SP-ARTE/FOTO CHEGA À 11ª EDIÇÃO E PROMETE ESTREITAR AINDA MAIS OS LAÇOS COM OS ENTUSIASTAS DE FOTOGRAFIA

Importante linguagem da arte contemporânea, a fotografia ganha protagonismo em agosto, mês que abriga o Dia Mundial da Fotografia, festejado anualmente no dia 19. Em São Paulo, a data tem sido celebrada profundamente, isso porque, desde 2007, a cidade abriga o principal evento de fotografia do circuito brasileiro, a SP-Arte/Foto. A 11ª edição do evento será realizada no JK Iguatemi, entre os dias 23 e 27 de agosto, reunindo em um só local as principais galerias do país, com obras de alguns dos mais importantes fotógrafos da contemporaneidade brasileira e mundial.

Em 2017, a Feira traz 30 galerias, entre as quais as estreantes DOC Galeria e Janaina Torres, ambas de São Paulo, e Periscópio, de Belo Horizonte. Retornam ao evento Mario Cohen, Gávea, Luciana Brito, Vermelho, Pinakotheke, Casa Triângulo, Lume, Portas Vilaseca, entre outras galerias fundamentais.

“A SP-Arte/Foto vem aos poucos se consolidando como o mais importante evento dedicado ao trabalho fotográfico no Brasil, em torno do qual tem surgido, de modo orgânico até, uma série de eventos e mostras que têm esse campo da arte como protagonista”, pontua Fernanda Feitosa, fundadora e diretora da SP-Arte/Foto. “Ao longo das últimas edições pudemos perceber um crescente interesse dos visitantes, que buscam mais e mais conhecer as plataformas de criação, seus artistas, navegar por esse universo, enfim”, completa.

Pensando nesse público que procura conhecimento mais sólido em fotografia, a edição deste ano oferecerá, pela primeira vez e gratuitamente, visitas guiadas, que têm como objetivo justamente estreitar os laços entre os trabalhos expostos e os visitantes do evento. Além disso, vão ocorrer lançamentos coletivos de fotolivros no espaço da Editora Madalena, com a presença de fotógrafos renomados, aproximando assim os artistas de seus admiradores.

A SP-Arte/Foto apresenta ainda mais uma edição do ciclo de palestras Talks, no Lounge One do Shopping JK Iguatemi. Nos dias 24 e 25 (quinta e sexta-feira), colecionadores, críticos, curadores e especialistas discutirão junto ao público as perspectivas da fotografia contemporânea no Brasil e no mundo.

Como em suas edições anteriores, a Feira volta a expandir seus limites e renovar sua experiência com o público por meio de diferentes iniciativas, onde a fotografia moderna e contemporânea ocupam posição central.

SOBRE

SP-ARTE/FOTO 2016

A 10ª edição da SP-Arte/Foto, realizada em agosto de 2016, teve público recorde: cerca de 16 mil pessoas passaram pela Feira ao longo de cinco dias de evento. Entre os renomados visitantes estiveram inúmeros fotógrafos, entre eles Claudia Andujar, Lenora de Barros, Carlos Vergara, Claudio Edinger, Julio Bittencourt, Caio Reisewitz, João Castilho, João Farkas, Nino Cais e Bob Wolfenson. Estiveram presentes ainda convidados internacionais de peso que participaram do Talks, Jeff Rosenheim, curador de fotografia do Metropolitan Museum of Art (Met); Brett Rogers, diretora da The Photographers’ Gallery, primeira galeria da Inglaterra dedicada apenas à fotografia; Christopher Phillips, curador do International Center of Photography; e Joerg Bader, diretor do Centre de la Photographie Genève.

EXPOSITORES:

Andrea Rehder [São Paulo], Arte 57 [São Paulo], Arte Hall [São Paulo], Babel [São Paulo], Biographica [São Paulo], Blau Projects [São Paulo], Bolsa de Arte [São Paulo e Porto Alegre], Casa Nova [São Paulo], Casa Triângulo [São Paulo], Dan [São Paulo], DOC Galeria [São Paulo], Fólio [São Paulo], Fotospot [São Paulo], Gávea [Rio de Janeiro], Inox [Rio de Janeiro], Janaina Torres [São Paulo], Luciana Brito [São Paulo], Luciana Caravello [Rio de Janeiro], Lume [São Paulo], Marcelo Guarnieri [São Paulo, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro], Madalena [São Paulo], Mario Cohen [São Paulo], Periscópio [Belo Horizonte], Pinakotheke [São Paulo e Rio de Janeiro],Portas Vilaseca [Rio de Janeiro], Raquel Arnaud [São Paulo], Room 8 [São Paulo], SIM [Curitiba], Utópica [São Paulo], Vermelho [São Paulo] e Zipper [São Paulo].

SERVIÇO

SP-Arte/Foto/2017

Preview: 23 de agosto (apenas para convidados)

Aberta ao público quinta a sábado (24, 25 e 26 de agosto), das 14h às 21h, e no domingo, 27 de agosto, das 14h às 20h

Shopping JK Iguatemi | 3º piso

Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia, São Paulo, Brasil

Foto-crédito: Jéssica Mangaba - Legenda: SP-Arte / Foto 2016

Fonte: Assessoria de Imprensa


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem