segunda-feira, 25 de abril de 2016

AS CIDADES MAIS CONGESTIONADAS DO BRASIL

A TomTom (TOM2) apresentou os resultados do relatório anual TomTom Traffic Inex 2016, que contém informações sobre as cidades mais congestionadas do mundo. Segundo o levantamento, o Rio de Janeiro é a cidade mais congestionada no Brasil. Em 2015, os motoristas do Rio gastaram 47% a mais de tempo parados no trânsito a qualquer hora do dia e até 79% nos períodos de pico no final do dia em comparação com uma situação de fluxo livre, sem congestionamentos – acrescentando até 165 horas a mais de viagem por ano.

O relatório da TomTom tem como base o Índice de Nível de Congestionamento, que é o tempo adicional (em porcentagem) que o motorista levará no trânsito em comparação com uma situação em que não há congestionamento. Utilizando dados de 2015, o TomTom Traffic Index avalia a situação do congestionamento de trânsito em 295 cidades de 38 países em seis continentes. A TomTom trabalha com 14 trilhões de pontos de dados, acumulados durante oito anos. Este é a quinta edição do relatório.

No Brasil, depois do Rio de Janeiro, as próximas na classificação são Salvador e Recife, com 43%, Fortaleza com 33% e São Paulo com 29%, compondo as cinco cidades com trânsito mais congestionado no país.

“Os dados históricos de trânsito da TomTom mostram que os congestionamentos subiram 13% globalmente desde 2008. Entretanto, observamos uma melhora no Rio de Janeiro no último ano, de 51% para 47%. Isso pode ser um reflexo inicial dos investimentos em mobilidades que a cidade vem recebendo nos últimos anos. Com a consolidação do TomTom Traffic Index, é possível verificar a evolução de diversas cidades no Brasil e oferecer dados detalhados para ajudar nos planejamentos destas cidades”, comenta Marcelo Fernandes, Diretor de Operações da TomTom para América Latina.

Embora os dados históricos da TomTom tenham revelado um aumento de congestionamento de trânsito ao longo dos anos, há diferenças significativas entre os continentes. Enquanto os congestionamentos na América do Norte aumentaram em 17%, na Europa eles aumentaram apenas 2%. O fato pode estar relacionado ao crescimento econômico na América do Norte e à depressão econômica no restante da Europa. Os dados europeus podem ser fortemente influenciados pelos países do sul da Europa como Itália (-7%) e Espanha (-13%), onde ocorreram reduções marcantes nos congestionamentos de trânsito nos últimos oito anos.

Classificação geral das cidades mais congestionadas no Brasil em 2015 (nível diário geral de congestionamento– tempo adicional de percurso):
 
 
Classificação das cidades mais congestionadas do mundo em 2015 (nível diário geral de congestionamento– tempo adicional de percurso – população acima de 800 mil pessoas):
 
Fonte: Redação Editora Na Boléia
Foto: Reprodução/divulgação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário