metodologia de aula, etc.

É claro que é importante que exista algum tipo de controle para que a tradição seja respeitada e uma técnica tão abrangente quanto essa não seja ministrada de maneira pouco adequada por pessoas não preparadas. Esse curso nasce do anseio de criar possibilidades para que mais professores bem preparados estejam aptos a ensinar o yoga de forma ao mesmo tempo respeitosa às tradições de suas raízes e aliada às facilidades oferecidas pela ciência moderna.

A base de toda a técnica e didática do curso parte de um princípio bastante simples, porém muitas vezes renegado: Seja um bom praticante antes de querer ser um bom professor. 

Durante os dez primeiros módulos do curso, os alunos terão a oportunidade de criar ou aprimorar sua prática pessoal e seu estudo sobre todos os fundamentos da tradição do yoga e sua metodologia científica. Será cobrado um avanço real e comprovado tanto pelos professores quanto pelos próprios alunos para que os últimos possam realmente validar tudo aquilo que forem usar como base para futuras aulas, pesquisas, palestras ou vivências como algo que faz parte de sua experiência pessoal.

Durante os próximos dez meses então serão abordados estudos mais detalhados dos efeitos das práticas (muitos desses já percebidos na experiência pessoal de cada aluno, mas sempre com as devidas comprovações validadas pela luz da ciência moderna), avanços específicos em termos de didática para os que se interessarem por essa área, pesquisa para aqueles que assim desejarem ou simplesmente aprimoramentos da própria prática e vivência do yoga como uma filosofia de vida.

A partir de desdobramentos desse método o curso pretende fazer com que todos os alunos (tanto os que desejarem dar aulas de yoga, quanto os que quiserem usar o yoga em pesquisas para trabalhos científicos ou aqueles que simplesmente queiram aprofundar seu conhecimento) percebam a importância de seguir esse que é o primeiro passo, mas que tem sido constantemente esquecido em detrimento de interesses mal direcionados: Praticar antes de ensinar. Quando esses futuros professores e pesquisadores desenvolverem avanços reais em sua prática pessoal, ficará bem mais fácil para eles compreenderem tanto a antiga tradição do yoga, quanto a sua aplicação no mundo atual e no campo da pesquisa, da ciência, da filosofia, da saúde e assim por diante.

METODOLOGIA

O método de trabalho visa uma abordagem teórica e prática permeada pela transdisciplinaridade, metodologia que leva o participante a praticar a integração do yoga. O yoga integra as modernas ciências com as tradições sapienciais (etnomedicina), arte e filosofia. A transdisciplinaridade estabelece um elo entre as fronteiras das diferentes áreas do conhecimento possibilitando assim a superação da visão fragmentada da realidade.

O curso é constituído de 20 seminários (módulos) presenciais de um final de semana por mês, diversas aulas online e um rico material didático para que o aluno possa estudar em sua residência. As aulas são constituídas com a intenção de criar espaços de reflexão, diálogo, criação e construção do conhecimento do yoga em nossas mentes, criando assim um verdadeiro conceito do yoga em nossa vida.

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO DE FORMAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÃO EM YOGA

Criar um entendimento adequado da forma de se praticar e transmitir o yoga como uma filosofia de vida, que se enreda por todos os campos do dia-a-dia de um praticante sincero e de um professor honesto.

Proporcionar uma educação transformadora que possibilite um novo paradigma de saúde, transformação e busca por novas percepções  de mundo e de realidade de harmonia integral. Auxiliar no desenvolvimento de valores, saberes e habilidades associadas ao respeito e a ética.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Formar profissionais das diversas áreas;

• Oferecer uma especialização de cunho teórico-prático, embasada em metodologia acadêmico-científica;

• Contribuir para a compreensão da natureza da consciência e da saúde integral;

• Vivenciar, estudar e integrar os conteúdos advindos do Yoga com os da Pesquisa Moderna da Consciência;

• Vivenciar técnicas terapêuticas eficazes para auxiliar a percepção e compreensão do novo paradigma, dos contextos, das mudanças de valores e integração de realidades;

• Conscientizar profissionais para lidar com o indivíduo em sua totalidade de ser;

• Possibilitar uma visão integrada de mundo, um pensar, sentir e agir coerentes, buscando a integração das várias dimensões da consciência humana;

• Discutir e analisar as diversas especificidades de aplicação de referencial do Yoga em outras áreas do conhecimento humano;

• Desenvolver e aprofundar, na área dos conhecimentos teóricos e práticos do Yoga e sua aplicabilidade na contemporaneidade;

• Construir conhecimento sobre as diferentes dimensões dos processos de integração;

• Possibilitar o autoconhecimento, auto-desenvolvimento.

PÚBLICO-ALVO

Destina-se a profissionais como Médicos, Educadores, Biólogos, Farmacêuticos, Psicólogos, Terapeutas, Massoterapeutas, Esteticistas, Fisioterapeutas, Enfermeiros, Naturólogos, Agentes da Saúde em geral, Educadores físicos, alunos e Profissionais de Ayurveda, pessoas ligadas à cultura e filosofia Hindu, Professores e alunos de Yoga, Filósofos, Antropólogos e estudantes de história, todos que demonstrem interesse pelo tema e pessoas interessadas em qualidade de vida.

PRINCIPAIS TEMAS ABORDADOS NO CURSO

- Filosofia do Yoga
- Hatha Yoga
- Raja Yoga
- Bhakti Yoga
- Srimad Bhagavad Gita
- Yoga Sutra
- Hatha Yoga Pradipika
- Filosofia Indiana
- Anatomia e Fisiologia 
- Alimentação
- Rotina Diária
- Psicologia Básica
- Meditação e Mantras
- Discussão de Casos
- Yogaterapia

FACILITADORES (CORPO DOCENTE)

O corpo docente é formado por profissionais experientes dedicados à prática e ao ensino do yoga e especialistas em saúde em geral, criando assim uma ampla visão da prática e de seus efeitos.

• Prof. Sergio Carvalho -  Praticante de yoga desde 1995 e professor desde 1999. Forma profissionais desde 2003.

• Prof. Guilherme Falavigna.- Professor de yoga formado pelo International Sivananda Yoga Center.Forma profissionais desde 2005.

 Profa. Dra Adriana Carvalho. - Médica pneumologista pós graduada pela FMUSP e praticante de yoga.

• Profa. Janaína Dadona. - Psicóloga com experiência em desenvolvimento infantil e praticante de yoga desde 2002.

• Prof. Ilan Segre.- Psicólogo e professor de yoga.Formado em yogaterapia no KaivalyaDhama em Lonavala.

• E professores convidados

Para mais informações sobre os professores: www.portaldoyoga.com.br 

 ESTRUTURA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM YOGA

- 20 (vinte) seminários (módulos) teórico-práticos de fim de semana, uma vez ao mês de acordo com calendário pré-estabelecido; Sendo que um dos módulos será realizado em um final de semana de feriado prolongado em um local especialmente escolhido;

- O curso é dividido em quatro semestres; Cada semestre é composto de 05 finais de semana de aula;

- Cada seminário/módulo é composto por uma aula mensal de um final de Semana (sábado das 9h às 18h e domingo das 8h às 14h) de aproximadamente 14h;

- Os alunos receberão o material necessário para anotações e terão à sua disposição vários slides das aulas na seção interna da web site, além de indicações de livros e/ou web sites que poderão facilitar o processo de aprendizagem;

- Estudo dirigido mensal, avaliações periódicas e trabalho de conclusão de curso (TCC);

- Haverá entrega de certificado com 75% de presença mínima exigida por disciplina;

- O Certificado de Conclusão do curso é entregue somente aos alunos que cumprirem com todas as exigências de presença mínima e avaliações de acordo com as regras pré-estabelecidas da faculdade e do MEC;

- Aos alunos que optarem pelo curso de formação sem pós-graduação, as avaliações práticas e teóricas serão aplicadas da mesma forma (70% será a nota exigida para recebimento do diploma);

- O curso de Yoga na modalidade como pós-graduação ou livre é o mesmo curso;

- Carga horária total do curso de pós: 400 horas, aproximadas;

- O Certificado de Conclusão de curso pós é emitido pela Faculdade SPEI com registrado no MEC e com as chancelas da UNIPAZ Paraná, do Portal do Yoga e Instituto Naradeva Shala.

- O aluno no final do curso estará recebendo também um certificado de conclusão de curso livre, onde constará toda carga horário do curso incluindo aulas online, estudos dirigidos, aulas extras e estágios;

- Local de realização dos seminários/módulos: Instituto Naradeva Shala.

- No término do curso, os alunos que quiserem poderão participar de um curso avançado na cidade de Rishiksh/Índia.

INVESTIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM YOGA

- Inscrição: R$ 180,00
- Pagamento do curso: 20 parcelas de R$ 400,00 (Pós)
- Pagamento do curso: 20 parcelas de R$ 350,00 (Livre)
*Inclui aulas teórica/prática presenciais, aulas online, suporte online de dúvidas, material didático online, kit Naradeva Shala formação e coffee breaks.

** No módulo intensivo que será realizado em um feriado prolongado previamente marcado, os alunos deverão realizar o pagamento separadamente das diárias do local onde será realizado o curso. A diária estará inclusa a alimentação e estádia.

LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO

Instituto Naradeva Shala
Rua Coriolano, 169/171, Bairro Pompéia, São Paulo/SP
(próximo ao SESC Pompeia).
Telefone: (11) 3862-7321 ou 2638-1298
E-mail: cursos@naradeva.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário