O Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Rio de
Janeiro realiza a retrospectiva da Mostra Itinerante de Cinema Japonês,
de Mikio Naruse. A série teve estreia em Recife e passou por várias cidades do Brasil. São 13
filmes que mostram os dramas do universo feminino em conjunto com a família e a
sociedade.
Entre os principais longas estão Vida de Casado
(Meshi-1951), Mamãe (Okaasan-1952), Nuvens Flutuantes (Ukiogumo-1955) e Quando a
Mulher Sobe a Escada (Onna ga kaidan wo agaru toki-1960). Naruse atrai a
atenção do público com roteiros simples e produções de baixo custo.
Confira a programação e sinopses das criações do
renomado cineasta japonês Mikio Naruse na Mostra Itinerante de Cinema Japonês que
acontece a partir de hoje e segue até o dia 09 de dezembro, no Centro Cultural
do Banco do Brasil (CCBB), do Rio de Janeiro.
SINOPSES:
A CHEGADA DO OUTONO
(1960, P&B, 80 min, 35mm, 10 anos)
SINOPSES:
A CHEGADA DO OUTONO
(1960, P&B, 80 min, 35mm, 10 anos)
Uma viúva recente, Shigeko, vai à casa de seu irmão em
Tóquio com seu filho, que estudava na sexta série, Hideo. Shigeko arranjou para
que Hideo vivesse com seu irmão e foje com um homem deixando o filho pra traz.
Abandonado pela mãe, Hideo se sente sozinho e tendo crescido no campo, não
consegue se acostumar com a vida na cidade, até que acaba fazendo amizade com
Junko uma aluna da quarta série.
Observações:
Observações:
A Chegada do Outono é o único filme de Mikio Naruse que
trata exclusivamente da vida de crianças. Naruse retrata de forma excelente o
ambiente das antigas áreas ‘shitamachi’ de Tóquio e as mudanças que ocorriam
nessas áreas com o crescimento da cidade. O personagem de Hideo, o garotinho da
história, parece ser o retrato do próprio Naruse e o abandono que sentiu por
sua própria mãe.
ATORES ITINERANTES
(1940, P&B, 71 min, 35mm, 10 anos)
ATORES ITINERANTES
(1940, P&B, 71 min, 35mm, 10 anos)
Um grupo de atores de kabuki viaja de cidade em cidade
fazendo seu show de comédia sobre um cavalo e seu mestre. A história gira em
torno de dois atores que “interpretam” as pernas dianteiras e traseiras de um
cavalo. O ator que interpreta as pernas dianteiras, Hyoruku é um veterano e se
orgulha disso. Porém o barbeiro do município enganado pelo diretor do grupo,
acaba destruindo a fantasia de cavalo, cuja cabeça, ao ser reconstruída, passa
a parecer a de uma raposa. Quando Hyoroku descobre sobre a cabeça refeita, ele
se recusa a participar da peça.
CHUVA REPENTINA
(1956, P&B, 92 min, 35mm, 10 anos)
CHUVA REPENTINA
(1956, P&B, 92 min, 35mm, 10 anos)
Ryotaro Namiki e sua esposa Fumiko vivem em uma área
residencial de Tóquio. Ryotaro trabalha em uma empresa de cosméticos no centro
da cidade. Como suas vidas são monótonas, eles vivem de pirraça um com o outro.
Ryotaro reprime Fumiko por sempre cortar as receitas do jornal antes mesmo de
ele ter lido. Fumiko o atormenta por ser tão insensível. Eles são incapazes de
concordarem com alguma coisa até mesmo fazer os planos para o domingo à tarde e
Ryotaro sai sem Fumiko.
Observações:
Chuva Repentina é baseada na peça Balão de Papel
(1926), escrita por um dos principais dramaturgos modernos do Japão, Kunio
Kishida. Seus protagonistas são mulheres presas pelas circunstâncias ou pela
sociedade.
CORRENTEZA
(1956, P&B, 117 min, 35mm, 10 anos)
CORRENTEZA
(1956, P&B, 117 min, 35mm, 10 anos)
Rika consegue um trabalho de empregada doméstica na
casa de gueixas Tsutanoya no bairro gay. Logo ao chegar ao local a dona do
estabelecimento Tsutayakko troca o nome dela para Oharu pelo simples fato de
achar o nome complicado de se chamar. Rika passa a morar e trabalhar no
Tsutanoya, porém tudo começa a indicar que o estabelecimento não vai bem.
Observações:
Baseado na obra ganhadora do prêmio da Academia de Arte
do Japão e primeiro romance de Aya Koda (1904-), filha de Koda Rohan, grande
romancista do período Meiji. Neste filme, mostra-se o incomum interior de uma
casa de gueixas visto através dos olhos de uma empregada doméstica.
MAMÃE
(1952, P&B, 98 min, 35mm, 10 anos)
MAMÃE
(1952, P&B, 98 min, 35mm, 10 anos)
A família Fukuhara trabalha duro para se reerguer após
a Segunda Guerra Mundial e finalmente consegue reabrir sua lavanderia e conta
com a ajuda de Kimura um velho aprendiz de Ryosaku. Após as mortes seguidas do
filho mais velho e do marido, do casamento da filha mais nova e da saída de
Kimura da lavanderia, Masako tem que cuidar sozinha da loja. Toshiko, a filha
mais velha que está com planos para se casar pergunta se a mãe é realmente
feliz.
Observações:
Observações:
Livremente baseado em uma coletânea de redações de
estudantes do ensino fundamental sobre suas mães, “Mamãe” foca na imagem de uma
mãe e sua família na tentativa de se recuperarem da destruição da Segunda
Guerra Mundial. Trabalhando um retrato mais episódico e real de uma mãe
japonesa comum e as lutas diárias que enfrenta em um período pós-guerra.
NUVENS DE VERÃO
(1958, Cor, 135 min, 35mm, 10 anos)
NUVENS DE VERÃO
(1958, Cor, 135 min, 35mm, 10 anos)
Yae, que perdeu seu marido na guerra, administra uma
pequena fazenda com sua sogra, enquanto cria seu único filho, Tadashi. Já seu
irmão mais velho Wasuke sofre com as atitudes modernistas de seus filhos, que
pedem permissão somente depois do ocorrido. Yae conhece Okawa, um repórter
agrícola que surge para entrevistá-lo sobre as recentes reformas agrícolas.
Eles acabam iniciando um relacionamento mesmo sabendo que ele tem esposa e
filho em Tóquio.
Observações:
Observações:
Nuvens de Verão foi uma mudança de ritmo para o diretor
Mikio Naruse. Conhecido por seus retratos da mulher da cidade, esse filme foi
tanto seu primeiro esforço em descrever a vida na fazenda, quanto seu primeiro
filme colorido. Adaptado do romance de um escritor líder de literatura
camponesa, a história foca nas mudanças drásticas que ocorreram no pós-guerra
na área rural do Japão, devido às duas forças de reforma agrária e alto
crescimento econômico, que são refletidas na lacuna cada vez maior entre as
gerações. No centro, entretanto, a figura de Naruse ainda continua a traçar
friamente o período pós-guerra: uma mulher solteira em difíceis condições que a
deixam continuamente presa.
NUVENS DISPERSAS
(1967, Cor, 108min, 35mm, 10 anos)
NUVENS DISPERSAS
(1967, Cor, 108min, 35mm, 10 anos)
Eda Hiroshi, que trabalha em um escritório do governo,
foi promovido e sua esposa, Yumiko está grávida. A felicidade do casal parece
que irá durar para sempre, mas, um acidente de trânsito se torna fatal para o
marido. Mishima Shiro, que causou o acidente, é inocentado já que o acidente
estava fora de seu controle. Porém, ele é transferido para uma filial remota em
Aomori. Yumiko por sua vez sofre com a morte do marido, a perda do filho e com
o abandono dos sogros.
NUVENS FLUTUANTES
(1955, P&B, 124 min, 35mm, 10 anos)
NUVENS FLUTUANTES
(1955, P&B, 124 min, 35mm, 10 anos)
Em 1943, no meio da Segunda Guerra Mundial, Yukiko Koda
vai para a Indochina Francesa (hoje Vietnã), para trabalhar como uma
datilógrafa. Lá ela conhece o engenheiro Tomioka, um homem casado, porém eles
acabam tendo uma relação amorosa. Quando a guerra termina, ele volta para o
Japão, prometendo a ela que se divorciaria. Acreditando na promessa dele,
Yukiko retorna para casa um pouco mais tarde e descobre que ele não se
divorciou. Daí em diante Yukiko e Tomioka vivem um relacionamento de separações
e reconciliações até que ela fica gravemente doente.
Observações:
Observações:
O filme mostra o ponto de vista de uma vida sofrida
durante o período pós-guerra, quando ninguém poderia sonhar com o crescimento
econômico do Japão. Além disso, a atriz principal Hideko Takamine recebeu o
Prêmio de Melhor Atriz Protagonista do Mainichi Film Concours.
QUANDO A MULHER SOBE A ESCADA
(1960, P&B, 111 min, 35mm, 10 anos)
QUANDO A MULHER SOBE A ESCADA
(1960, P&B, 111 min, 35mm, 10 anos)
Keiko ficou viúva e é contratada em um bar no luxuoso
bairro de casas noturnas de Ginza. O dono do bar, reclamando da baixa nas
vendas, insiste para que ela venda seu corpo para manter os clientes que mais
gastam, mas Keiko se recusa, mesmo se isso significar perder clientes.
Sentindo-se pressionada, Keiko vai para outro bar, onde ela habilmente manipula
os homens, tornando-se amante de todos, mas amante real de ninguém.
Observações:
Observações:
Roteiro original com foco em uma mulher condenada por
ser pega no interminável fluxo de um mundo cruel e manipulador. Ainda, apesar
do mundo moderno da recepcionista do bar ser retratado mais como um mundo cão
do que um mundo de uma gueixa caracterizado em antigos melodramas japoneses,
Naruse não condena isso, mas mantém uma perspectiva fria e distante da labuta
das mulheres.
TODA A FAMÍLIA TRABALHA
(1939, P&B, 65 min, 35mm, 10 anos)
TODA A FAMÍLIA TRABALHA
(1939, P&B, 65 min, 35mm, 10 anos)
Todo membro capaz da família Ishimura trabalha duro de
manhã até à noite, mas, juntos, parece que nunca ganham dinheiro suficiente.
Nessas condições, é uma surpresa quando Kiichi anuncia, uma noite, que quer
sair de casa e ir para a escola para conseguir um diploma de eletricista. O pai
entende a ideia do filho, mas também tem consciência de que assim que Kiichi
for atrás de seus sonhos, seus outros filhos irão seguí-lo e toda a família irá
desmoronar.
Observações:
Observações:
Conhecido no período pós-guerra por seus retratos
femininos, Naruse foi capaz de apresentar uma sólida representação dos
potenciais problemas sociais em um momento com condições de censura cada vez
mais militaristas do Japão, que ainda toma muito cuidado para delinear a
turbulência psicológica dentro de cada um dos membros da família.
TORMENTO
(1964, P&B, 98 min, 35mm, 10 anos)
TORMENTO
(1964, P&B, 98 min, 35mm, 10 anos)
Tendo ficado viúva durante a guerra após apenas 6 meses
de casamento, Reiko quase reconstrói sozinha a loja de bebidas da família do
marido, após ter sido bombardeada. Dezoito anos depois, porém, sua loja e
outros pequenos negócios estão perdendo concorrência para um novo supermercado
no final da rua. Como se isso não fosse suficiente, Reiko precisa se esquivar
das cunhadas que desejam se livrar dela, casando-a, além de tomar conta do
violento cunhado mais novo, Koji.
Observações:
Observações:
As histórias centradas nas lutas de uma cunhada
oprimida pela família do marido eram temáticas centrais dos melodramas
japoneses. Naruse, porém, produz um filme que tem um ponto de vista mais frio
na observação das dinâmicas psicológicas de seus personagens femininos,
perturbando ainda mais a estrutura moral tradicional ao introduzir o problema
de amor entre uma cunhada e o irmão de seu marido. Yuzo Kayama, conhecido por
seus protagonistas românticos e leves, é caracterizado aqui em um raro papel
sério.
TSURUHACHI E TSURUJIRO
(1938, P&B, 89min, 35mm, 10 anos)
TSURUHACHI E TSURUJIRO
(1938, P&B, 89min, 35mm, 10 anos)
Apesar da pouca idade Tsuruhachi e Tsurujiro gozam de
grande sucesso como artistas tradicionais (Shinnai) no final da época Taisho. Tsurujiro
canta histórias poéticas ao som do shamisen tocado por Tsuruhachi. À vista dos
outros, eles são muito próximos, correm até boatos de que são casados. No
entanto, Tsuruhachi é filha de artista e Tsurujiro era pupilo de seus pais, os
dois cresceram como irmãos, mas, nos bastidores, discutiam constantemente sobre
pequenos pontos de atuação.
Observações:
Observações:
Baseado em um premiado romance, Tsuruhachi e Tsurujiro
faz parte de uma série de filmes que Naruse produziu no tempo das artes
tradicionais, oferecendo um autêntico vislumbre do mundo de “yose” (tradicional
espetáculo de variedades do Japão) ao incluir aparições de artistas yose reais.
VIDA DE CASADO
(1951, P&B, 97 min, 35mm, 10 anos)
VIDA DE CASADO
(1951, P&B, 97 min, 35mm, 10 anos)
Hatsunosuke Okamoto e sua esposa, Michiyo, mudaram-se
de Tóquio para uma pequena casa em um modesto bairro de Osaka. Eles se casaram
por amor, mas após cinco anos de casamento chega à fase de lassidão, qualquer
coisa vira motivo para desentendimentos. E quando a sobrinha de Hatsunosuke,
Satoko, foge de casa em Tóquio e aparece na sua porta, surgem verdadeiros
problemas.
Observações:
Observações:
A escrita dramática e refinada de Ide e a descrição
precisa que Tanaka faz dos sentimentos mais íntimos de uma mulher se misturarem
perfeitamente à poderosa linha psicológica do diretor, Mikio Naruse. “Vida de
Casado” é um excelente exemplo da capacidade de Naruse em revelar a amargura
que há por trás da vida cotidiana.
PROGRAMAÇÃO:
PROGRAMAÇÃO:
Dia 27/11 - Quarta-feira
17h30min – Vida de casado (97’)
19h30min – Chuva repentina (92’)
17h30min – Vida de casado (97’)
19h30min – Chuva repentina (92’)
Dia 28/11 - Quinta-feira
17h30min – Toda a família trabalha (65’)
19h30min – Nuvens de verão (135’)
Dia 29/11 - Sexta-feira
15h30min – Tormento (98’)
17h30min – Atores itinerantes (71’)
19h – Nuvens flutuantes (124’)
Dia 30/11 - Sábado
18h – A chegada do outono (80’)
19h30min – Quando a mulher sobe a escada (111’)
Dia 01/12 - Domingo
17h – Mamãe (98’)
19h – Nuvens dispersas (108’)
Dia 02/12 – Segunda-feira
17h30min – Tsuruhachi e Tsurujiro (89’)
19h30min – Correnteza (117’)
Dia 04/12 - Quarta-feira
17h30min – Tormento (98’)
19h30min – Mamãe (98’)
Dia 05/12 – Quinta-feira
17h30min – A chegada do outono (80’)
19h30min – Tsuruhachi e Tsurujiro (89’)
Dia 06/12 – Sexta-feira
15h – Nuvens flutuantes (124’)
17h15min – Nuvens de verão (135’)
20h – Nuvens dispersas (108)
Dia 07/12 - Sábado
17h30min – Chuva repentina (92’)
19h30min – Vida de casado (97’)
Dia 08/12 - Domingo
16h30min – Correnteza (117’)
19h – Quando a mulher sobe a escada (111’)
Dia 09/12 – Segunda-feira
17h30min – Atores itinerantes (71’)
19h30min – Toda a familia trabalha (65’)
SERVIÇO:
17h30min – Toda a família trabalha (65’)
19h30min – Nuvens de verão (135’)
Dia 29/11 - Sexta-feira
15h30min – Tormento (98’)
17h30min – Atores itinerantes (71’)
19h – Nuvens flutuantes (124’)
Dia 30/11 - Sábado
18h – A chegada do outono (80’)
19h30min – Quando a mulher sobe a escada (111’)
Dia 01/12 - Domingo
17h – Mamãe (98’)
19h – Nuvens dispersas (108’)
Dia 02/12 – Segunda-feira
17h30min – Tsuruhachi e Tsurujiro (89’)
19h30min – Correnteza (117’)
Dia 04/12 - Quarta-feira
17h30min – Tormento (98’)
19h30min – Mamãe (98’)
Dia 05/12 – Quinta-feira
17h30min – A chegada do outono (80’)
19h30min – Tsuruhachi e Tsurujiro (89’)
Dia 06/12 – Sexta-feira
15h – Nuvens flutuantes (124’)
17h15min – Nuvens de verão (135’)
20h – Nuvens dispersas (108)
Dia 07/12 - Sábado
17h30min – Chuva repentina (92’)
19h30min – Vida de casado (97’)
Dia 08/12 - Domingo
16h30min – Correnteza (117’)
19h – Quando a mulher sobe a escada (111’)
Dia 09/12 – Segunda-feira
17h30min – Atores itinerantes (71’)
19h30min – Toda a familia trabalha (65’)
SERVIÇO:
Mostra Itinerante de Cinema
Japonês
Local: Centro Cultural do Banco do
Brasil (CCBB)
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66,
Centro, Rio de Janeiro.
Ingressos por sessão: R$ 4,00 (inteira)
e R$ 2,00 (meia entrada)
Foto/arte: Reprodução/divulgação.
Foto/arte: Reprodução/divulgação.
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